Acesso rápido

6 erros em e-mail marketing que podem atrapalhar suas vendas

por Mateus Portela Segunda-feira, 20 de maio de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

O e-mail marketing foi uma das primeiras estratégias de sucesso no marketing digital. Por ser rentável e altamente lucrativa, ela proporciona a construção de um relacionamento estreito entre empresa e consumidor, e garante o aumento das vendas.

Além disso, esse método é usado por 77,2% das empresas brasileiras.  Destas, 57% desejam nutrir o relacionamento com os clientes e 53% querem promover produtos para os clientes, segundo pesquisa da Rock Content. Porém, existem empresas que cometem muitos erros no e-mail marketing que podem comprometer a assertividade de toda ação.

E para evitar problemas nas ações de marketing por e-mail, veja os principais erros que são cometidos em campanhas de e-mail marketing.

1 – Falta de objetivo na estratégia

Antes de enviar a mensagem, esteja certo que o objetivo do e-mail é bastante claro e crie um conteúdo em relação a isso. Se o e-mail marketing enviado a sua base de leads qualificados ficar longo e maçante demais, o usuário pode fechar a mensagem e jogar na lixeira antes de concluir a leitura.

Outro problema muito comum nas campanhas por e-mail é a falta de padrão de cada envio, isso dificulta o cliente a reconhecer a empresa e o destino da mensagem será o mesmo.

2 – Falta de segmentação na estratégia

Definir o público alvo das campanhas de e-mail marketing é essencial para ter sucesso nessa estratégia. Todavia, algumas empresas pecam nessa questão e acabam vendendo produtos para pessoas que não condizem com seu perfil.

Se tem dificuldades em encontrar um público-alvo, crie uma Buyer Persona, um personagem fictício que atende o consumidor ideal da sua empresa. Sem um público-alvo, as chances de fracasso serão enormes.

3 – O assunto é muito longo

Muitas empresas não se atentam ao campo do assunto e deixam essa parte por último. Isso é fundamental para o bom (ou mal) resultado de ações de e-mail marketing. Se o assunto for muito longo, pode dificultar a leitura do cliente e provavelmente não abrirá e levará à lixeira.

4 – Erros com imagens

As imagens também ajudam em uma campanha eficiente de e-mail marketing. A identidade visual torna a mensagem mais chamativa e prenderá a atenção do leitor. Entretanto, algumas empresas erram nessa técnica e não tem bons resultados de conversão.

Os dois principais problemas com imagens são:

Falta de imagens: a falta de imagens no corpo do e-mail pode prejudicar o número de acessos a mensagem, pois as pessoas têm uma menor tendência a clicar em um anúncio que tem apenas textos.

Problemas de excesso de imagens: o outro oposto também é negativo.

Além disso, esse tipo de conteúdo não é otimizado para aparelhos mobile, não aparecem em configurações que fazem o bloqueio das imagens e nem chegam ao leitor.

5 – Deixar o e-mail em “no reply”

E-mails em “não responda” é um erro grave na sua campanha de divulgação. Isso atrapalha uma das principais características do e-mail marketing é a proximidade do cliente. E esse tipo de mensagem acaba com qualquer possibilidade de interação.

Além disso, o e-mail desumaniza a mensagem, algo que pode matar a estratégia de fidelização de clientes.

6 – Desregulada frequência de envio

Erros de frequência no disparo de e-mails são nocivos em qualquer campanha, devido a perturbação que causa aos receptores da mensagem.

Quando a empresa envia poucas mensagens, o relacionamento com os contatos comerciais fica muito frio, quase imperceptível para os usuários, fazendo com que ele esqueça que a companhia existe.

Agora, quando a empresa excede na quantidade de e-mails, pode ter problemas mais graves, como a má vontade do contato com a mensagem e, até mesmo, jogar o endereço para caixa de spam.

Para resolver esse problema, a principal solução é encontrar um equilíbrio. Mas para isso é necessário testar até conseguir alcançar a frequência correta para enviar E-mails para sua base de clientes.

Evite esses erros antes de começar sua estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital, mesmo nos dias atuais. Por ser uma estratégia de diálogo direto com os clientes, ela é a porta de entrada de muitos contatos, do aumento das vendas e receitas para a empresa.

Entretanto, várias empresas utilizam essa estratégia de forma errada, prejudicando a reputação da empresa e os resultados nas campanhas. Portanto, evite todos os erros presentes nesse artigo e implemente uma campanha de e-mail marketing de sucesso para sua empresa!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.