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6 lições do Dia dos Pais para aplicar no seu e-commerce o ano todo

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Ao pensarmos nos planejamentos e estratégias para 2020, não esperávamos as tantas mudanças que esse ano exigiria. Com a chegada do novo coronavírus e com os decretos de isolamento social, a vida da população mundial teve que ser readaptada. Essas mudanças nas rotinas e nos hábitos das pessoas afetaram diretamente os segmentos da saúde, política, bem-estar e também na economia.

Com a impossibilidade da abertura de lojas e restaurantes, a população teve que reinventar a forma de realizar comemorações de aniversários e datas festivas. Com isso, algumas datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados tiveram mudanças bruscas. Se antes, os shoppings e os centros de comércio ficavam lotados nos dias que antecediam essas datas, o “novo normal” passou a ser ficar horas navegando pela internet em busca do presente perfeito.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, os e-commerces brasileiros faturaram, nos dias que antecederam o Dia dos Pais deste ano, R$3,5 bilhões em 8,2 milhões de pedidos. Uma alta de 41% e 37%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019. Com destaque para os setores de varejo alimentício especializado, como lojas de vinhos, chocolate, cervejas, etc.

Conhecendo esses números e acompanhando a relação entre lojas virtuais e consumidores, selecionei 6 lições que os e-commerces puderam aprender com o Dia dos Pais de 2020.

Os negócios tiveram que se reinventar

Após todos os acontecimentos que passamos e ainda estamos passando em 2020, é impossível não percebermos como a população teve que readaptar toda a sua rotina e hábitos.

Com o isolamento social e a não abertura das lojas físicas, muitos negócios encontraram no online a solução para continuarem atendendo seus consumidores. Além disso, empresas que já trabalhavam com lojas virtuais perceberam a importância e o impacto de oferecer uma boa experiência de compra para seus usuários.

Ou seja, as empresas que conseguiram se adaptar e se reinventar durante a pandemia do coronavírus, puderam se manter funcionando e ampliando o número de vendas, principalmente nas datas comemorativas, como o Dia dos Pais.

A conquista de novos consumidores

Por mais que, para algumas pessoas, as compras online estejam presentes em suas vidas há um certo tempo, para muitas outras, ainda existe um tabu e uma certa desconfiança.

Ao ficarem impossibilitadas de fazerem suas compras de forma presencial, esses consumidores que não costumavam utilizar lojas virtuais se viram na situação de ter que utilizar e-commerces e aplicativos para realizarem suas compras.

Com isso, as lojas que mais se beneficiaram foram as que investiram em formas de transmitir segurança e credibilidade para esses novos consumidores. Por isso, reforço a importância de adotar uma comunicação que transmita confiança no e-commerce, pois faz toda a diferença para aqueles que ainda não conhecem os serviços do seu negócio.

Um bom exemplo de como um e-commerce pode fazer isso é manter uma comunicação humanizada com seus consumidores. A sensação de estar conversando ou tirando dúvidas com uma “pessoa de verdade” e não uma “máquina” gera um sentimento a mais de confiança.

A importância do planejamento com antecedência

Se antes os picos de compras para o Dia dos Pais eram registrados já na semana dessa data, com as compras online tudo mudou. As pessoas passaram a antecipar suas compras por conta dos prazos de entrega e do receio de não chegar a tempo.

O ensinamento que nós empreendedores podemos tirar disso — principalmente as empresas que aderiram a essa modalidade pela primeira vez durante a pandemia — é de que o tempo de compra e a antecedência das compras online é diferente das lojas físicas. Um bom planejamento e uma organização bem feita para essas datas comemorativas é essencial para a sobrevivência do seu negócio online.

Aumento nas vendas de kits e combos no Dia dos Pais

Ainda segundo pesquisa da Ebit|Nielsen, o ticket médio das compras de Dia dos Pais deste ano foi de R$434, também registrando alta em comparação com 2019.

Uma ótima solução que as empresas encontraram para aumentar o ticket médio foi realizar a venda de kits para o Dia dos Pais com produtos que “contam uma história” e que se relacionam. Diversas lojas apostaram em kits com produtos para:

  • cuidados pessoais (perfume, desodorante, creme de barbear e loção);
  • conjunto de itens para os fãs de futebol (com uma camiseta de time, cerveja e petiscos);
  • ou até mesmo para aquele pai que adora um vinho (saca-rolhas, dosador, tampa de garrafa e anel de gargalo).

Inclusive, nos termos mais pesquisados no Google, durante o período que antecedeu o Dia dos Pais, foi possível registrar a grande procura por kits de churrasco, cerveja, cosméticos e livros.

Relevância da descrição completa dos produtos

Geralmente, nas compras em lojas físicas, as pessoas estavam acostumadas a olhar, tocar e, em alguns casos, experimentar o que iriam comprar. Com a necessidade das compras online, muitos sentem falta dessa experiência.

A solução para os e-commerces foi apostar em descrições completas, com as palavras certas sobre seus produtos e com fotos de qualidade. Assim, os consumidores sentiram mais confiança que estavam comprando o produto exatamente como imaginavam.

Se você ainda não conseguiu inserir essas técnicas em sua loja online, ainda dá tempo. Procure realizar as descrições de seus produtos colocando o máximo de informações possíveis, tanto técnicas quanto físicas. Pense em como você descreveria esse item caso precisasse explicá-lo para alguém pelo telefone. Além disso, evite utilizar a mesma descrição que seu fornecedor já utiliza e procure aplicar técnicas de SEO nessas descrições. Dessa forma você facilita que seus produtos sejam encontrados pelos buscadores online.

Caracterização dos e-commerces para o Dia dos Pais

Assim como as lojas físicas enfeitavam suas vitrines com decorações relacionadas às datas comemorativas, este ano, as landing pages, e-mails marketing e posts das redes sociais receberam esse toque especial.

Empresas que criaram campanhas em seus e-commerces, e-mails e Instagram com o tema de Dia dos Pais tiveram maior aderência de seus clientes.

A lição que podemos tomar com isso é que esses meios de comunicação podem ser considerados como a vitrine do meio virtual. A utilização de imagens de boa qualidade e com design interessante certamente chamarão atenção de potenciais consumidores.

Conclusão

Mesmo com parte do comércio reabrindo e a grande vontade de alguns consumidores realizarem compras presenciais, é nítido que os e-commerces provaram sua eficiência e conquistaram a confiança de muitos que ainda não acreditavam.

Inclusive, 46% dos brasileiros pretendem continuar com o hábito de compras online mesmo quando a pandemia passar, segundo pesquisa da Rede Globo e do Ibope.

A grande lição tirada com as vendas do Dia dos Pais é a necessidade de constante atualização e adaptação do mundo dos negócios. É percebendo os acontecimentos e as tendências do mundo afora que sua loja virtual pode se reinventar e continuar crescendo cada vez mais.