Logo E-Commerce Brasil

5 pedidos de um empreendedor de e-commerce ao Papai Noel

Por: Mauro Tschiedel

sócio da Usinainfo (www.usinainfo.com.br), e-commerce focado em Ferramentas e Peças para Eletrônica. Engenheiro Agrônomo por Formação, atuou sempre com foco em tecnologia, gestão e sistemas. Já foi sócio de empresas de Agricultura de Precisão, Desenvolvimento Web.

Papai Noel,

Esta é uma carta de um proprietário de e-commerce que passou todo o ano de 2016 se comportando bem, gerando empregos, pagando impostos, comprando, pagando, vendendo, expedindo pedidos, etc. Acho que tenho direito a fazer alguns pedidos. Sim, mais de um, pois vou pedir para meus amigos de outros e-commerces.

Então, Papai Noel, abaixo vão alguns pedidos que gostaria que fossem estendidos a todos os meus amigos que lutam diariamente para manter seus e-commerces em pé.

  1. Que em 2017 tenhamos uma operação logística mais tranquila, com trenós mais eficientes nas entregas, que não fiquem paradas em Várzea Grande/MT, Benfica/RJ e Recife/PE e que não vejamos mais mensagens “Objeto ainda não chegou na unidade”.
  2. Mantenha longe dos nossos negócios os chargeback’s e fraudadores. Se não for pedir muito, altere a legislação para que o chargeback não seja responsabilidade de quem vende, mas sim de quem autoriza. Já temos coisas demais para nos preocupar, pense nisto com carinho…
  3. Que nossos parceiros de negócios sejam realmente parceiros, não mudem as regras do jogo a cada mês. Vamos terminar 2016 sem e-sedex, com atraso das encomendas e tentaram criar entregas sem ‘prazo’ para entregar. Dê uma atenção especial ao pessoal do carrinho amarelo para que parem de atrapalhar e comecem a nos ajudar. Antes que eu esqueça, lembre eles que usar smartphones para fotografar comprovantes de entrega não é inovação, é fazer o básico. Dê uma dica para eles: para criarem uma maneira na qual encomendas com endereço errado fiquem disponíveis na agência para que possamos avisar nosso cliente e para que possa retirar o produto. Com isto teremos um 2017 com menos reclamações.
  4. Que em 2017 as pessoas do e-commerce estejam muito mais unidas para que possamos trocar mais conhecimentos e fortalecer o segmento para cada dia melhorar nossos negócios. Se em 2017 tivermos a união que tivemos para discutir e pressionar como foi feito na EC87, será maravilhoso. Mas, se tivermos a união para melhorar nossos negócios será perfeito.
  5. Sim, quase ia esquecendo. Esta é mais difícil, mas vou pedir da mesma forma. Pega toda a legislação tributária e junta tudo, num imposto só. Claro, estou pedindo demais, mas tem muita gente querendo isto. Se não der para ser um só, pega o ICMS de todos os estados e simplifica, isto vai deixar muita gente feliz.

Sim, eu teria uma lista enorme de pedidos para que tenhamos um 2017 muito bom, mas acho que com estes 5 pontos teremos um ano muito bom!

Obrigado Papai Noel!

Feliz Natal

Em 25 de fevereiro de 2016 saía meu primeiro artigo sobre e-commerce. Consegui colocar em prática uma ideia que estava arquivada. A todos que me acompanharam durante este ano, obrigado pela confiança. Obrigado ao pessoal do E-Ccommerce Brasil pelo espaço e parceria.

Aos amigos e leitores desejo que tenham um ano de 2017 com muitos pedidos e uma boa margem de lucro.

Feliz Natal e um Ótimo 2017 para todos nós.