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6 motivos para sua marca usar atendimento omnichannel

Por: Albert Deweik

Albert Deweik é formado em Administração de Empresas na FAAP, especializado em Web Marketing e Marketing Direto pela University of Westminster de Londres. Quase 20 anos de mercado e empreendimentos voltado ao atendimento e relacionamento com o cliente. É CRO e Fundador da NeoAssist, pioneira em tecnologia omnichannel para atendimento ao cliente no Brasil. Atende em torno de 400 operações no Brasil, principalmente, e na América Latina.

Não são apenas os consumidores que dividam da eficiência das centrais de atendimento. Segundo uma pesquisa recente realizada no próprios call centers, somente 10% dos profissionais identificaram seus centros de atendimento como capacitados para uma experiência em todos os canais integrados em somente um, o chamado omnichannel (contra 68% multicanal e 22% nenhuma das duas experiências)

A intenção é mudar, e rapidamente. A pesquisa Call Center IQ Executive Report on the Omnichannel Contact Center2015,mostra que 25% das centrais disseram que adquirir capacidades omnichannel é a prioridade de 2016. Atualmente, as empresas procuram ter a capacidade necessária para atender seus consumidores com poder omnichannel.

Confira os 10 principais motivos para utilizar um software de atendimento omnichannel na hora de se relacionar com o cliente:

Suporte a múltiplos canais

A primeira coisa que um software de atendimento ao cliente com capacidades omnichannel pode entregar à sua operação é um poderoso suporte a múltiplos canais. Telefone, chat, email e redes sociais são os principais e, atualmente, entendendo a demanda do novo consumidor, é obrigatório compreender que outros são necessários e disponibilizá-los.

Visão única do consumidor

É imprescindível entender cada detalhe de cada indivíduo que entra em contato com a empresa, desde o número de vezes que entram em contato, os problemas que relatam até o comportamento que demonstram.

Predição de comportamento

Parte dos dados coletados ao se obter uma visão única do consumidor servem de subsídios para traçar comportamentos específicos do consumidor. Ele é irritado? Gosta de ser tratado pelo primeiro nome? Tem alguma saudação específica? É de um estado ou país diferente de onde sua operação está? Todos esses detalhes são importantes para tornar o atendimento cada vez mais personalizado.

Cruzamento de Dados

E se todos os dados obtidos nas análises de cada consumidor pudessem ser cruzados para uma visão mais completa de dos clientes, possibilitando determinar padrões e estabelecer estratégias de nicho e em massa? Com um software de atendimento ao cliente integrado, essa grande quantidade de dados pode ser mensurada automaticamente, revelando poderosos insights.

Relatórios detalhados

É possível ir além do cruzamento de dados automáticos e analisar relatórios detalhados sobre todos os atendimentos. Entender o comportamento é uma das demandas mais urgentes da era do consumidor e, por isso, as plataformas de atendimento não podem deixar de oferecer esta funcionalidade.

Monitoramento de redes sociais

Visto como uma das principais vantagens do SAC 2.0, o monitoramento de redes sociais se tornou uma importante ferramenta para analisar o comportamento do consumidor. Com uma plataforma omnichannel, cada menção feita à marca em redes sociais é contabilizada nos relatórios e analíticas da plataforma, identificando, inclusive, qual consumidor da sua base está ali.