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5 lições que Steve Jobs deixou sobre estratégias de marketing

Por: Diego Carmona

Diretor executivo e CVO do Lead Lovers, plataforma pioneira do Brasil a oferecer ferramentas e serviços completos para empreendedores e empresas no segmento de Marketing Digital.

Steve Jobs, fundador da Apple, foi sem dúvidas uma pessoa marcante para o empreendedorismo. Não apenas pelos produtos que criou e aperfeiçoou, mas também, pelas estratégias de marketing e lições de vida, que conquistaram milhares de fãs por todo o mundo.

Devido ao seu legado tão grande de conhecimento, Jobs será o tema deste artigo. Veja a seguir algumas das muitas lições que este gênio nos deixou, explicaremos porque essas estratégias são tão importantes para o marketing, inclusive, na área de desenvolvimento pessoal. Confira!

1. Crie um grande produto
Steve Jobs não queria apenas criar produtos e vender, ele queria um grande produto, que aliasse tecnologia com as vontades e necessidades dos clientes.

Os produtos da Apple não são apenas computadores e celulares, são produtos que vão além, desde a tecnologia que oferecem, até o acabamento requintado, a embalagem e o conceito de que é o melhor porque é o que você precisa.

Quando você estiver pensando na criação do seu marketing, não foque apenas no produto ou serviço final que for entregar ao seu cliente, pense no todo, pense grande. Reflita sobre a forma de entrega, o relacionamento, a presença da sua marca… Enfim, mostre profissionalismo e conceito.

Uma ótima forma de criar conceitos e desenvolver a marca ou o que você oferece é por meio do Marketing de Conteúdo. Conteúdo relevante e de qualidade favorece a criação da autoridade sobre determinado assunto, ajuda muito para que as pessoas te conheçam e vejam que você oferece muito mais.

2. Venda sonhos e não apenas produtos
Jobs conseguiu criar um conceito grande e perfeito para o seu negócio: transformar os produtos da marca em um sonho de consumo para milhares de pessoas.

A Apple reinventou produtos, melhorou a tecnologia e criou uma ideologia. As pessoas não falam que tem um smartphone, elas dizem que tem um iPhone da Apple.

E é assim que ele criou e tratava esta ideologia, dizendo que a Apple não vê as pessoas como consumidores, e sim, pessoas com sonhos e ambições. E ressalta que a empresa criou produtos que ajudam essas pessoas a realizarem estes desejos de consumo.

É mais ou menos o que acontece com o Marketing Viral, as pessoas compartilham o que estão vendo, não pensando na marca e que estão fazendo a propaganda de alguém, mas pelo conceito que está atrelado aquela ideia. Mais pela intenção, do que pelo produto.

Todos nós temos sonhos e ambições, alguns sonham mais alto e outros mais com os pés no chão. No entanto, quando você conhece bem o seu público-alvo ou os consumidores que deseja conquistar, também sabe quais são os limites dos sonhos deles. E é neste limite que você deve se apresentar e conquistá-lo, mas não pelo que você é, e sim porque pode oferecer o que ele precisa.

3. Evangelize seus clientes
Evangelizar os seus clientes é conseguir fazer com que eles vistam a camisa da marca, de uma forma que eles quase não percebam mais que aquilo é uma marca e comecem a considerá-la uma ideologia, um estilo de vida, um comportamento, um modo de pensar.

Outras marcas, além da Apple, também conseguiram fazer isso, como o McDonald’s. Seus fãs são de uma fidelidade muito forte e não dizem que vão comer um sanduíche, eles vão comer um Mc.

Marcas assim possuem a mais rica propaganda, que é a baseada em experiência de consumidores reais.

Essa mesma estratégia é desenvolvida pelo Inbound Marketing, também chamado de novo marketing. Mas que, no entanto, não é tão novo assim se analisarmos o marketing que era desenvolvido por Jobs.

4. Simplifique sempre
Jobs dizia que a simplicidade era a essência dos produtos da Apple. Você pode até achar que seja um pouco absurdo em se tratando de produtos com tanto requinte e um alto valor de mercado. No entanto, pare e comece a se lembrar dos produtos, eles são de fato simples.

O mouse da Apple é uma base lisa com o símbolo da marca, apenas isso. O design pode ser inovador, sem dúvidas, mas a aparência dos aparelhos preza pela simplicidade e delicadeza. Na Apple, uma coisa é clara: menos é mais.

Aplicando isso ao marketing é possível ver claramente que: quanto mais incrementos você coloca em algo que esteja fazendo, mais confuso o seu público ficará no momento da escolha. Seja porque o resultado visto por ele pode parecer complicado demais e ele desiste ou por dispersar tanto a atenção para tantos detalhes, que fica difícil focar no principal.

5. Inove a marca
Inovar a marca é estar atento ao que as pessoas precisam e se adiantar oferecendo o que elas não esperavam, surpreender.

Jobs dizia a sua equipe que inovar era muito pouco, que era preciso sonhar, pensar grande, se colocar nos lugares das pessoas que estavam com um iPhone na mão e não mais se satisfaziam com ele, que desejavam e ansiavam por mais. Que ficavam atentas esperando qual seria a grande novidade que a Apple lançaria no próximo ano, ou, até mesmo, no próximo mês.

Steve Jobs sempre dizia a sua equipe que não há mal nenhum em roubar grandes ideias, desde que você as reinvente e se torne o melhor naquilo que se propôs a fazer.

Essas lições de estratégias de marketing também são válidas para quem é prestador de serviços ou empreendedor individual e que está desenvolvendo o seu próprio Marketing Pessoal.

As lições de Jobs não são direcionadas apenas para criação e venda de produtos, mas lições de vida e de empreendedorismo que podemos utilizar em diversas circunstâncias, como ele mesmo dizia: “Nós estamos aqui para fazer a diferença no universo, por qual outro motivo estaríamos aqui”?