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5 maiores erros na hora de traçar sua estratégia de marketing

por Neil Patel Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Com o aumento dos usuários de internet e a maior interação entre eles, o marketing digital tornou-se a principal aposta das empresas para potencializar negócios e tornar a marca mais conhecida. Através de um planejamento, a empresa define quais as metas que quer alcançar para atingir seus consumidores e, com isso, divulgar uma determinada marca, serviço ou produto.

Segundo a pesquisa Media Trends 2017, realizada pela RockContent, 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais, sendo a intenção da maior parte delas divulgar suas marcas (77,4%), seguida por engajar sua audiência (63,2%).

marketing digital é capaz de transformar negócios que não faturam muito em negócios milionários, desde que seja dada a devida atenção a cada tipo de mídia e canal. Por mais que diversas mídias conversem entre si, cada uma precisa de uma estratégia específica.

Embora existam muitas estratégias e diferentes possibilidades para conectar-se com seu público, a sobrecarga de mensagens pode impedir que se chegue aos resultados desejados. Não há um momento exato para saber a hora certa de abandonar uma estratégia de marketing, mas usando as métricas corretas, é possível saber quando o desempenho é inferior ao esperado, e, a partir daí, definir qual será a ação a ser tomada: abandoná-la ou aprimorá-la.

Veja os cinco maiores erros na hora da empresa traçar sua estratégia de marketing, e saiba como evitá-los:

Não saber quem são seus clientes


Crédito: Shutterstock

Tentar vender para todos ou para as pessoas erradas não trará os resultados almejados. É preciso conhecer seus clientes, segmentá-los e entender se essas pessoas são ou não são os clientes certos para sua empresa ou marca. Coletar dados como padrões comportamentais, motivações, objetivos, renda e área ocupacional são muito importantes para saber a buyer persona do seu segmento.

Não pesquisar o suficiente


Crédito: Shutterstock

Após descobrir qual é a buyer persona do seu negócio, é necessário pesquisar se a campanha que será trabalhada atingirá os canais e o público corretos. É comum uma empresa errar o alvo e irritar seu público, e que às vezes as melhores ideias podem não atingir as pessoas da forma esperada.

É fundamental completar as informações sobre a persona com pesquisas de mercado que mostrem que sua mensagem e o canal que utilizará são adequados.

Utilizar métricas de sucesso erradas ou irreais


Crédito: Shutterstock

Há muitos indicadores para o marketing digital: aumentar o reconhecimento da marca; elevar as vendas; conversões aprimoradas; maior engajamento do cliente. Mas cada métrica deve estar alinhada ao objetivo, para que não haja erro nos dados.

A escolha inadequada da métrica pode criar percepções confusas e irreais. O melhor a fazer é pesquisar qual é a mais apropriada e utilizá-la em campanhas individuais.

Transmitir mensagem errada


Crédito: Shutterstock

Quanto maior o público para o qual será transmitido um conceito ou uma ideia, mais elaborada deve ser a mensagem. Uma informação mal interpretada pode gerar erros catastróficos para uma marca. É difícil se recuperar de uma mensagem errada, especialmente quando você irrita o seu público.

Divulgar conteúdo na hora errada


Crédito: Shutterstock

É preciso entender a atividade do público-alvo da empresa, e como ela muda ao longo dos dias, semanas e meses. É possível criar uma campanha perfeita, mas que não trará tantos resultados tanto se fosse lançada em outro momento.

Um conteúdo eficaz, divulgado no tempo certo, pode resolver os principais pontos que você tem a melhorar em suas métricas. Para isso, existem muitas ferramentas  que podem ser utilizadas, que indicam os melhores horários para enviar e-mails, tweets ou fazer posts no Facebook.

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