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5 maneiras de melhorar a logística no seu e-commerce

By Andreia Silveira Friday, 21 de January de 2022   Read time: 6 minutes

A logística é essencial para uma loja online e por isso é fundamental melhorá-la cada vez mais. Para tanto, saiba como aumentar a confiança dos clientes adotando formas eficientes para melhorar a logística no seu e-commerce!

Lojas de diferentes nichos precisam investir em uma logística eficiente para garantir a sobrevivência do e-commerce. Afinal, é por meio dela que se realizam os processos de recepção, armazenamento, distribuição e transporte dos produtos.

Assim sendo, todas as decisões tomadas nesta área podem ou não resultar no sucesso da loja online. Afinal, por meio da logística o usuário encontra os itens disponíveis na loja, assim como também está ligada com a satisfação do mesmo em receber os produtos.

Mas, qual é a melhor alternativa para melhorar a logística no seu e-commerce?

Imagem de um homem segurando um tablet

Como melhorar os processos de logística no seu e-commerce

Ao trabalhar com o comércio eletrônico, você percebeu a importância de satisfazer os clientes na entrega dos produtos. Afinal, este é um processo que vai garantir ou não a confiança do mesmo em sua loja online.

Os clientes querem receber os produtos com rapidez, mas também prezam pela qualidade no serviço para evitar transtornos. Ter uma boa experiência de compra é um fator determinante para que os usuários voltem a comprar.

Portanto, elaborar um bom planejamento para que a logística supra essa necessidade é essencial e isso vai desde o armazenamento até o transporte. Algumas maneiras de melhorar a logística no seu e-commerce incluem etapas importantes, como:

  • Conferir as mercadorias e seu armazenamento;
  • Separar os pedidos, bem como a preparar a embalagem;
  • Repor o estoque;
  • Enviar e rastrear as encomendas;
  • Acompanhar as entregas e informar ao cliente.

Além disso, para melhorar o desempenho do setor é preciso:

1 – Variar nas opções de entrega

Oferecer diferentes opções de entrega dos produtos está diretamente ligado em uma maior efetivação de compra. Além disso, impacta na satisfação do cliente, já que vai além do SEDEX e PAC.

Para sair à frente dos concorrentes, ofereça opções de entrega variadas, investindo também na contratação de uma transportadora. Outro diferencial (e que pode ser usado para entregas na região) é contar com uma frota própria.

Ter uma frota para realizar a entrega dos produtos é usufruir maior controle e mais flexibilidade, garantindo assim, um nível superior na qualidade de prestação de serviços. Mas, é importante também considerar alguns gastos extras, como com a manutenção dos veículos, contratação de motoristas e do seguro para transporte de cargas, despesas com documentação e outras.

Independentemente das opções escolhidas, é essencial definir prazos para o envio e recebimento das mercadorias.

2 – Estipular prazos realistas

Não adianta querer agradar o cliente informando prazos impossíveis de serem cumpridos. Entenda que não os cumprir pode impactar diretamente na confiança dos clientes em seu e-commerce.

Para evitar problemas, trabalhe com folgas ao divulgar os prazos de entrega. Mas, não exagere na quantidade de dias para o cliente receber seus produtos.

3 – Investir em um diferencial na logística

Apostar em diferenciais nas operações logísticas são formas de conquistar e fidelizar os seus clientes, além de driblar a concorrência. Existem diferentes formas, inclusive, econômicas para implementar nas operações logísticas.

Entre elas, oferecer embalagens de qualidade, ter um prazo de entrega diferenciado, melhor preço no transporte e apostar em um atendimento personalizado. Outra forma é oferecer, no próprio site, o acompanhamento do pedido.

Assim, o cliente não precisa acessar o site da transportadora ou dos Correios, por exemplo, para saber onde está o seu produto.

4 – Integrar canais

Trata-se de uma ação que melhora o fluxo de trabalho e ajuda a conquistar e fidelizar clientes. Além disso, essa integração melhora os canais de compra, facilita os processos de trocas e devoluções, entre outros.

Afinal, é possível ter, de forma integrada em um único painel, todos os dados para melhor acompanhamento. Sem contar que, ao ter um sistema único, as falhas operacionais também são reduzidas.

5 – Se atentar aos produtos devolvidos

É bastante comum ocorrerem trocas e devoluções em um e-commerce. Mas, para manter a qualidade dos seus produtos, é importante se atentar ao processo operacional no setor responsável pela devolução.

O produto recebido deve passar pelo mesmo processo de uma mercadoria nova, ou seja, quando chega ao estoque deve ser verificado com atenção. Para isso, é importante analisar se o mesmo possui condições de venda para ser devolvido ao estoque.

Além disso, ele deve voltar ao sistema de estoque, alterando assim, a quantidade e modelo disponível em sua loja.

A atenção voltada à logística do e-commerce pode trazer excelentes resultados. Para isso, elabore um bom planejamento para conquistar lucros maiores e alcançar melhor reconhecimento em meio a tanta concorrência.

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