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5 tecnologias emergentes que vão revolucionar o seu e-commerce

Por: Caio Khaled

Caio Khaled é Marketing Manager na iGoal. Especialista em mídias digitais e sistemas de retenção e recuperação de vendas. Atende grandes marcas como Coca-Cola, Nestlé, Natura, Youse, Petz, entre outras.

A tecnologia é a espinha dorsal do e-commerce. Além de ajudar a conectar vendedores e clientes, também permite o gerenciamento eficaz de pedidos, entregas, devoluções e pagamentos de produtos adquiridos.

Na verdade, a tecnologia desempenha um papel importante em toda a cadeia de valor do e-commerce, em áreas como recrutamento, marketing, publicidade, entre outras.

A tecnologia também permite pesquisas avançadas, customização e personalização, que estão se tornando recursos “obrigatórios” para o sucesso das lojas virtuais.

A seguir, 5 tecnologias emergentes que vão revolucionar o e-commerce nos próximos anos.

1 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está em quase todos os setores, e no e-commerce não é exceção. Algoritmos aperfeiçoados estão ajudando a melhorar a experiência do usuário e aumentando o conhecimento da marca. O resultado disso? Mais vendas.

A cada dia a Inteligência Artificial aumenta as expectativas de resultado de marketing para as empresas que optaram por sair na frente. Isso significa uma experiência mais personalizada em grande escala, através de análise de dados e identificação de padrões de comportamento do consumidor.

Quais as iniciativas voltadas para o e-commerce no mundo?

  • Personalização de banner pop-up, e-mail marketing, vitrine e outros, para recomendação de produtos e retenção de clientes, melhorando a experiência de compra.
  • Algumas lojas permitem que seus clientes façam pesquisa visual. Na prática, o usuário pode fazer upload da foto do produto que deseja ou fotografá-lo através do smartphone, e o resultado indica opções de produtos similares.
  • Você deve conhecer alguns assistentes virtuais populares, como Alexa, Google Assistant e Siri. As empresas de e-commerce estão se concentrando em adicionar assistentes virtuais em suas plataformas. Por exemplo, em 2017, a Starbucks lançou My Starbucks Barista que permitia que os consumidores usassem a voz para fazer pedidos.
  • Na geração de leads, a Inteligência Artificial chegou para otimizar a extração de dados dos consumidores e rastrear os padrões de compra. Integrada a outras soluções de marketing, tornou-se um recurso indispensável para a automatização de processos que antes eram muito braçais.

2 – Blockchain

Considerado uma das tecnologias mais disruptivas da era atual, o Blockchain pode transformar o cenário do e-commerce. Imagine um banco de dados compartilhado e descentralizado onde qualquer alteração feita é facilmente identificada, fornecendo alta transparência e confiabilidade.

Aumentar a eficiência dos negócios, agilizar as transações de pagamento e, o mais importante, garantir a segurança dos dados, é onde o Blockchain pode atuar no e-commerce.

Quais as iniciativas voltadas para o e-commerce no mundo?

  • Hoje, uma instituição bancária, um adquirente ou qualquer outro intermediário de pagamento participa do processo de venda online. Com isso, a loja virtual pode levar dias para processar o pagamento — impactando no tempo e no custo geral da transação, além de tornar os dados mais expostos, pois os intermediários têm acesso a eles. Com o Blockchain é possível criar um mercado descentralizado, onde os pagamentos funcionam como um acordo entre vendedor e comprador, sem intermediários.
  • Normalmente as fotos e a descrição do produto que é vendido online são as principais referências para o comprador. Com o Blockchain as informações do produto são confiáveis ​​e atualizadas frequentemente. Os clientes podem aprender mais sobre as características do produto, consultar os certificados e documentos que comprovam a origem das mercadorias. Ou seja, conteúdo confiável! Como exemplo temos o TrustChain, um projeto da IBM que envolve fornecedores, refinadores e fabricantes de metais preciosos, e que permite verificar a procedência de produtos.
  • Avaliações de produtos por clientes ajudam a vender, mas por outro lado, avaliações negativas podem atrapalhar as vendas também. Nesse cenário, alguns lojistas desonestos podem publicar opiniões falsas para impulsionar as vendas. Com o Blockchain a capacidade de verificar as avaliações de produtos é maior, permitindo modificar a lógica por trás da criação e publicação delas.

Se você acha que Blockchain está muito fora da sua realidade ainda, siga para a próxima tecnologia.

3 – Chatbot

Outra tecnologia emergente que está impactando positivamente os e-commerces são os chatbots. Esse é um excelente exemplo de recurso baseado em Inteligência Artificial, pois imita a interação humana de forma escrita ou falada. Além disso, são capazes de aprender progressivamente com as respostas dos clientes.

Assim, os proprietários de lojas virtuais podem economizar tempo e dinheiro automatizando o atendimento. Lembre-se, os consumidores estão mais exigentes e esperam respostas extremamente rápidas às suas perguntas.

Quais as iniciativas voltadas para o e-commerce no mundo?

  • Se estamos falando de um chatbot, isso significa que o atendimento funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso tem vários impactos em um negócio, que vai do aumento da permanência do visitante em sua loja até a economia em contratações de funcionários. Mas se preferir, também é possível ativá-lo apenas em horários onde a equipe do SAC não esteja trabalhando.
  • Os chatbots também podem ser usados ​​para gerar leads, coletar dados dos visitantes e usá-los para fazer melhores recomendações de produtos em tempo real.
  • É comum que clientes pechinchem em comércios tradicionais, mas acredite, uma pesquisa realizada pela Consumer Reports e divulgada pela Harvard Business Scholl, aponta que é mais eficiente negociar o preço em compras online. A pesquisa com 56.000 assinantes descobriu que “pechincheiros online” superaram aqueles que negociaram cara a cara. E aproveitando esta oportunidade, hoje chatbots mais evoluídos são capazes de negociar em tempo real com cada usuário.

4 – Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas refere-se aos inúmeros dispositivos físicos em todo o mundo que agora estão conectados à Internet, todos coletando e compartilhando dados.

Graças à onipresença do wireless e de chips de computador superbaratos, é possível transformar qualquer coisa, desde algo tão pequeno como um anel até algo tão grande como um automóvel, em uma parte da IoT.

A Internet das Coisas representa uma mudança de paradigma que ajudará as empresas de e-commerce a realizar suas operações de forma mais eficiente. E a previsão é que em 2025 cerca de 100 bilhões de dispositivos estejam conectados à IoT .

Quais as iniciativas voltadas para o e-commerce no mundo?

  • A IoT ajuda a melhorar o gerenciamento de estoque principalmente com a utilização de etiquetas RFID, permitindo o aprendizado de todas as informações cruciais do item, como o tipo de produto, sua disponibilidade, seu prazo de validade, sem a necessidade de qualquer envolvimento humano.
  • Como regra geral, os eletrodomésticos atuais não estão conectados à Internet. Porém, eles podem afetar a maneira como os consumidores comprarão produtos online no futuro. Hoje, por exemplo, já existem geladeiras inteligentes e conectas, que permitem o controle via smartphone, exibem vídeos, gerenciam os alimentos para evitar desperdícios, possuem agenda de aniversariantes, permitem navegar pela Internet, e inclusive, fazer compras online.

5 – Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

A Realidade Aumentada (ou AR de Augmented Reality) e a Realidade Virtual (ou VR de Virtual Reality ) ainda são tecnologias relativamente novas em se tratando de e-commerce, mas já podem impulsionar as vendas no varejo online e nas taxas de conversão ao melhorar a experiência do usuário.

Primeiro vamos entender a diferença entre AR e VR. A Realidade Aumentada é quando conteúdos são sobrepostos/projetados no ambiente do usuário, geralmente por meio de um dispositivo móvel. A Realidade Virtual é um mundo digital totalmente criado. É uma tecnologia imersiva, onde o usuário pode interagir dentro do ambiente simulado.

Aliás, essas formas de imersão são bem convenientes para o momento que passamos!

Quais as iniciativas voltadas para o e-commerce no mundo?

  • No contexto do e-commerce, a Realidade Aumentada ajuda os clientes a “experimentar” o produto projetando-o em um ambiente. Um exemplo é a iniciativa da Ikea, loja especializada em venda de móveis, que inovou com o App IKEA Place, que permite que o cliente coloque virtualmente peças de mobiliário dentro de cômodos da sua casa para promover uma ideia mais clara de como podem ficar no ambiente.
  • Utilizando a Realidade Virtual, os varejistas podem construir showrooms virtuais e oferecer aos clientes uma experiência que é quase tão parecida como ir a uma loja física, permitindo a visualização em 360º de produtos, antes de comprá-los.

Conclusão

Chegamos ao final das 5 tecnologias emergentes que vão revolucionar o seu e-commerce. Algumas delas são facilmente acessíveis e podem ser implementadas hoje. Então, se você quer ver o seu negócio decolar para o futuro, comece agora.