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5 regras de ouro para o bom atendimento no SAC

Por: Albert Deweik

Albert Deweik é formado em Administração de Empresas na FAAP, especializado em Web Marketing e Marketing Direto pela University of Westminster de Londres. Quase 20 anos de mercado e empreendimentos voltado ao atendimento e relacionamento com o cliente. É CRO e Fundador da NeoAssist, pioneira em tecnologia omnichannel para atendimento ao cliente no Brasil. Atende em torno de 400 operações no Brasil, principalmente, e na América Latina.

O bom atendimento ao cliente é a atitude chave para os negócios da empresa: se é bom, os retornos para a companhia são excelentes, mas se é ruim pode ser a causa (ou contribuir muito) para a perda de clientes, credibilidade e, consequentemente, de rendimentos. Profissionais despreparados e estratégias ineficazes podem prejudicar a reputação da empresa, portanto atender bem é uma regra e não um diferencial.

Para se ter uma ideia, o atendimento ruim faz com que os consumidores deixem de fazer negócio com a empresa. Eles acreditam que as companhias não dão atenção ao consumidor, o que resulta em insatisfação. Mas afinal, se a culpa da má avaliação é atenção, o que impede a equipe de resolver as solicitações do seu cliente? É hora de dar um norte aos operadores de atendimento!

Para te ajudar na empreitada de prestar um bom atendimento ao cliente, listamos aqui as cinco palavras de ouro que devem estar presentes na rotina de trabalho da equipe de atendimento. Espalhe essa ideia e colha resultados muito positivos.

Tempo: o cliente quer dedicação e agilidade

Como falamos agora há pouco, os clientes acreditam que se fosse dedicado mais atenção ao chamado ele teria sido eficiente. Mais atenção significa ter mais tempo para ouvir o cliente e ter clareza no entendimento da questão. Portanto, o operador deve perguntar para o consumidor exatamente o que aconteceu, deixar que conte tudo e não o interrompa. Os minutos gastos a mais neste processo pouparão o trabalho de convencer o cliente e voltar a fazer negócios com a empresa.

O atendente deve fazer perguntas e ouvir as respostas com atenção. Após compreender, ele deve analisar o pedido e rever o que deve ser feito. Ainda é preciso discutir as possibilidades com o consumidor e, novamente, gastar tempo com ele explicando os procedimentos minuciosamente até que ele absorva a informação.

Lembre-se que dispender tempo com o cliente não significa deixá-lo esperando. Muito pelo contrário! O atendente deve usar os preciosos minutos para ouvi-lo e orientá-lo, sem gastar muito tempo com pesquisas, redirecionamentos e outras ações.

Confiança: o atendente precisa ser gentil e eficiente

O cliente precisa saber que está em boas mãos e que o problema será solucionado, para isso é importante que o atendente diga seu nome claramente, pergunte o do consumidor e seja extremamente educado. Não parecer uma máquina é essencial para que o cliente saiba que a pessoa do outro lado da linha está realmente interessada em resolver a solicitação.

Sete em cada dez pessoas desistem da compra após experiências ruins no atendimento.

Sinceridade: transparência é chave para um bom atendimento

Caso o atendente não tenha compreendido a situação ou proposição do cliente, ele deve ser sincero e pedir que a história seja repetida. O melhor é ser bem atento, porém, caso a pessoa do outro lado não tenha sido muito objetiva, é importante que tudo fique claro para que não haja mal entendidos.

Ainda no quesito sinceridade, o atendente deve reconhecer quando a solução do problema não estiver no manual e for impossível consultar alguém naquele momento.Ele deve procurar uma solução e retornar o quanto antes com uma resposta.

Calma: a solução deve vir sem maiores estresses

Nem todos os consumidores estarão de bom humor ou serão educados, aliás se estiverem aborrecidos por conta de um problema que a empresa causou a eles, não há como tirar a razão de um insatisfeito. O atendente precisa manter a calma e ser paciente sempre para prestar um bom atendimento.

Dinamismo: foque na satisfação do cliente

Vivemos na era da internet, do wi-fi em todos os lugares, onde todas as informações vem e vão com muita agilidade. O seu consumidor não está mais habituado a esperar uma resposta e aguarda por uma solução imediata, porque é assim que as coisas funcionam hoje em dia. E o atendente dinâmico está pronto para isso! Ele é sempre focado, atencioso, se prontifica a agilizar a venda, resolução ou dúvida para o cliente.

Somando todas as palavras de ouro do atendimento, temos aí a chave do sucesso no SAC. Portanto, treine sua equipe tendo sempre como objetivo fazer com que a empresa e seu cliente se comuniquem de forma prática, rápida e eficiente. Com esse passos sua estratégia de atendimento fidelizará pessoas, que posteriormente recomendarão os serviços da sua empresa.

Tem alguma dúvida sobre bom atendimento ao consumidor? Escreva para a gente, ficaremos felizes em ajudar!

Colaborou: Ricardo Cestari Jr.