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6 maneiras para se recuperar de links ruins

É uma história que escutamos muitas vezes: alguém contrata um SEO ruim, esse SEO constrói um monte de links spam, ele/ ela desconta o seu cheque, e então bam – penalidade! Desfazer o estrago não é fácil. Se você está sinceramente arrependido, eu gostaria de oferecer seis maneiras para você se recuperar e esperancosamente voltar na lista dos bonzinhos do Google.

Este é um diagrama de uma situação hipotética que eu usarei neste artigo. Aqui está uma página que desequilibrou a balança e tem muitos links ruins (identificados pela letra B). Cada B e G (que são os bons links) poderiam representar centenas ou milhares de links, e a divisão 50/50 é apenas uma questao de visualização:

Certifique-se que são os links

Antes de fazer qualquer coisa radical (uma dessas soluções é a última opção), certifique-se de que você teve problemas devido a links ruins. Separar uma penalidade baseada em links de uma desvalorização, problema técnico, penalidade do robô Panda do Google, etc, não é fácil. Eu criei um guia para corrigir isto em 10 minutos há um tempo, mas isso é apenas a ponta do iceberg. Na maior parte dos casos, o Google somente irá desvalorizar links ruins, essencialmente diminuindo sua capacidade de passar link-juice. Aqui estão outros culpados potenciais:

  1. Você tem sérios problemas de latência ou seu servidor cai constantemente;
  2. Você está bloqueando seu site para os sistemas de rastreamento (Robots.txt, Meta Robots, etc.);
  3. Você tem endereços absolutos ruins ou redirecionamentos incorretos;
  4. Seu site tem um conteúdo duplicado em massa;
  5. Você foi hackeado ou atingido por malware.

O diagnóstico desses problemas está além do escopo deste artigo, mas apenas se certifique que os links são o problema antes que você comece a mexer em todo o seu site. Vamos pressupor que você fez seu dever de casa, e que você sabe que tem problemas de link…

1. Espere

Em alguns casos, você pode simplesmente esperar. Digamos, por exemplo, que alguém lançou uma SQL injection em vários sites, apontando para milhares de links spam do seu site. Em muitos casos, esses links serão rapidamente removidos pelos webmasters, e/ou o Google encontrará o problema. Se for óbvio que os links não são sua culpa, o Google geralmente irá resolver (caso contrário, veja o #5).

Mesmo se os links forem de sua responsabilidade (seja porque você os construiu ou contratou alguém que o fez), os links tendem a se desvalorizar com o tempo. Se o problema não for tão grave e se a penalidade for algorítmica, uma pequena porcentagem de links ruins saindo do gráfico de links poderia colocar a balança de volta a seu favor:

Isso não significa que links antigos não têm poder, mas simplesmente que links de pouco valor naturalmente saem do gráfico de links com o tempo. Por exemplo, se alguém constrói uma tonelada de links de comentários spam de blog para o seu site, esses posts de blog eventualmente serão arquivados e podem até sair do índex. Isso vale para os dois lados – se esses links estiverem fazendo mal a você, sua capacidade de te prejudicar também diminuirá com o tempo.

2. Corte os links

Infelizmente, você geralmente não pode esperar. Então porque não simplesmente remover os links ruins?

Bem, essa é a solução óbvia, mas existem outros problemas práticos maiores:

E se você não puder?

    Este é o problema normal. Em muitos casos, você não terá controle sobre os sites em questão ou não terá credenciais de login (porque seu SEO não os forneceu para você). Voce poderia contatar os webmasters, mas se estamos falando de centenas de links ruins, isso simplesmente não é prático. O tipo de site que é fácil de gerar spam não é geralmente o tipo de site que irá facilitar a remoção de links.

    Quais links você corta?

      Se você achou que o primeiro ponto era irritante, existe um problema ainda maior. E se alguns desses links ruins estiverem na verdade ajudando você? O Google penaliza os links baseado em padrões, na maior parte dos casos, e é o comportamento como um todo que te colocou em problemas. Isso não significa que todo link spam está te prejudicando. Infelizmente, separar o ruim do meramente suspeito é incrivelmente difícil.

      Para o resto deste artigo, vamos considerar que você está lidando com o primeiro ponto somente – você tem uma boa ideia de quais links são seus piores inimigos, mas você não tem acesso para removê-los. Infelizmente, não existe uma maneira de remover todos eles do seu receptor final (isso é de fato uma obsessão minha), mas você tem algumas opções.

      3. Corte a página

      Se todos os links (ou sua maioria) estiverem como alvo para páginas com profundidade e baixo valor, você pode cometer um ato desesperado:

      Na maior parte dos casos, você precisará remover a página completamente (e retornar um 404). Isso pode neutralizar os links no alvo. Em alguns casos, se a penalidade não for muito pesada, você pode ser capaz de fazer um redirecionamento 301 da página para outra página relevante e se livrar dos links ruins.

      Se todos os seus links ruins estiverem atingindo uma página profunda, considere-se sortudo. Na maior parte dos casos, a maior parte de links ruins tem como destino a página principal de um site (como a maior parte de qualquer link), então a situação se torna um pouco mais feia.

      4. Construa bons links

      De certa forma, essa é a versão ativa do  #2. Ao invés de esperar que os links ruins percam força, construa mais links bons e coloque a balança de volta a seu favor:

      Por “bom” quero dizer links relevantes, de grande autoridade – se seu perfil de link é incerto, foque em qualidade ao invés de quantidade por um tempo. Rand tem um ótimo post sobre avaliação de link que eu altamente recomendo – não é tão simples quanto muitas vezes achamos ser.

      Esta abordagem é para casos em que você pode estar no limite de uma penalidade ou se a penalidade não for muito grave. Aviso justo: isso levará tempo. Se você não pode esperar, foi atingido pesadamente ou suspeira de uma penalidade manual, você provavelmente terá que recorrer a uma das duas opções a seguir…

      5. Apele para o Google

      Se você fez o seu melhor para endereçar os links ruins, mas ou bateu na parede ou não viu seu posicionamento melhorar, você pode ter que apelar para o Google diretamente. Especificamente, isso significa preencher um pedido de reconsideração através do Google Webmaster Tools. Existe um excelente post como submeter para reconsideração, mas alguns pontos chave são:

      • Seja honesto, específico e detalhado.
      • Mostre que você se esforçou.
      • Aja como se você de fato você está falando sério (melhor ainda, fale sério).

      Se o Google considerar que sua situação é relevante para reconsideração (um processo que é provavelmente semi-automatizado), então ele irá para as mãos de um funcionário do Google. Eles tem que revisar milhares desses pedidos, então se você fizer um guia retórico, não fornecer detalhes, ou não fizer seu dever de casa, eles irão jogar seu pedido fora e seguir em frente. Não importa quão injustiçado você se sinta, aguente firme e banque o bonzinho.

      6. Encontre uma nova Home

      Se todo o resto falhar, e você realmente queimou sua home e jogou sal na terra em volta dela, você pode ter que movê-la:

      Claro, você poderia simplesmente comprar um novo domínio, mover o site e começar de novo, mas dessa maneira você perderá todos os seus links de entrada e fatores de posicionamento fora da página, pelo menos até que você consiga re-construir alguns deles. A outra opção é usar um redirecionamento 301 para um novo domínio. Não é livre de riscos, mas em muitos casos um redirecionamento de site para site parece neutralizar links ruins. Claro, provavelmente isso irá desvalorizar alguns de seus links bons.

      Eu recomendo o redirecionamento 301 se os links ruins forem antigos e spams. Em outras palavras, se você se envolveu em táticas de pouco valor no passado mas as superou, um 301 para um novo domínio pode de fato melhorar sua penalidade. Se você tem uma tonelada de links pagos ou você obviamente construir um conjunto de links ativos (isso ainda está em jogo, você pode perceber que a penalidade voltará, e todos seus esforços serão em vão).

      Uma proposta modesta

      Gostaria de terminar fazendo uma sugestão ao Google. Às vezes, as pessoas herdam uma situação ruim (como táticas de black-hat de um antigo SEO), ou são alvo de links ruins maliciosamente. Atualmente, não existe um mecanismo para remover um link de um site alvo. Se você apontar um link para mim, eu não posso dizer “Não, não quero”. Os mecanismos de busca entende isso e os ajustam até certo ponto, mas eu realmente acredito que deveria existir um “não siga” equivalente para o receptor final de um link.

      Claro, um atributo baseado em link é impossível pelo receptor final, e uma diretiva baseada em página (como Meta Robots) provavelmente é impraticável. Minha proposta é criar uma nova diretiva Robots.txt chamada “Desconectar”. Imagino que ela seria algo assim:

      User-agent: *
      Disconnect: www.badsite.com

      Essencialmente, isso dirá aos mecanismos de busca para bloquear quaisquer links para o site alvo vindo de “www.badsite.com”, e não os consideraria parte do gráfico de links. Eu também recomendo uma versão coringa para cobrir todos os sub-domínios:

      User-agent: *
      Disconnect: *.badsite.com

      Isso é possível computacionamente, dada a maneira que o Google e o Bing processam o gráfico de links. Eu honestamente não sei. Mas acredito que este atributo no robots.txt provavelmente seria a forma mais fácil de implementar, e ainda cobre a maioria dos casos que encontrei.

      Mesmo reconhecendo que o Google e o Bing tratam os links ruins com uma vasta latitude e reconhecem que os proprietários de sites não conseguem controlar completamente os links que entram, eu vi muitos casos chegarem ao ponto de pessoas que foram prejudicadas por links pelos quais elas não tem o menor controle (às vezes sem ser culpa deles). Se os links continuarem a ser a principal moeda do posicionamento (e isso é discutível), então acredito que é hora dos mecanismos de busca nos fornecerem uma maneira de cortar os links a partir de ambas extremidades.

      Atualização

      Devido aos comentários, eu gostaria de esclarecer algumas coisas referentes à diretiva “Disconnect”. Primeiramente, essa NÃO é uma opção Robots.txt. Ela é apenas minha sugestão (aparentemente algumas pessoas tiveram a ideia errada). Em segundo lugar, eu realmente tive a intenção de discutir mais sobre a plataforma, eu não acredito que o Google ou o Bing irão suportar a mudança.

      Um argumento comum nos comentários era que adicionando uma opção “Disconnect” iria permitir Black-hats acessarem o sistema ao inserir links arriscados, sabendo que eles poderiam facilmente cortados. Mesmo este sendo um bom ponto, na teoria, eu não acredito que é um grande problema prático. A realidade é que black-hats já são capazes de fazer isso. É fácil criar links pagos, como farms, etc, que você controla, e então cortá-los se você tiver problemas. Algumas empresas de SEO até criaram links spam para conseguirem uma alavancagem a curto prazo, e então os cortavam antes que o Google os pegasse (acredito que isso era parte do esquema da JC Penney).

      Quase que por definição, a diretiva “Disconnect” (ou qualquer ferramenta parecida) seria mais para pessoas que não conseguem controlar os links. Em alguns casos, esses links podem ser maliciosos, mas na maior parte do tempo, seriam links que outras pessoas criaram em seu beneficio e sob os quais elas não tem mais controle.

      ***

      Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/6-ways-to-recover-from-bad-links