5 passos para medir o sucesso de uma campanha no e-mail marketing

por Juliana Azuma Sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O e-mail marketing é um dos pilares do segmento de marketing digital. Mas como saber se uma campanha importante para a empresa e para o cliente está surtindo o efeito esperado? Confira cinco passos para conferir se sua estratégia é a mais adequada e o que fazer para corrigir problemas de percurso.

Compare os resultados com a concorrência

Verificar se sua campanha está alcançando os números médios do mercado é um indicador eficiente, apesar de não ser a única ferramenta de mensuração de um bom trabalho. Benchmarks e congressos do setor são essenciais para comparações.

Alcance a maior taxa de entrega possível

De nada adianta produzir uma campanha genial para ter seu e-mail travado na caixa de spam do cliente. Uma dica é usar diferentes endereços de email, domínio e IP para tipos de mensagens distintas (como promoções e transações).

Mantenha reputação da empresa e do servidor de e-mail intactas

Registrar-se em listas que garantam a segurança das mensagens (registro SPF, por exemplo) e realizar o cadastro na “whitelist” do provedor, que verifica a reputação de quem envia os emails, também ajuda a alcançar o público.

Limpeza e proteção da caixa de entrada

Qualquer empresa está sujeita à ataques virtuais, mas problemas internos não podem ser repassados aos clientes e consumidores. Verificar periodicamente se tudo está bem com o sistema de entrega e o conteúdo dos emails é obrigatório.

Investimento em estrutura e conteúdo

Se todas as etapas forem observadas, mas ainda assim a mensagem não for clara e objetiva, o sucesso de uma campanha de e-mail marketing estará seriamente comprometido. Por ser um canal dinâmico, é preciso fazer uma revisão de conceitos de tempos em tempos para atrais mais acessos.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.