6 táticas para conquistar um e-commerce de sucesso

por José Abuchaem Quarta-feira, 21 de junho de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Sejam pequenas, médias ou grandes, todas as companhias protagonizam hoje o auge do consumo digital.
Seguir a tendência virtual, no entanto, não é apenas questão de montar uma loja online e colocar os produtos à venda. Tal processo exige um maior aprofundamento.

Planejar e pensar no cliente e nos objetivos do negócio são aspectos chave para que o e-commerce da  marca cresça e evolua de maneira permanente. Para guiá-los nesse caminho, sintetizo em 6 táticas o que não pode faltar para obter sucesso no e-commerce:

1) Planejar: como primeiro passo, é fundamental ter um plano, entender o que se vende, onde se quer chegar e como fazer para atingir tais objetivos. Também é importante definir os produtos, preços e determinar quais vão ser as estratégias de venda e divulgação.

2) Criar uma estratégia de marketing e de atendimento ao cliente: definido o planejamento, o segundo estágio consiste em identificar onde promover os produtos e quanto investir neles. Quando se fala de marketing, não se pode limitar a pensar somente nas vendas, mas sobretudo, é indispensável investir em recursos humanos que possam atender aos clientes quando tenham dúvidas ou consultas. Se este ponto não é considerado,  provavelmente haverá falhas em todo o resto dos aspectos e processos.

3) Aproveitar as datas especiais: o e-commerce e o varejo em geral movem-se, principalmente,  em datas especiais. Deve-se contemplar estes momentos nos calendários de vendas, estar sintonizado no “modo data especial”. É importante customizar a loja, planejar promoções e descontos para estas datas e envios gratuitos, inclusive trabalhar em aspectos visuais, como o packaging e designs alusivos em todos os canais de comunicação, para atrair uma audiência que estará mais ativa e à procura das melhores oportunidades.

4) Medir e melhorar: se planejar é a palavra chave, medir e melhorar é outra parte crucial de uma estratégia de sucesso. Contar com uma ferramenta de analytics permite  ao profissional de e-commerce medir o planejado e quantificar para melhorar, de maneira contínua, as ações.

5) Cercar-se de pessoas adequadas: boas equipes fazem a diferença. Escolher as pessoas que se identificam com a empresa ou empreendimento, compreendem e trazem para si a proposta da empresa é um valor fundamental. Esse sentimento de empatia contribui para o crescimento do todo e de cada um individualmente. É importante pensar nisso quando contratar pessoas, selecionar parceiros e aliados estratégicos.

6) Escolher ferramentas que ajudem o empreendimento a evoluir: a tecnologia avança rapidamente e faz parte do DNA de todo e-commerce. Deve-se implementar soluções sustentáveis que possam evoluir e oferecer as melhores experiências aos clientes.

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