Acesso rápido

5 motivos para criar um blog para o seu e-commerce

por Vitor Peçanha Terça-feira, 09 de abril de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

A criação de um blog para o seu e-commerce é uma excelente maneira de otimizar os resultados, aumentar o número de clientes e tornar o seu negócio cada vez mais rentável. O segredo é, portanto, criar um blog e um bom planejamento de conteúdo para desfrutar de todos os benefícios dessa estratégia.

A criação de blog se popularizou entre as empresas que investem em marketing digital. Afinal, conteúdos bem escritos são uma forma efetiva de melhorar o rankeamento das suas páginas e aumentar a taxa de cliques orgânicos no seu site.

Sendo assim, é comum questionar se os resultados são eficazes para sites, também é interessante saber como criar um blog para o seu e-commerce.

Não por acaso, um e-commerce é, na verdade, uma página focada em pessoas que já estão preparadas para o momento de compra. Tendo isso em vista, será que realmente vale a pena investir em blog para o seu e-commerce?

Descubra nos próximos tópicos!

Como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que foca a criação de materiais relevantes, sejam blog posts, e-books, infográficos, planilhas e outros formatos.

O principal objetivo dessa estratégia é educar o mercado por meio de artigos e conteúdos completos e consultivos, que permitem ao usuário passar por todas as etapas da jornada de compra e chegar ao momento da decisão com o mínimo possível de objeções.

Quais são os benefícios de criar um blog para o seu e-commerce?

Apesar de os consumidores de um e-commerce já estarem bem avançados na jornada de compra, investir em um blog é uma excelente maneira de educar essas pessoas e aumentar, inclusive, a quantidade de possíveis novos clientes.

O segredo é criar um blog e uma rotina de conteúdos diferenciada, capaz de responder às dúvidas e necessidades do seu público, com materiais completos para melhorar o rankeamento e os resultados da sua empresa.

1. Acompanha o comportamento do usuário

Uma das vantagens mais marcantes de criar um blog para o seu e-commerce é a possibilidade de acompanhar e entender progressivamente o comportamento dos seus usuários.

Por meio de ferramentas de monitoramento da performance desses artigos, é possível descobrir quais foram os conteúdos mais acessados, quais as palavras-chave mais procuradas e, com base nisso, descobrir quais as dúvidas e objeções mais comuns do seu público.

2. Ganha autoridade no mercado

Um outro ponto que merece destaque é a possibilidade de se tornar uma autoridade no mercado. Criando conteúdos cada dia mais relevantes e com técnicas adequadas de SEO, é possível melhorar a sua posição nos mecanismos de busca e ganhar ainda mais relevância nos resultados.

Com essa vantagem, os consumidores passam a enxergar a sua empresa nos primeiros resultados do Google, ganhando autoridade e sendo entendida como a melhor alternativa entre as demais.

3. Educa seus possíveis clientes

Uma coisa é certa: com os possíveis clientes educados, as objeções de compra são menores. Os conteúdos podem ajudar a explicar quais são os produtos e serviços comercializados pela sua empresa, quais os benefícios e como eles podem auxiliar na solução de possíveis problemas e necessidades do usuário.

Esses conteúdos educativos atingem os possíveis clientes em todos os níveis da jornada de compra:
na atração de novas pessoas com conteúdos de aprendizado e descoberta;
na etapa de consideração, quando o cliente começa a buscar por possíveis soluções;
na decisão de compra, quando está na hora tomar uma decisão e realmente efetivar o processo de compra.

4. Aumenta as conversões orgânicas

Graças ao conteúdo, as conversões orgânicas aumentam consideravelmente. Isso acontece porque, como já explicamos, as pessoas que acessam um e-commerce estão prontas para o momento de conversão.

No entanto, com conteúdos das etapas de descoberta e consideração, é possível atrair pessoas que ainda não conhecem a sua marca, de forma orgânica e simples, aumentando as oportunidades de negócio e o potencial de conversões também orgânicas.

Nas conversões orgânicas, o lucro acaba sendo maior, uma vez que não é necessário fazer um grande investimento para aquisição de novos clientes, como campanhas de publicidade.

5. Cria um relacionamento de confiança com os clientes

E, claro, conteúdos de qualidade ajudam a criar e manter um relacionamento com os clientes. Isso acontece porque, como os conteúdos são consultivos e tendem a educar os consumidores, criam uma relação de confiança.

Os conteúdos também permitem trabalhar o pós-venda. Com conteúdos focados na experiência dos clientes, com os produtos e em dicas complementares, é possível reforçar ainda mais essa relação de confiança e satisfação.

Quais são os melhores formatos de conteúdo para uma loja online?

Existem vários formatos de conteúdo interessantes para uma loja online. Antes de escolher quais são as melhores opções, é preciso conhecer seu público e descobrir que tipo de material ele gosta de consumir.

Além do mais, você deve garantir que os conteúdos produzidos sejam capazes de melhorar o rankeamento e o posicionamento nos resultados de busca.

Blog posts

Os blog posts são a primeira alternativa quando o assunto é a produção de conteúdo. Dessa forma, é possível criar conteúdos completos e capazes de ranquear, bem como educar os prospects.

Esses artigos precisam ser feitos com base em possíveis palavras-chave relacionadas ao que o seu e-commerce oferece, que vão otimizar o processo de busca dos usuários e o posicionamento do negócio.

Descrição de produtos

A descrição de produtos também faz parte de uma boa estratégia de conteúdo. Invista na criação de descrições de qualidade, com todas as especificações e qualidades do produto para garantir que o seu prospect consiga todas as informações necessárias antes de decidir pela compra.

Se a sua loja online não tiver esse tipo de cuidado, os usuários podem até mesmo buscar as especificações em outras páginas, fazendo com que você perca possíveis oportunidades de venda.

E-books

Os e-books também são materiais interessantes. É possível criar materiais ricos para trocar por informações relevantes em landing page, e começar a criar uma base de leads.

Encontre os temas que são de interesse do seu público e trabalhe esses conteúdos de forma interessante e consultiva, permitindo que ele se eduque.

Esses conteúdos são considerados materiais ricos por serem diferenciados e mais complexos que um artigo para o blog. Por isso, é comum que os prospects ofereçam dados como nome, contato de email, telefone e algumas outras informações em troca do PDF completo.

Por onde começar a criar conteúdos para o seu blog?

Para dar início a uma estratégia de conteúdo para o seu blog, é preciso ter alguns cuidados. Fique atento aos detalhes que explicaremos abaixo e se organize para fazer um bom planejamento.

Identifique as personas

O primeiro passo para criar uma boa estratégia de conteúdo é a pesquisa de persona. Nesse momento, você precisa definir quais são os potenciais clientes da sua empresa, como eles se comportam, que tipo de conteúdo consomem, em quais mídias estão presentes, quais são suas necessidades e como a sua loja virtual pode ajudar em cada uma delas.

Encontre as palavras-chave adequadas

Depois de descobrir quem são as suas personas e quais são suas necessidades, é hora de fazer uma boa pesquisa de palavras-chave.

Os termos de busca vão ajudar você a identificar quais são as palavras-chave mais comuns utilizadas pelo público para procurar por produtos comercializados pela sua loja.

Com isso em mente, faça uma boa pesquisa e levante quais são os termos mais buscados e como eles podem ajudar na produção de conteúdos diferenciados para os seus clientes.

Crie uma rotina de divulgação

Depois de produzir os conteúdos com foco na persona e nas palavras-chave mais adequadas, é hora de criar uma rotina de divulgação para garantir que os materiais tenham um bom alcance.

Entre as possibilidades, estão as redes sociais, newsletters e patrocínio de publicações, por exemplo.

Nesse momento, é ideal considerar o estudo de personas, no qual você identificou quais canais seu público costuma usar para buscar informações, e garantir que você está presente nesses meios de comunicação.

Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados é primordial, mas, infelizmente, muitas empresas se esquecem desse detalhe.

Por isso, não deixe de usar ferramentas de mensuração, como o Google Analytics, e acompanhe toda a performance dos seus conteúdos.

Nesse momento, é possível descobrir quais são os conteúdos mais acessados pelo seu público e, com base nisso, criar ações estratégicas para otimizar os resultados e oferecer materiais ainda mais interessantes.

Tenha uma rotina de otimização

A rotina de otimização é fundamental para manter os resultados em constante crescimento. Por isso, com o auxílio do Google Analytics, analise quais são os conteúdos com melhor performance, quais as palavras-chave mais interessantes e veja o que as páginas que estão nas primeiras posições têm feito de diferente.

Otimize seus conteúdos com frequência para garantir que todos os materiais estão atendendo às demandas dos seus leitores e, claro, para conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca.

São vários os motivos para criar um blog para o seu e-commerce. Como vimos, o marketing de conteúdo traz diversos benefícios e ajuda a educar o mercado, reduzir as objeções de compra e aumentar também as conversões orgânicas.

Dessa forma, é possível criar uma rotina de conteúdos que ajudarão a aumentar a lucratividade da sua empresa, tornando-a cada vez mais rentável.

Que tal entender melhor essa relação e montar sua própria estratégia para turbinar os resultados no e-commerce?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.