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5 integrações essenciais para alavancar um e-commerce

por Thiago Lima Terça-feira, 28 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A rotina operacional de um ecommerce demanda um alto investimento de tempo e de recursos humanos para administrar todas as etapas do negócio de forma manual, o que aumenta consideravelmente as despesas da empresa.

Diante deste cenário, a integração de sistemas é a aposta dos proprietários de comércio eletrônico para automatizar processos, economizando tempo e, consequentemente, aumentando os lucros.

Listei as cinco integrações essenciais para o bom funcionamento de uma loja virtual. Confira:

Sistemas de gestão ERP 

Integrar o sistema de gestão, ou, ERP (Enterprise Resource Planning) facilita a operação de um ecommerce, pois otimiza a troca de informações entre a plataforma e o sistema responsável pela administração das principais áreas do negócio, como as fiscais e contábeis. Unir os dois sistemas diminui as chances de erros administrativos e fraudes.

Sistemas de relacionamento com o consumidor – CRM 

Outro sistema que, quando integrado, diminui o tempo gasto com operações de rotina é o CRM (Customer Relationship Manager). Utilizado para administrar o relacionamento com o consumidor, a integração com o CRM permite obter informações sobre o cliente de forma mais rápida, ideal para tomar decisões e planejar estratégias com agilidade.

Financeiro

Integrar os sistemas utilizados para a área financeira da loja traz segurança para as transações, gerando mais tranquilidade tanto para o cliente quanto para o lojista.

Marketplaces

Para os empreendedores que apostam também na venda em marketplaces, a integração é essencial para facilitar a administração das vendas, pois automatiza atualizações e sincroniza informações importantes nas duas plataformas, como as de preço e estoque.

Marketing e comunicação 

Por último, as integrações de sistemas para envios de e-mails, redes sociais outros recursos utilizados nas estratégias de marketing e comunicação de um ecommerce traz mais eficácia para as ações e facilita a captação das informações essenciais para colocá-las em prática.

Novas tecnologias facilitam integração para PMEs

Mesmo com todos os benefícios, as integrações costumam exigir um alto investimento, o que inviabiliza a aplicação para pequenos e médios lojistas, além dos gastos com manutenções recorrentes. Para solucionar essa questão, a startup brasileira LinkApi automatiza a integração com planos a partir de R$ 1 mil reais por mês.

O nosso objetivo é simplificar a forma de fazer uma integração. Por meio de uma plataforma intuitiva que automatiza todo o processo, o próprio cliente pode fazer a configuração em poucos cliques.

Por meio da plataforma, é possível integrar o sistema de ecommerce aos mais de 50 conectores disponíveis contar com atualizações automáticas diariamente para assegurar o funcionamento das integrações.

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