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6 dicas operacionais para faturar em datas sazonais

por Felipe Martins Quinta-feira, 07 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Conceituando o período sazonal, podemos descrevê-lo como um momento propício para negociações com base em uma data de comemoração comum, onde parte do público consumidor, senão a maioria, possui interesse no comércio de produtos e serviços.

São exemplos de datas sazonais famosas em nosso país: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday, Natal, e outras. E como faturar em datas sazonais?

Por que vender em datas sazonais?

Vender em datas sazonais é uma ótima opção, os consumidores já estão preparados e intencionados a comprar, pois faz parte da nossa cultura presentar pessoas no Natal, no Dia das Mães e em outras ocasiões.

Por isso, valer-se desses momentos para divulgar sua marca, produtos e serviços é uma atitude inteligente, e que pode render ótimos resultados para seu e-commerce.

Como lucrar em datas sazonais?

Como a grande maioria dos empreendimentos estão usando essas datas sazonais para conquistarem mais vendas e clientes, é preciso destacar-se no mercado para garantir que os investimentos sejam satisfatórios.

Dessa forma, separei 6 dicas operacionais para que seu e-commerce esteja estruturado e venda mais em datas sazonais:

1.Separe as mercadorias por operador logístico

Se seu e-commerce possui mais de uma empresa especializada em logística, é interessante separar as mercadorias previamente por operador logístico.

Assim, ganha-se tempo no momento de despachar o pedido, reduzindo o período de espera do consumidor.

2.Agilize o processo de separação – modalidade em ondas

Esse método de separação sugere para as mercadorias que serão enviadas, sejam separadas conforme rota, centro de trabalho e áreas de pedidos em comum, por exemplo.

Dessa forma, com as ordens agrupadas, as movimentações reduzem o tempo de entrega e os valores pagos pelo e-commerce também podem ser diminuídos.

3.Tenha estoque endereçado

Endereçar o estoque é uma ação estratégica, pois garante que os responsáveis por manipular os produtos saibam exatamente a posição de cada item para que, no momento da separação, o processo seja rápido, facilitando, inclusive, o processo de entrega e um pós-venda satisfatório.

4.Use seu SAC para pré e pós-venda

O contato com o consumidor durante a negociação é fundamental para garantir que nenhuma dúvida atrapalhe a conclusão da venda.

Desse modo, faça do seu serviço de atendimento uma verdadeira central de auxílio ao consumidor, antes, durante e após a negociação.

5.Tenha uma ferramenta de logística reversa automatizada

Ninguém gosta do processo de devolução e reenvio de mercadoria. Embora, seja fundamental ter uma política de logística reversa, ninguém deseja utilizá-la.

Para evitar dores de cabeça, tenha uma logística reversa automatizada, ou seja, ao invés de apresentar um e-mail ou telefone para solucionar a questão, ofereça ao consumidor um sistema online, simples e eficiente onde é possível escolher o produto que será trocado/devolvido, e a forma de reembolso rapidamente, sem burocracia.

6.Tenha integração de rastreamento com a transportadora

Para o consumidor, receber o produto é o momento mais importante da negociação, independente do segmento, e especialmente em datas comemorativas.

Portanto, junto à sua transportadora, ofereça o código de rastreamento para o monitoramento da mercadoria e, também, para garantia de que o produto foi entregue.

Aproveite as datas sazonais comemorativas para ampliar o faturamento do seu e-commerce. Avalie as melhores condições e prepare-se com antecedência. Aplique essas dicas às operações da sua loja virtual e sucesso!

 Artigo publicado com autorização do autor. Original aqui.

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