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5 técnicas brilhantes de marketing de conteúdo que vão dialogar com a geração Y

A geração Y é recordista quando se trata de gastar dinheiro. Faça uso destas técnicas de marketing de conteúdo para atraí-los para o seu público.

Hoje em dia, é de conhecimento comum que o marketing de conteúdo é uma boa estratégia. Cerca de 92% dos profissionais do marketing adotam o marketing de conteúdo como o seu método e 58% deles planejam aumentar o orçamento para esse tipo de marketing.

Como qualquer outro método de marketing, no entanto, o marketing de conteúdo exige foco. Não é o bastante simplesmente publicar conteúdo. Ao invés disso, os profissionais do marketing precisam definir quem eles querem alcançar e como eles vão executar essa estratégia.

A geração Y é um excelente alvo para o marketing. A questão é: como você conduz o uso do marketing de conteúdo de modo a dialogar com eles? Eis aqui cinco técnicas testadas e aprovadas que trarão bons resultados.

  1. Escute antes de falar

A primeira técnica não é bem uma técnica. Consiste em apenas escutar.

Por que escutar é tão importante? O motivo principal é a diferenciação.

A geração Y não é um grupo homogêneo.  Muitos profissionais do marketing cometem o erro de desenvolver estereótipos da Geração Y. Na verdade, essa é uma geração diversificada. Você não pode esperar tê-los como alvo e logo bolar uma estratégia simples. Uma estratégia desse tipo, de fato, não é estratégia nenhuma. Sua rede de marketing está muito ampla.

O antídoto consiste em realizar o social listening, ou seja, escutar, monitorar e interagir com o que as pessoas dizem nas redes sociais. O social listening permite que você compreenda as peculiaridades de um público específico da Geração Y como uma parte distinta do grande aglomerado dessa geração.

Invista em ferramentas de social listening que lhe permitirão se manter atualizado sobre o que a Geração Y está dizendo, como eles estão interagindo e descobrir o que eles querem mais. Como resultado, você vai ter acesso a uma informação de verdade, não aos estereótipos do marketing para a Geração Y.

Generalizações são impossíveis de evitar. As recomendações abaixo são efetivamente, em parte, estratégias baseadas em generalizações da Geração Y. Por essa razão, é importante se dar ao trabalho, antes de tudo, de conhecer o seu público antes de dar início a alguma dessas estratégias.

  1. Faça algo pessoal

O conteúdo precisa de ter uma característica pessoal para realmente se conectar com a Geração Y. Poucas pessoas vão se envolver com o seu jargão corporativo e impessoal. Ao invés disso, molde o seu conteúdo de forma que ele se refira explicitamente a duas pessoas – você mesmo e o seu público.

A melhor forma de se criar um conteúdo pessoal é pelo uso de pronomes pessoais: “você” e “eu”. Quando criar algum conteúdo, refira-se a si mesmo como o escritor. Como autor, você possui um lugar no processo de marketing. Uma tendência que identificarei mais embaixo – a marca pessoal – é parte dessa estratégia. Refira-se a si mesmo. Conte histórias pessoais. Utilize “mim”, “meu” e “eu”.

Além disso, refira-se ao leitor. Palavras como “você” e “seu” são possivelmente a única forma de se referir ao leitor. Faça bom uso delas ao criar o seu conteúdo.

  1. Expanda a sua marca pessoal

A Geração Y tem demonstrado uma inclinação pela marca pessoal. A “marca pessoal” é o desenvolvimento de uma identidade pública que alcança um resultado de marketing desejado. Para botar em termos claros, é saber vender a própria imagem.

Pegue, por exemplo, a tendência do marketing do estilo de vida. Esse tipo de marketing é um híbrido de marca pessoal cujo foco está na identidade da pessoa, aquilo que ela possui, seus bens e realizações, etc. Isso tudo com o objetivo de vender alguma coisa.

A revista Entrepeneur declara que o conteúdo do estilo de vida pode “renovar a estratégia de marketing da sua empresa”. Grandes marcas como a Red Bull, Subaru e Whole Foods tentaram criar uma versão corporativa do marketing pelo estilo de vida.

No entanto, a técnica funciona melhor para indivíduos. Eles podem produzir um conteúdo mais pessoal e serem autênticos.

Personalidades como a Food Babe, Kim Kardashian, Ramit Sethi e até mesmo a Barbie utilizam o seu estilo de vida, sua voz e suas marcas pessoais para vender produtos e serviços. Eu mesmo, no meu blog pessoal, utilizo elementos do marketing pelo estilo de vida.

Pessoas amam outras pessoas, não corporações. Ao substituir o mero “marketing de conteúdo” com uma marca pessoal ou um marketing de estilo de vida, você vai ir muito mais fundo na mente da Geração Y.

  1. Mantenha um visual de primeira linha

Como pessoas nascidas na era digital, a Geração Y desdenha de sites que não possuem uma sofisticação visual. Para eles, um design mal feito é um balde de água fria.

O conteúdo, apenas, não é uma estratégia. Esse conteúdo precisa ser acompanhado de um design completo, com uma arquitetura de informação e uma preocupação com a experiência do usuário. Dê o devido valor ao processo de planejar, fazer o wireframe e a iteração de cada estágio do desenvolvimento do seu site. O design, a usabilidade e a aparência são importantes, especialmente para essa nova geração.

  1. Tenha uma presença em vários dispositivos e plataformas

Profissionais do marketing digital adoram utilizar em seu jargão expressões como “multi-channel” (ter presença em mais de um canal ou plataforma) e “multi-device” (presença em dispositivos eletrônicos diversos). Mas, quando se trata da Geração Y, essas palavras não são meramente uma gíria do momento, elas são essenciais.

O marketing evoluiu ao ponto no qual não basta ter um design que funciona ou um site que seja compatível com dispositivos mobile. Você precisa de uma sólida estratégia que alcança os usuários onde eles estiverem (multi-channel) e independente da sua forma de acesso (multi-device).

A Geração Y não interage com uma marca por uma única via. Eles utilizam toda um amplo e diversificado conjunto de ferramentas que possuem à disposição. Eles fazem isso seguindo a marca no Twitter, clicando num anúncio no Facebook ou por uma pesquisa orgânica.

As possibilidades são ilimitadas. Portanto, a estratégia de conteúdo de uma marca que quer atingir a Geração Y deve levar isso em conta e ser tão onipresente quanto os meios à sua disposição permitem.

Claro que a onipresença é impossível. É por isso que comecei este artigo falando da importância de escutar. Isso é necessário para definir os parâmetros do seu marketing de forma realista, selecionar os lugares onde o seu público da Geração Y é propenso a gastar mais tempo e onde eles mais interagem com as marcas. Por fim, foque naquilo que você faz melhor.

Uma presença de marketing bem executada em um único lugar é melhor do que algo mal feito espalhado por toda parte.

Pensamentos finais

Eis o mais importante de se extrair de tudo isso: para alcançar a Geração Y com o seu conteúdo, você precisa tê-los como alvo.

Mas é preciso ter cuidado. A “Geração Y” é uma expressão muito abrangente que em si mesma não delimita um público-alvo. Essa é uma geração mais ampla e diversificada do que se pode pensar à primeira vista. Escute antes de falar.

Como você atinge A Geração Y como o público alvo de seu marketing de conteúdo?