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6 leis para otimização de landing pages: você sabe o básico?

Otimização de landing pages é realmente uma habilidade muito importante para se ter. Mas existe muita coisa em jogo.

É por isso que escolhi abordar esse tópico novamente, é o tempo e a hora perfeita para tratarmos do básico.

Quer saber porque voltei ao básico?

  1. Porque essas são as coisas que precisam ser lembradas frequentemente.
  2. Porque eu percebi que muitos de nossos profissionais de marketing podem não estar familiarizados com todos os princípios de otimização de landing pages.
  3. Porque tem muito o que mudar no cenário do marketing, fazendo-nos pensar se otimização de landing pages continua a mesma coisa.  

Não deixe de ler este artigo, mesmo se você seja um profissional sazonal. O básico é importante para todos.

Se você faz algumas mudanças estratégicas na sua conta, com esse artigo, sua missão estará completa.

Vamos voltar ao básico.

Conheça seu público-alvo

Eu pareço um disco em loop infinito. Eu me pego constantemente pensado e falando nisso ao mesmo tempo. Mas é importante.

Conheça seu público-alvo. Tudo que parece na landing page decorre de uma consciência íntima deste grupo especial de pessoas.

  1. O tipo de título.
    2. A sua paleta de cores.
    3. As fontes que utiliza.
    4. O tamanho da sua redacão.
    5. O tamanho do botão de CTA
    6. As imagens que utiliza
    7. Tudo sobre tudo.  

Sim, esse é o básico. Mas é tão importante!

O processo não precisa ser complicado. Só precisa acontecer.

  1. Entenda o que é uma persona.
  2. Faça pesquisas sobre sua persona.
  3. Crie uma persona para o seu negócio.  

Você pode expandir suas personas para incluir diferentes tipos de pessoas.

O interessante sobre uma persona-alvo é que elas atuam como uma representação de um largo grupo de pessoas.

Assim que você tiver seu público-alvo cuidadosamente projetado e amplamente compreendido, você pode continuar com o resto dos seus esforços de otimização.

Defina sua Proposição Única da Venda

O que é proposição única de venda? É um discurso conciso que explica por que seu produto é superior ao da concorrência.

Uma Proposição Única de Venda, também conhecido como USP (Unique Selling Proposition, em inglês), deve comunicar o que você fornece e porque é sensacional. Essas duas característica devem ser uma interseção com o que o consumidor deseja.

O resultado é uma assertividade explosiva de valor que pode transformar a sua landing page de um experimento fútil em uma torrente de conversões.

Por que estou incluindo esse conceito de negócios ao meus pontos básicos?

Por que seu USP deve comunicar claramente a sua landing page.

Lembre, quando usuários virem sua landing page, eles estão com várias dúvidas. Essas são as três principais perguntas:

  1. Sobre o que é isso?
  2. Por que isso é importante?
  3. O que devo fazer?  

Uma USP clara pode responder as duas primeiras perguntas.

Wistia faz um excelente trabalho nesse ponto. Sua landing page tem o título que claramente desenvolve seu USP.

É assim a plataforma de vídeos para negócios.O que mais você precisa saber?

Outra excelente landing page é Mention.com. Seu site (quando estava escrevendo esse artigo) inclui um título alternável que explica claramente o que eles fazem e porque você deveria se importar.

Variações de título incluem:

Pessoas falam de sua marca. Pessoas falam de seus concorrentes. Pessoas falando sobre você. Pessoas falam do seu CEO.  

É um grande exemplo porque demonstra como o USP é convidativo para o consumidor. Eles querem saber. Então, descobrem.

Mention.com ajuda marcas a monitorar cada um desses aspectos. A sua chamada para ação, posicionada abaixo, ajuda usuários a moverem-se para o próximo passo.

O segredo para motivar consumidores não é apenas ter um website bonito ou utilizar alguns truques de design. Isso começa num nível mais fundo, mais básico.

Sua USP é o ingrediente-chave entre o consumidor e seu produto.

É por isso que escolhi esses dois elementos para cumprir os dois primeiros pontos da sua landing page. Seu objetivo com a landing page é criar conexões entre sua audiência e seu produto. Essa conexão acontece com sua USP.

Agora, é hora de irmos para o próximo passo.

Crie títulos poderosos

Tecnicamente, toda landing page precisa de algum título.

É importante.

Isso realmente importa. Pessoas irão olhar para o título, irão ler o título, e converter (ou não) baseado no título.

Otimizadores de conversão experientes mudam e ajustam seus títulos frequentemente para deixá-los mais relevantes, mais interessantes e mais atrativos para o consumidor.

Títulos contêm um poder incrível. Eles dão aos usuários aquele conhecimento instantâneo de que eles precisam para tomar uma decisão, seja para sair ou para ficar na página.

Dê uma olhada nessa landing page (dê um clique em AdWords). Como esse título deixou mais atraente?

Se você está interessado em tópicos como menções à marcaou Web mentionsentão esse título é provavelmente efetivo.

O poder de um título está no seu superlativo (abrangente) e palavras-chave (web mentions). O sub-título – encontre qualquer menção relevante sobre qualquer um ou qualquer coisa– promete ainda mais.

A landing page da GoDaddy para hospedagem web também é poderosa. Ela conté: 400;">m palavras quentes como grátis, e palavras chave como hospedagem webe domínio, que mantém o engajamento dos usuário na página.

A landing page da GoDaddy possivelmente vai se sair melhor que outras páginas no mesmo segmento.

Por quê? Em parte, é por conta do título, combinado com seu design.

Maioria das outras páginas possuem um título nebuloso ou incompleto, e um design desorganizado.

A página a seguir, por exemplo, não é clara como a proposta e intenção do produto ou serviço que deixar uma direção não muito clara para o que o usuário deve fazer.

Títulos fazem a diferença.

Notem a diferença entre as duas landing pages. Uma comunica claramente seu valor. A outra oferece uma mera funcionalidade. Aqui está a funcionalidade. O título é sem graça e não inspirador.

E aqui é valor.

O título comunica apenas o quão apelativo é o criador deste site – ele pode acabar com seu website.

Dê ao seu título o carinho que ele merece. A efetividade da sua landing page depende disso.

Primeiro mobile

Parece que foi há uma eternidade que a otimização mobile começou a ser vista como importante.

Hoje, otimização de landing pages requer uma otimização mobile. Não há um jeito simples para fazer isso.

Mas alguns sites ainda não possuem! Esse site, por exemplo, foi visto numa dimensão de 360 pixels de largura, e isso foi o que obtive.

Quase não consigo ler nada.

O site da IBM, em contraste, possui otimização mobile completa para a sua landing page.

Uma landing page de sucesso é uma que permite ao consumidor converter facilmente seja no tablet, telefone ou computador.

Use uma chamada para ação óbvia

Na minha opinião, a parte mais importante da sua landing page é o botão para chamada de ação, ou o CTA.

Eu gastei muito tempo pesquisando, testando e escrevendo sobre o CTA.

Enquanto eu não sou capaz de reproduzir nesse artigo tudo o que eu aprendi, eu vou prover algumas dos mais importantes ingredientes.

  1. Você precisa ter um CTA. Acredite ou não, algumas landing pages não possuem uma chamada para ação.
  2. O CTA precisa ser óbvio. Esconder seu CTA não deveria ser do seu interesse. Eu experimentei landing pages, onde o CTA estava abaixo da dobra, na parte baixa da página ou em outros locais. Cada uma tem suas vantagens. Mas nenhuma delas esconde o CTA. Coloque bastante espaço vago em volta do seu CTA e crie um botão grande, use contraste visual.
  3. Não crie confusão em volta do CTA. Eu recomendo usar apenas um CTA. Não dê opções ao usuário.
  4. Use uma linguagem forte, orientada a ação no seu botão de CTA. A palavra “enviar” possivelmente não é a melhor abordagem.  

Um botão grande e rosa usado pela Lyft na sua landing page abaixo é um ótimo exemplo de um CTA forte.

Teste sempre

O ponto final não deve ser com a landing page propriamente dita, mas com todo o processo de sucesso da landing page: sempre teste.

Sua landing page não é uma entidade estática. Ela deve mudar regularmente.

A melhor forma de melhorar sua landing page é através de um regular, intencional e preciso teste A/B. Nada pode substituir o teste que é confiável, orientado a dados e resultados.

Sua landing page pode ser melhor. Eles podem melhorar de forma iterativa, testando seus títulos, as suas imagens, seus CTA’s, redação, tamanho, enfim, tudo.

Conclusão

Quanto melhor for sua otimização em landing page, melhor será o seu negócio como um todo. Otimização de landing pages realmente importa.

O básico é importante. Assim que tentar melhorar como profissional de marketing, dedique tempo e atenção a sua landing page. Você irá se desapontar.

Quais são algumas das otimizações básicas de landing page que você se lembra ter feito?