6 lições de empreendedorismo que podemos aprender com Henry Ford

por Alejandro Vazquez Sexta-feira, 17 de março de 2017   Tempo de leitura: 9 minutos

Henry Ford. Já ouviu esse nome? Bem, o sobrenome com certeza é seu conhecido: trata-se de uma das marcas de automóveis mais tradicionais do mundo. E ela é criação de um empreendedor norte-americano que revolucionou a indústria e a administração.

Pragmático, Henry tinha uma premissa básica: “fazer a mercadoria de melhor qualidade possível, no menor custo possível, pagando o mais alto salário possível”. E foi com esse pensamento que ele desenvolveu uma linha de produção em série totalmente nova para a época, popularizando o uso do automóvel nas cidades – além de muitas outras contribuições.

Vamos conhecer alguns pensamentos de empreendedorismo desse inventor e empresário que conduzia seus negócios de maneira, no mínimo, marcante.

1) Que você pense que pode, ou que não pode, você está certo

Essa frase é provavelmente a mais conhecida e clichê, mas não poderíamos deixá-la fora da lista. Trata-se de um pensamento poderoso e inegável: você só pode realizar coisas se acreditar que elas são possíveis.

Imagine que você está pensando em abrir o seu próprio negócio, por exemplo. É um projeto complexo, que precisa de planejamento e dedicação? Sem dúvidas. Mas também é algo que pode ser realizado – ou não existiriam tantas histórias de pessoas que começaram do zero e, pouco a pouco, construíram impérios.

A questão é: o empreendedorismo deve ser levado a sério. Se você desanimar com as dificuldades, deixar sempre para depois e acreditar que não pode transformar o seu sonho em realidade… bem, será verdade também. As coisas não saem do papel se você não tirá-las.

2) Não encontre falhas, encontre a solução

Certo, então você se empolgou e resolveu finalmente fazer alguma coisa a respeito daquela sua ideia. Quer ela envolva um produto ou um serviço, sabemos que é preciso entender primeiramente o interesse do seu público-alvo.

Faça pesquisas, converse com as pessoas, observe diferentes situações. E então, em vez de simplesmente enumerar os problemas cotidianos, foque-se em desenvolver algo que poderá, de fato, resolvê-los.

Essa lógica serve não apenas para começar uma empresa, mas também para o desafio de conduzi-la e mantê-la próspera. O verdadeiro líder é aquele que presta atenção ao que vai bem e ao que não vai e sabe tomar a direção certa em relação às mudanças.

3) Você não consegue construir uma reputação naquilo que você pretende fazer

O que isso significa? Que boas promessas – embora extremamente agradáveis – não são suficientes para manter uma empresa sólida. E que o seu produto pode ter a melhor proposta do mundo, mas precisa chegar até os consumidores e provar sua eficiência.

A reputação do seu empreendimento – ou a imagem da sua marca, falando em termos de branding – precisa ser elaborada com base em ações concretas e iniciativas bem desenvolvidas. Quer reconhecimento por auxiliar um grupo específico de pessoas? Conquiste-as, facilite a vida delas e depois comunique seus resultados de maneira honesta e clara.

A missão do marketing é fazer tudo isso acontecer de maneira sustentável: entender o que se deseja executar, quando, como e para quem. E depois saber aproveitar isso para se expandir e oferecer ainda mais soluções para públicos maiores.

4) Nada é difícil se for dividido em pequenas partes

Este pensamento de Ford não tem como objetivo “iludir” alguém de que tudo é simples. Mas tenta colocar a questão da dificuldade em perspectiva: será que o seu sonho é realmente difícil de ser realizado? Ou ele só tem muitos passos que precisam ser dados?

O próprio conceito de “projeto”, por si só, significa um grupo de tarefas. Cabe a você, depois de se comprometer com o seu, definir metas e planos de ação claros e concretos para entender por onde começar. Essa visão estratégica não apenas trará mais segurança em suas decisões como também impulsionará seu dia a dia.

Então, tente tirar a palavra “difícil” do seu vocabulário. Entenda que esse é apenas o julgamento que você faz de um projeto e que, se ele valer a pena, basta separá-los em etapas e iniciar a execução da melhor forma possível considerando as suas atuais condições. Como o próprio Henry dizia, “pessoas não fracassam – elas simplesmente desistem”.

5) Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda

Certo, então você já descobriu como desenvolver um produto ou serviço que seja útil para inúmeros consumidores e talvez tenha até criado a sua loja virtual. Mas como mostrar seu trabalho para o mundo?

Segundo o velho ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. Ford concordava com isso, e a lógica realmente faz sentido: é ela que dará vida à sua criação, fazendo com que a proposta alcance os interessados e eles venham até você.

Muitos empreendedores pecam justamente nessa parte. E em tempos de internet, com a grande concorrência física e online, isso pode ser um fator decisivo para o sucesso. Portanto, capriche em suas campanhas de divulgação para expandir sua marca.

6) Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre

Por fim, sua empresa precisa ter uma missão, uma razão de existir. E ela não pode ser simplesmente o lucro, já que ele é limitado e, por si só, não promove nenhum tipo de evolução significativa.

Henry defendia que os negócios existiam para mudar o mundo, por isso destacava tanto a importância de “ser uma solução”. Seu objetivo como empreendedor, então, deve ser produzir algo de valor para a sociedade e acompanhar esse impacto constantemente para continuar inovando.

Essa é uma questão intimamente relacionada à cultura da sua empresa. Quais os seus valores? O que espera transmitir? Faça essas definições com cuidado e certeza, e lembre de considerá-las em toda grande ação ou pequeno detalhe. Vai valer a pena.

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