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5 melhores ferramentas de SEO para pequenos negócios

A cada ano, novas ferramentas de busca são construídas e colocadas em uso por SEOs pelo mundo. O Google atualiza seu algoritmo e especialistas em SEO adaptam, levando a indústria para frente.

Com tantas ferramentas de SEO para escolher, muitos profissionais de marketing se perguntam: quais são as melhores?

Na minha longa carreira como um profissional de SEO, eu aprendi o valor de um ferramenta poderosa e quanto tempo, dinheiro e energia elas podem economizar. Como muitas dessas são softwares standalone para Mac e PC, eu desenvolvi uma forte preferência por aplicações baseadas na web, dando mais conveniência e facilidade para acessar de qualquer dispositivo.

Então sem mais delongas, aqui estão minhas ferramentas de SEO absolutamente favoritas:

  1. Ahrefs [Link e Website Analytics]

Ahrefs é uma suite tão compreensiva para mídias sociais e SEO que ajuda a entender seu concorrente e a seu próprio conteúdo de forma melhor.

Quando chega no ponto de análise de backlinks, links e auditoria de dados para links, Ahref`s é extremamente poderosa. Eu tenho usado já faz algum tempo, e é uma das minhas ferramentas de marketing favoritas.

Ahrefs contém um tesouro nos dados dos links: o número de domínios que fazem referência a um site, quantos vem de um IP único, a fonte dos links, o histórico de crescimento dos backlinks de um site, além da força e da autoridade de um link.

O link de indexação da Ahrefs também mostrou densidade de textos ancora, links quebrados, links perdidos e muito mais, fazendo dela uma ferramenta ideal para auditoria de SEO.

A Ahrefs também conseguiu desenrolar algumas características fantásticas chamada de Content Explorer e Positions Explorer. Respectivamente, elas são as ferramentas de pesquisa de palavras-chave que compete com BuzzSumo e o Google Keyword Planner.

Uma ótima adição para uma ferramenta que era apenas para checar backlinks.

Se você é dono de um pequeno negócio que é sério sobre sua estratégia de SEO, Ahrefs é uma ferramenta indispensável que deve estar no centro da suas estratégias de marketing digital, daí o por quê ela se destaca como minha ferramenta de SEO #1 baseado na web. Ela ajuda você a entender o seu próprio site, seus concorrentes, e as oportunidades de marketing disponíveis no meio.

  1. SEMRush [Análise de concorrência]

De acordo com o recente SEO Expert Roundup, SEMRush é a ferramenta mais necessária para profissionais de SEO. De uma vez você checa backlinks, utiliza uma ferramenta de análise de dados e uma suite de pesquisa de palavras-chave, SEMRush é a mais poderosa para espionar seus concorrentes.

De longe a melhor ferramenta de análise de concorrência de SEO, disponível no mercado, SEMRush permite você entender sua competição e elevar o nível nos SERPs.

Mas não foi sempre assim. SEMRush começou como uma simples ferramenta de trackeamento do ranking, e tomou anos de desenvolvimento e adição de novas características antes de dominar a indústria do SEO. Desde então, tem crescimento sua maturidade como uma suite de marketing online.

Você pode, literalmente, roubar o tráfego de seus concorrentes utilizando o SEMRush. Comece achando todos os sites de seu nicho que são similares a você, geralmente com 10 de autoridade de domínio (DA) para o seu site. Filtre as palavras-chave orgânicas para ver o que seus concorrentes são ranhados, então crie um conteúdo melhor e tire-os do ranking.

SEMRush tem o potencial de elevar o nível da sua analise de concorrência em SEO. Use-o com sabedoria e você poderá rapidamente tomar o seu nicho de mercado.

  1. BuzzSumo [Marketing de conteúdo]

Originalmente lançado como uma ferramenta de análise de mídias sociais, BuzzSumo geralmente fica de lado em conversas sobre ferramentas de SEO. Mais recentemente, no entanto, mídias sociais e SEO estão convergindo, e o poder de BuzzSumo cresceu por ser uma ferramenta baseada na web focada em marketing de conteúdo.

Eu pessoalmente utilizo BuzzSumo para gerar novas ideias de conteúdo, seja por vídeos, artigos de blogs, guias ou apenas conversas em mídias sociais que estou me atentando. BuzzSumo é mais eficiente quando combinada com uma pesquisa de palavras-chave.

A área de backlinks da BuzzSumo é muito usual para identificar possibilidade de encontrar os alvos para novos conteúdos. Em combinação com a Técnica do Arranha Céu(Skyscraper Technique), a ferramenta ajuda você a criar o tipo de conteúdo 10x melhor que o da concorrência.

Uma dica rápida dada por AJ Gherich e Jon Cooper: você pode ver contas de influenciadores nas mídias sociais, ajudando a identificar conteúdo para suas palavras-chave.

  1. Buzzstream [Link Building e Blogger Outreach]

Entre todas as ferramentas de SEO nessa lista, BuzzStream é a única que chega perto de automação total.

Apesar do vasto número de ferramentas web-based na indústria do SEO, eu ainda estou para descobrir uma que automatiza as seguintes tarefas: qualificação de prospects, construção de listas e divulgação via e-mail.

BuzzStream chega muito perto, veja como:

BuzzStream é uma ferramenta efetiva de divulgação para blogueiros, mas mais que isso, é um CRM para gerencia relacionamento com parceiros de sua indústria.

Eu adoro ficar em contato com outros profissionais de marketing digital, e BuzzStream me ajuda a manter essa tarefa com todas as pessoas que compartilham meu conteúdo.

Para agradecê-los, eu respondo compartilhando seus conteúdos e eventualmente procurando saber melhor quem são. Dessa forma, BuzzStream ajuda a construir e manter relação de longa duração on e off line.

  1.  Agency Analytics [Relatórios]

Agency Analytics é uma grande ferramenta para analisar suas palavras-chave e mostrar o quão bem está rankeado seu site nos SERPs.

Se você possui uma pequena empresa ou gerencia alguns clientes de SEO, então esta ferramenta tem um preço competitivo e oferece uma série de características semelhantes como outras ferramentas e serviços.

Principais características:

  • Análise de rankeamento;
  • Monitor de backlinks;
  • Ferramenta de auditoria de SEO;
  • Social analytics;
  • Relatórios fáceis, Interface simples  

Gerenciar uma boa quantidade de clientes pode ser complicado, mas o simples recurso de relatórios de clientes facilita a exportação e explicação de rankings para os clientes. O painel de instrumentos tem esta aparência:

Agency Analytics é a melhor ferramenta de SEO que você já ouviu falar, mas tem ganhado força de acordo com que constrói um útil conjunto de recursos com uma interface amigável.

Conclusão

Em 2016, o que não falta são ferramentas de SEO para os pequenos empresários. Em vez de lhe dar uma lista de centenas delas e complicar sua decisão, eu revi as ferramentas mais eficazes.

Estas são as ferramentas que eu uso na minha empresa, e que têm o maior retorno sobre o investimento quando se trata de melhorar seu marketing de busca.

Quais as ferramentas que você vai escolher para o seu negócio?

Pode ser Ahrefs ou minha ferramenta de SEO, a decisão final está nas suas mãos. Eu recomendo começar com apenas uma ou duas, e então se familiarizar com elas, e em seguida, construir o seu conjunto de ferramentas a partir daí.

Possui outra ferramenta para recomendar? Quais suas favoritas?