Acesso rápido

5 motivos para apostar em plataformas online para alavancar vendas nas lojas físicas

por Marco Zolet Segunda-feira, 12 de junho de 2017   Tempo de leitura: 2 minutos

Cada vez mais as vendas online ganham relevância no setor varejista, principalmente no segmento alimentício. A área alimentícia teve nos últimos anos, uma participação modesta no e-commerce, mas com uma expectativa de crescimento bastante significativa aqui no Brasil.  Este olhar otimista deve-se ao perfil do consumidor, o qual está mudando, afinal vem aumentando o número de pessoas que andam conectadas e buscam comodidade, inclusive na hora de realizar suas compras em supermercados.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Kantar Retail, consultoria internacional de varejo, em 2025 as compras por e-commerce no segmento de varejo alimentício representarão 3% do volume total de vendas do setor no Brasil. Para isso, estima-se que as conversões online cresçam entre 30% e 40% ao ano. Números bem expressivos para um setor com crescimento impactado pela economia e pelos hábitos de consumo do brasileiro.

Analisando o potencial de desenvolvimento deste mercado e os novos hábitos dos compradores, separei cinco principais motivos para que os supermercadistas surfem nessa onda e garantam um crescimento acima da média no setor

1. Aumento da área de influência da loja;

2. Economia em investimentos em estruturas adicionais, como por exemplo centros de distribuição;

3. Redução de custos de distribuição, pela proximidade do consumidor;

4. Aumento do ticket médio;

5. Alta presença de itens frescos, como frutas, legumes e verduras na lista de compras;

Atualmente, o mercado de plataformas online para o varejo alimentar é bastante limitado e na maioria das vezes caro. Porém, algumas startups têm conseguido ajudar os supermercadistas a terem uma presença online de forma rápida e sem investimentos adicionais em estrutura logística.

Além de ter uma plataforma com uma usabilidade rápida, é preciso ser também amigável para o usuário, possuir um modelo de entrega rápida e personalizada e utilizar o modelo de economia compartilhada.

Por fim, destaco que para o varejo físico essas soluções tecnológicas oferecem uma alternativa eficiente, pois podem ajudar a incrementar as vendas, trazendo mais visibilidade da marca e até mesmo conseguindo fidelizar clientes pelo autoatendimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.