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6 passos para criar sua campanha de Email Marketing

Uma das maiores dificuldades da equipe de Marketing de empresas e ecommerces é o planejamento de suas ações, e com o Email Marketing isso não é diferente.

Para auxiliar nesse processo, listamos abaixo os 6 passos para uma campanha de sucesso.

Aquisição:

Esse é um dos principais desafios de qualquer empresa. ˜Como faço para criar minha base de contatos?”- existem diversos meios para isso.

Comece listando todos os pontos de contato entre seus clientes/prospects e sua empresa. Pode ser via SAC, lojas físicas, cadastro no site, mídias sociais, mobile, entre outros.

Cada ponto de contato deve ser trabalhado de maneira eficiente para conseguir captar o email, nome e se possível outros dados referentes as preferências de cada contato.

No entanto nem tudo é simples como parece. A maioria das pessoas aceitam participar de programas de relacionamento com marcas e varejistas devidos aos benefícios (leia-se DESCONTO) que podem receber. Por isso em muitos casos sugerimos que a empresa ofereça algum desconto exclusivo para aqueles que realizarem o cadastro no programa de relacionamento. Pode ser um frete gratis, desconto na primeira compra, produtos exclusivos, etc…isso depende do posicionamento que sua marca possui.

Uma vez feito a aquisição de um novo cliente, é hora de realizer o que chamamos de Primeiro Contato. Esse primeiro contato nada mais é do que um Email de Boas Vindas.

Mais uma vez parece simples, mas a maioria das marcas que fazem, não fazem da melhor maneira possível. Esse primeiro contato com o cliente deve ser motivador o suficiente para que ele se interesse em continuar abrindo seus emails, checando seus canais nas redes sociais e visitando suas lojas. As marcas devem passar algumas informações importantes nesse email de Boas Vindas:

–       Agradecer pelo contato ter se inscrito no programa;

–       Apresentar os principais benefícios do programa de relacionamento da empresa/marca;

–       Divulgar os canais de atendimento e mídias sociais;

–       Incentivar o contato a se tornar um cliente (mais uma vez um desconto na primeira compra pode ser eficiente)

–       Se for o caso, pedir para o contato preencher mais informações a seu respeito para melhor interagir com ele.

Promoção – essa é a hora de impactar o seu prospect/cliente com conteúdo e ofertas que vão começar a gerar um retorno financeiro, o famoso ROI.

Os emails promocionais de massa são responsáveis por uma grande parcela da Receita dos varejistas online, mas esses emails podem ser otimizados.

Comece a segmentar sua base e terá um aumento efetivo na taxa de abertura e no retorno da campanha. Comece simples – analise quais dados você possui de seus contatos e crie campanhas específicas. Pode ser segmentação por Sexo, Idade, Localização, e com o tempo comece a fazer segmentações mais sofisticadas, como por exemplo Comportamento de Compra e Navegação do usuário.

O quarto passo é o Abandono. Essa é uma estratégia mais utilizada por varejistas online, mas pode ser realizada por campanhas insititucionais também.

Esse tipo de campanha chamamos de campanhas de trigger, ou seja, são iniciadas após uma ação pré-determinada.

Essa ação pode ser o abandono de um processo de compra, uma desistência de Download de um certo documento, entre outros.

O timing dessas campanhas é algo muito importante e deve ser bem analisado. Algumas empresas enviam email no exato momento dessa ação, o que pode funcionar muito bem, mas por outro lado pode irritar algum cliente que simplesmente resolveu deixar para comprar mais tarde. O ideal é que sejam realizados testes com diferentes horários e utilizar o que melhor performou.

Essas campanhas de Abandono costumam ter um ROI muito elevado, pois a comunicação deixa de ser de massa e se torna algo muito mais pessoal, one-to-one.