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5 tendências que marcarão as estratégias de drive-to-store para o varejo em 2020

Por: Alfredo Pérez

Estudou Ciencias Empresariales na Universidade Europeia de Madri. É especialista em desenvolvimento de novos projetos digitais e, principalmente, na transformação de negócios offline para online. É também empresário e já desenvolveu aplicativos voltados para o consumo e está ligado ao mundo digital há mais de 13 anos, liderando projetos de empresas reconhecidas em seu setor. Atualmente, Alfredo é responsável pela expansão do Tiendeo na LATAM.

A tendência do mercado por estratégias originais está se tornando mais frequente e as empresas devem estar mais adaptadas não só ao mundo digital mas também contar com novas habilidades que atendam às necessidades dos novos consumidores, cada vez mais exigentes e melhor informados. Além disso, esse novo consumidor prefere experiências de compra, são viciados em tecnologia e amantes da comunicação imediata.

Apesar do crescimento do comércio online, as lojas físicas continuam sendo as principais protagonistas das compras, e é por isso que as estratégias de marketing drive-to-store desempenham um papel fundamental para atrair um novo perfil de consumidor mais exigente e informado, que não faz distinção entre canais, mas que faz uso simultâneo de todos eles.

Considerando que o mundo do MKT digital e do varejo está intrinsecamente ligado, formulamos algumas regras básicas do jogo para este 2020. Confira a seguir pontos a serem levados em consideração pelo setor de varejo para este ano:

IA e big data

Nos últimos anos, os mercados se viram cercados por um verdadeiro boom de tecnologias que permitem a coleta e a medição de dados relacionados ao comportamento do usuário, não apenas no mundo online, mas também no offline. Este ano, o desafio será aprofundar essas análises e encontrar novas maneiras de aproveitar todos esses dados, pensando sempre em maximizar os recursos alocados às campanhas de marketing digital. Saber o que, onde quando os consumidores decidem comprar permite ao comércio traçar uma estratégia muito mais alinhada aos interesses do cliente e que tem um impacto maior na sua decisão final de compra.

Personalização

A facilidade de acesso às informações durante o processo de compra e a quantidade de publicidades que são recebidas diariamente pelo consumidor levaram a uma mudança de paradigma na comunicação marca-cliente. Para serem relevantes e se destacarem da concorrência, os varejistas devem se diferenciar gerando um valor agregado à essa relação. Partimos de uma comunicação unidirecional sobre os benefícios do produto ou serviço, para oferecer mensagens apenas com informações realmente relevantes. Assim, a personalização é a chave para a diferenciação e valor agregado da marca ou do comércio. Tudo isso se torna possível graças ao profundo conhecimento do comportamento obtido da IA e do Big Data.

MKT sustentável

Estamos diante de um consumidor cada vez mais preocupado com o meio ambiente e o consumo sustentável, que valoriza as empresas que participam ativamente na redução dos impactos ambientais, tomando medidas como a diminuição ou eliminação do uso do papel e a substituição para versão digital de suas campanhas de marketing para atrair pessoas para suas lojas.

Facilidade e imediatismo

Os consumidores esperam que os processos de compra, independentemente do canal utilizado, sejam ágeis e rápidos. Isso vale desde a escolha do produto desejado e o conhecimento de todas as suas características, até o momento do pagamento – com opções mais fáceis e seguras –, sendo tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas de e-commerce. O tempo é um ativo precioso e os varejistas devem contribuir para reduzir e otimizar esses processos. Esse é um exemplo de um valor agregado diferencial para conquistar o consumidor.

Experiência mobile

O celular é o principal assistente na toma de decisão e durante o processo de compra. De acordo com o estudo GfK Consumer Life, 48% dos consumidores da América Latina gostam da ideia de ter uma tecnologia que os conhece e faz recomendações com base em suas necessidades. É por isso que qualquer estratégia deve ser focada principalmente na experiência adquirida neste dispositivo.

Os processos de pagamento são simples? É possível experimentar o produto ou serviço de alguma forma? Se oferece uma comunicação omnichannel e personalizada? O varejo, utilizando novas tecnologias, deve se posicionar como facilitador durante o processo de compra, gerando uma experiência positiva e memorável.

As empresas vencedoras deste ano serão as que souberem tirar o máximo proveito dos avanços tecnológicos para obter maior conhecimento de seus clientes e aprimorar suas campanhas digitais drive-to-store.


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