Logo E-Commerce Brasil

5 passos para medir o sucesso de uma campanha no e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos pilares do segmento de marketing digital. Mas como saber se uma campanha importante para a empresa e para o cliente está surtindo o efeito esperado? Confira cinco passos para conferir se sua estratégia é a mais adequada e o que fazer para corrigir problemas de percurso.

Compare os resultados com a concorrência

Verificar se sua campanha está alcançando os números médios do mercado é um indicador eficiente, apesar de não ser a única ferramenta de mensuração de um bom trabalho. Benchmarks e congressos do setor são essenciais para comparações.

Alcance a maior taxa de entrega possível

De nada adianta produzir uma campanha genial para ter seu e-mail travado na caixa de spam do cliente. Uma dica é usar diferentes endereços de email, domínio e IP para tipos de mensagens distintas (como promoções e transações).

Mantenha reputação da empresa e do servidor de e-mail intactas

Registrar-se em listas que garantam a segurança das mensagens (registro SPF, por exemplo) e realizar o cadastro na “whitelist” do provedor, que verifica a reputação de quem envia os emails, também ajuda a alcançar o público.

Limpeza e proteção da caixa de entrada

Qualquer empresa está sujeita à ataques virtuais, mas problemas internos não podem ser repassados aos clientes e consumidores. Verificar periodicamente se tudo está bem com o sistema de entrega e o conteúdo dos emails é obrigatório.

Investimento em estrutura e conteúdo

Se todas as etapas forem observadas, mas ainda assim a mensagem não for clara e objetiva, o sucesso de uma campanha de e-mail marketing estará seriamente comprometido. Por ser um canal dinâmico, é preciso fazer uma revisão de conceitos de tempos em tempos para atrais mais acessos.