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5 passos para otimizar seu e-commerce e aumentar as vendas

As páginas de produto são fundamentais para o sucesso da sua operação de e-commerce. Você gasta tempo e dinheiro para aumentar o tráfego na sua loja, então é imperativo que todas as páginas de produto ajudem a maximizar as suas conversões. Com pequenas alterações, você pode melhorar muito o desempenho destas páginas. Veja:

Design e layout

A primeira impressão é a que fica. As páginas do seu e-commerce precisam mostrar o produto e seus serviços em toda a sua glória. A chave é a simplicidade, com design simples e com ótima usabilidade.

  • Espaço branco – use sem medo para criar páginas claras e limpas. Inspiração? Qualquer página de produto da Apple;
  • Mantenha os textos curtos – mesmo que você precise oferecer muita informação, use o “Leia Mais” para manter a página limpa. E o internauta decide o que precisa;
  • Navegação – assegure-se que seu layout é claro e intuitivo. Mantenha produtos e opções de compra juntos, sempre ao lado direito da imagem. Crie uma ação forte para o cliente encher o carrinho;
  • Seja mobile friendly – você já sabe que sem a versão responsiva é penalizado pelo Google. Tenha certeza que suas páginas desempenham bem em qualquer equipamento.

Imagens inspiradoras

Imagens de alta qualidade, que chamam a atenção são fundamentais para as vendas online. Os clientes não podem conferir o produto fisicamente, então precisa ter certeza que a imagem é a representação real do produto.

  • Use imagens em alta resolução, de forma que apareçam bem tanto no smartphone como no computador;
  • Contratar um fotógrafo garante imagens inspiradoras do seu produto em ação. Imagens assim são melhores que as de qualquer arquivo;
  • Ofereça múltiplas imagens, de vários ângulos – e use a função 360º;
  • Vídeos ajudam a mostrar o seu produto e têm um grande impacto na decisão de compra.

A descrição perfeita do produto

Escreva descrições cuidadosas e bem feitas de cada serviço ou produto.

  • Textos devem vender o produto. Lembre de incluir benefícios, além das funções;
  • Inclua sempre as melhores palavras-chave nas descrições. Como os consumidores procuram por este produto?
  • Crie títulos simples e curtos que descrevam perfeitamente o produto. Por exemplo: “Calça Ellen abstract blue”. É claro, curto e informa exatamente o que está na imagem;
  • Os clientes querem saber o básico para tomar sua decisão. Por exemplo: preço, disponibilidade, entrega e opções de cor e tamanho.

Resenhas, sempre

Produtos e resenhas de clientes podem trabalhar a seu favor – sejam boas ou más. Estudos mostram que resenhas de clientes aumentam em 74% a conversão dos produtos e 71% das pessoas acreditam que as resenhas os ajudam a comprar o melhor serviço/produto.

Cross sell e upsell, sempre

Enquanto as pessoas navegam pelas páginas dos produtos você tem uma ótima oportunidade de mostrar a eles outras coisas que também podem ir para o carrinho.

  • Cross sell: são produtos complementares. Por exemplo: além da calça Ellen Abstract Blue, que tal a blusa Letícia espelhada azul?
  • Up sell: ofereça a oportunidade de comprar mais, outras funções ou upgrades do produto. Pode ser que ele escolha a versão mais cara;
  • Quando o visitante colocar um produto no carrinho, o ideal é mantê-lo nas páginas de produto, comprando, do que mandá-lo diretamente para o checkout.