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5 formas de agregar valor às embalagens de produtos

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 03 de abril de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Na operação de uma loja virtual, o objetivo principal é fazer com que o visitante conclua um pedido. Muitas vezes, os lojistas não se preocupam com o que vem depois da compra efetivada, deixando de lado um potencial para trabalhar a fidelização.

No entanto, o pedido na sua loja só é concluído quando o cliente recebe a compra em casa, abre a embalagem e verifica o estado do produto. Esse primeiro contato do cliente com o produto e com sua marca é tão importante quanto a experiência que ele tem ao navegar e comprar na sua loja.

Nesse sentido, vou abordar aqui ideias para valorizar a experiência do consumidor no recebimento da mercadoria e preparar embalagens que surpreendam os seus clientes.

A importância da embalagem no e-commerce

Não há como discutir, a embalagem é a apresentação do seu produto e a impressão inicial que o cliente irá criar da sua marca. Por isso, investir em uma entrega diferenciada tem a capacidade de influenciar na ideia positiva ou negativa que o consumidor irá criar em relação ao seu negócio.

Em outras palavras, esse momento conta na experiência do consumidor. Mesmo após finalizar a compra, ele continua em contato com sua loja e a chegada do pedido é crucial para ele construir um pensamento final sobre a marca. Além disso, a embalagem pode ser um ótimo meio para se destacar diante dos seus concorrentes, bem como agregar valor à marca e ao produto.

Dicas para valorizar a embalagem dos seus produtos

1. Envie amostras

Se você tem a possibilidade de conseguir amostras gratuitas de produtos com seus fornecedores, use-as para enviar aos clientes. Com essa prática, você apresenta a seu cliente um novo produto e tem a possibilidade de fazer uma nova venda. Uma dica é pensar em produtos que tenham alguma relação com o item comprado e que combine minimamente com o cliente. Por exemplo, se você vende cosméticos e a venda foi de um produto para cabelos oleosos, vale escolher um creme ou algo para o mesmo tipo de cabelo. Dessa forma, seu cliente poderá, de fato, utilizar o produto e ficará muito satisfeito em receber um novo item de forma gratuita.

2. Mande pequenos brindes

Assim como as amostras grátis, os pequenos brindes e presentes irão surpreender seus clientes. Não precisa ser nada fora do seu orçamento, basta algo simples para transmitir a impressão de cuidado e atenção com o cliente. Você pode enviar algo útil, como um mousepad, uma pequena agenda ou algum outro produto que desperte o interesse do cliente. Presentear com um produto que está no seu catálogo é uma boa ideia, isso porque você acaba fazendo propaganda de outro item.

3. Ofereça descontos

Você pode enviar o desconto diretamente no e-mail do cliente, mas, por que não surpreendê-lo enviando junto com a compra? Ao abrir a embalagem e encontrar um desconto que não estava esperando, o cliente tem a chance de efetivar uma nova compra. Escolha ofertas personalizadas, como um desconto em uma categoria de produtos baseado nas compras anteriores ou em um produto que ele já visualizou. A ideia aqui é fazer com que ele volte à loja e faça um novo pedido, por isso, ofertar frete grátis na segunda compra também é uma alternativa que irá agradar.

4. Personalize bilhetes

Imagina abrir uma caixa e ver que alguém escreveu um bilhete à mão? O ato demonstra que cada cliente é único e que sua marca se preocupa com aqueles que escolhem sua loja. Escreva uma mensagem positiva ou convide o cliente para te seguir nas redes sociais. Essa conexão com o cliente também mostra que existem pessoas reais trabalhando por trás daquele mundo virtual. Além disso, sua empresa ainda pode ganhar mídia espontânea, caso o cliente resolva divulgar o que recebeu nas próprias redes sociais.

5. Oferte embalagens diferenciadas

Ofereça ao cliente a possibilidade de embalar os produtos para presente e tenha à disposição papéis com temas diferentes. Você pode ofertar a possibilidade de adicionar um cartão e enviar junto um outro mimo, como um chocolate. Nas embalagens, oferte a opção de embrulho com materiais sustentáveis, essa consciência também agrega valor à sua entrega e demonstra que a empresa se preocupa com essa causa.

Contudo, criar uma experiência de unboxing única pode ser uma vantagem competitiva para sua empresa, não só para gerar recompras, mas também para conquistar novos clientes. Por isso, avalie que tipo de experiência elas estão passando para seus clientes e procure repensar suas embalagens. Com mudanças simples você pode transformar esse momento final da compra e ganhar mais prestígio e admiração dos consumidores.

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