Acesso rápido

5 provas de que um ERP pode ajudar (e muito) suas vendas

por Sidney Zynger Segunda-feira, 28 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Que um ERP pode facilitar (e muito) as atividades rotineiras de sua empresa você já sabe, certo? Além de unificar diversas funções dentro de um único sistema, ele automatiza todos os processos que parecem uma bola de neve cheia de burocracia.

Contar com um sistema integrado de gestão empresarial completo pode, ainda, ajudar a alavancar suas vendas de maneira surpreendente — e nós vamos, inclusive, te mostrar como isso é possível!

1 – Simplificação para elaborar e enviar propostas comerciais

Dentre os primeiros passos para “amarrar” uma venda está a forma como apresentamos a proposta comercial de nosso produto. Além de ser interessante e atender a necessidade que o cliente expressa, precisa transparecer credibilidade profissional, o que também condiz com segurança.

Afinal, principalmente quando se trata de vendas online, o consumidor precisa se sentir seguro para adquirir aquilo que está buscando.

Um sistema ERP completo pode auxiliar na criação de propostas comerciais com uma aparência muito mais profissional. Também lhe permite padronizar para utilizar em prospects futuros. Além do mais, é possível definir os modelos conforme o tipo de oferta, o que gera agilidade no envio de seus orçamentos.

 2 – Mais agilidade e praticidade para seus vendedores

Todo processo de vendas exige bastante empenho por parte de toda a equipe. Desde a elaboração da proposta, como mencionamos no tópico anterior, até a dedicação de cada funcionário em vender.

Como um sistema de ERP pode auxiliar na agilidade e facilidade das técnicas de vendas? É simples: a unificação dos dados, tanto dos clientes quanto dos produtos, faz com que o vendedor tenha todo o conhecimento necessário para repassar as informações aos seus clientes e prospects, sem deixá-los com nenhuma dúvida.

Essa é uma vantagem extraordinária, principalmente para aqueles que exercem suas funções à distância ou em constante deslocamento, a partir do momento que podem acessar todas as informações através de um dispositivo conectado à internet.

Há sistemas que permitem consultar, inclusive, números e porcentagens de comissões referentes às vendas. E isso motiva e inspira ainda mais o desempenho de seu trabalho.

3 – Integração com plataformas de e-commerce e marketplaces

Mesmo com algumas dificuldades enfrentadas na economia do país, o e-commerce mostra-se resistente às adversidades e pronto para disparar em crescimento — cada vez mais.

A integração de um sistema ERP às mais variadas plataformas de e-commerce e marketplace facilitam na centralização de toda a operação de venda. Você captura o pedido de venda, inclui os dados do cliente e ainda registra quais produtos foram comprados de forma automática.

Em outros termos, fatura suas vendas, acrescenta dados à sua base e ainda mantém o estoque atualizado — tudo de maneira instantânea. Alguns recursos que facilitam sua rotina:

  • Agilidade no atendimento ao cliente;
  • Captura os pedidos;
  • Sincronização de estoque conforme as vendas;
  • Emissão de nota fiscal em poucos cliques.

Alguns sistemas ERP ainda promovem integração logística. Ou seja, agiliza as entregas por meio do fluxo de informações de venda até o momento da expedição de pedidos.

4 – Fluxo operacional de pedidos totalmente unificado

Como citamos anteriormente, manter os dados unificados facilita muito o estudo de clientes para seus vendedores — mas será que isso vale somente para esse procedimento?

A resposta é não. Todas as áreas são beneficiadas com essa unificação de informações, ainda mais quando leva-se em consideração que toda a operação da empresa está envolvida em um pedido de venda.

Se desde o contato de seu vendedor com o cliente até o controle de logística para a entrega estiver tudo simplificado, a agilidade e eficiência dos processos irá garantir a satisfação de seu cliente — e nós conhecemos o ditado, né? Cliente satisfeito é cliente fidelizado.

5 – Relatórios e comparativos sempre à mão

Faz parte do planejamento de vendas acompanhar os resultados com frequência para investir em melhorias e, por fim, aumentar os números de seu negócio.

Para aqueles que utilizam vários canais de venda e marketplaces, um ERP completo é um grande contribuinte na elaboração de relatórios — afinal, todo o controle é feito dentro do próprio sistema. Assim, os números necessários para análise são facilmente encontrados.

Por meio dessas avaliações, é possível realizar comparativos de vendas como os de períodos, que são normalmente os mais utilizados para levantar dados e embasamentos. Para isso, lembramos também da importância de registrar todos os dados do processo, desde o cadastro do cliente à concretização da venda.

Os registros de negociação permitem, inclusive, que os próprios vendedores tenham parâmetros e saibam a que margem podem negociar com seus clientes. Isso, por meio de históricos e números anteriores.

Conte com um sistema ERP para crescer mais e mais

Viu como é possível utilizar um sistema ERP em seu benefício para aumentar consideravelmente suas vendas? São inúmeras ferramentas que, quando bem manuseadas, podem fazer seu trabalho render de maneira muito mais eficiente.

Aprendemos como aprimorar suas propostas comerciais; preparar sua equipe de vendedores; integrar com as maiores plataformas de e-commerce e marketplace; otimizar os fluxos de pedidos; e, de quebra, a comparar os números para implantar melhorias de vendas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.