
Qual a real justificativa de um passo só para cadastrar endereço e outro para confirmar o endereço cadastrado?
É evidente que estes passos foram feitos baseados em requisitos de TI e a usabilidade foi desconsiderada.
Pergunta: quanto o Walmart está deixando de vender com estes 2 passos atrapalhando os clientes? Como há lojas que aumentaram significativamente as vendas melhorando o checkout, seria 5% de vendas perdidas um exagero?
↓ Ai ai o campo senha
Tive muita dificuldade em fazer o cadastro somente por causa do campo “senha”.
Tentei diversas vezes e a senha que eu tentava cadastrar não era aceita, mesmo respeitando a informação posta ao lado do campo que dizia ”mínimo 6 e máximo 8 caracteres”.
Eu estava quase desistindo quando finalmente olhei melhor a mensagem de erro no topo da tela:
“Uma letra maiúscula, uma minúscula e um número”
Poxa. Cadastrar uma senha já é um saco. Agora, ainda ter que seguir regrinha para cadastrar a senha que só vai tornar mais difícil eu lembrá-la e que me desvia do objetivo de finalizar a compra é de lascar. Pergunta: quantos carrinhos abandonados e vendas perdidas ($$$) este campo senha não está gerando? ↓ Formulários pouco amigáveis O primeiro campo do formulário de endereço pede: “Identificação do endereço”. E eu me pergunto “Que diabos significa isso?” Felizmente a explicação ao lado diz: “Ex: casa, trabalho…”. Ah tá. Mas então qual a diferença para este outro campo “Tipo de endereço: residencial OU trabalho”? Como sou persistente, além de ex-desenvolvedor, não é uma dúvida dessas que me faria desistir. Mas e o e-consumidor médio? Grande parte das pessoas (não seria a maior parte delas?) não possui desenvoltura com computadores. Formulários assim dificultam a vida delas e as faz sentirem-se ainda mais ignorantes. O que isso significa? Carrinho abandonado. ↓ Pagamento online menos amigável ainda O formulário de pagamento com cartão de crédito do Walmart estranhamente foge do padrão que estamos acostumados. Ao invés de campos curtos, um abaixo do outro, são 5 laaargos campos distribuídos em 2 colunas.
Veja como o tamanho do campo Código de Segurança é desproporcional ao que se deve digitar dentro dele – normalmente 4 dígitos. O usuário comum hesitaria e pensaria: “Devo estar preenchendo errado. Olha só quanto espaço sobrou.”
Não torne a vida do seu cliente tão dura! Já foi tão difícil chegar até aqui. Não vamos maltratá-lo na parte mais crítica que é o pagamento.
Também não entendo porque Walmart e outros grandes ecommerces agora pedem para digitar o número de parcelas. Era tão mais fácil quando escolhíamos a partir de uma lista que mostra o valor das parcelas e eventuais juros presentes. Por que deixaram mais difícil?
↓ Segurança no pagamento
Onde está o selo de segurança? Numa tela tão longa como esta do Walmart, mostrar só no rodapé não vale.
Não pense que o usuário vai rolar a tela até lá embaixo agora. Neste momento, além de já ter se sentido ignorante nas etapas anteriores, justo agora ele também pode estar se sentindo inseguro. O checkout deve gerar credibilidade.
Se eu quisesse ser chato, apontaria ainda mais detalhes. Mas eu quero é falar do que é básico em um checkout. E a loja virtual do Walmart também possui bons exemplos para seguirmos.
√ Preenchimento automático do endereço
O CEP que eu digitei lá na página do produto para calcular frete foi lembrado na hora de cadastrar o endereço, que já veio preenchido. Este recurso é pouco visto em ecommerces menores.
√ Vários meios de pagamento online
Dispor de diversos meios de pagamento é normalmente um trunfo dos grandes ecommerces e não há dúvidas que deixam o cliente mais tranquilo e também dão credibilidade.
√ Desconto no boleto e FRETE GRÁTIS
Além disso, oferecer desconto para pagamento no boleto é uma prática bastante utilizada. Somem a isso o FRETE GRÁTIS (que é tão importante que deve sempre ser escrito em destaque) e temos o principal motivo para eu ter feito minha compra no Walmart.
√ Checkout sem distrações e call-to-actions óbvios
A tela de detalhes do produto é bastante vendedora. Logo de cara vemos as seguintes informações:
- “De R$ X por R$ Y – Economize R$ Z”: essa jogada funciona muito bem
- “12 parcelas de R$ XXX”: ênfase no valor da parcela, artifício super utilizado pelos grandes varejistas
- Botão Comprar extremamente evidente
- Quantos twitaram e curtiram o produto
- Informações sobre disponibilidade e prazo de entrega
- Selos de Desconto no Boleto e FRETE GRÁTIS
- Fotos do produto
- O botão de Finalizar a Compra é bastante evidente
- É feita a oferta de produtos relevantes à direita do carrinho. Um ótimo convite a aumentar o ticket da compra.
- O parcelamento novamente recebe ênfase, estrategicamente próximo do botão Finalizar Compra