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5 estratégias para aumentar as vendas do e-commerce no dia dos pais

por Vinícius Guimarães Segunda-feira, 05 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Para os consumidores, isso significa encontrar o presente perfeito para celebrar com os pais. No entanto, para os profissionais de marketing de e-commerce, a data especial é uma oportunidade para criar campanhas criativas e de alta conversão.

Com a melhora da economia, pesquisas mostram que os brasileiros estão mais dispostos a gastar com o dia dos pais. Contudo, os benefícios vão além das vendas. Investir em eventos sazonais também cria um relacionamento duradouro com seu cliente.

Para destacar sua empresa nessa data importante, selecionamos 5 principais estratégias de marketing. Veja a seguir.

1. Sua oferta em foco

O Dia dos Pais, muitas vezes, parece se perder nas sombras do grande Dia das Mães. Porém, o problema não está em se esquecer dos pais, pois o que seus clientes precisam é de um lembrete gentil de vez em quando.

Você pode implementar uma pop-up de saída ou entrada em seu site, além de banners chamativos em sua página principal. Crie também uma página personalizada com o tema para destacar suas ofertas. Se possível, ofereça um cupom de desconto limitado para incentivar uma compra por impulso.

Exemplos de cupons:

  • 15% off para os produtos da lista;
  • frete grátis acima de 200 reais;
  • frete grátis para determinadas regiões;
  • compre 1 e leve 2;
  • brinde surpresa na compra de 2 itens;
  • ofertas com limite de duração ou estoque;
  • kits exclusivos e limitados;
  • desconto progressivo até 50%.

É importante colocar o alerta algumas semanas antes da comemoração. Um problema comum é que muitas transportadoras podem aumentar o prazo de frete nesse período, então adicione alguns dias em seu tempo de entrega para evitar imprevistos.

Você pode ter uma lista de produtos em oferta, mas procure evidenciar um único item ou kit em suas divulgações. Dessa forma, elimine o trabalho de escolha do cliente com uma oferta estrela, que seja única e irresistível.

Outro detalhe sutil e profissional é personalizar as embalagens para o Dia dos Pais e você ainda pode reaproveitar os pacotes no próximo ano.

2. Histórico de clientes

Além de impactar sua base atual, procure os clientes que compraram de você nos anos anteriores. Você pode fazer uma oferta única para os melhores compradores. Para essa demanda, e-mails personalizados sempre têm maior taxa de abertura e engajamento.

Mostre suas novidades do ano e ofereça uma vantagem especial. De preferência, uma oferta que complemente os produtos já adquiridos. Isso porque fidelizar antigos clientes é bem mais barato do que conquistar novos.

Essa tática de marketing é fantástica, porque você valoriza cada pessoa. Isso é muito raro em grandes lojas, consequentemente, a pessoa ficará surpresa e agradecida. Aproveite também para coletar feedbacks sobre os produtos do ano anterior.

Para os clientes atuais, não esqueça de destacar sua oferta estrela nos e-mails de carrinho abandonado.

3. Campanhas segmentadas para o dia dos pais

Para impulsionar as vendas, considere a criação de ofertas promocionais segmentadas. Separar sua base de clientes em pequenos nichos pode aumentar drasticamente sua conversão.

Por exemplo, você pode segmentar:

  • clientes com ticket médio alto;
  • clientes novos ou antigos;
  • clientes que mais interagem com promoções;
  • por gênero ou faixa etária;
  • por região ou cidade.

Principalmente para uma base pequena, enviar mensagens genéricas não é uma boa solução. Faça testes constantes e descubra como conquistar o melhor engajamento para cada público.

Quando feito de forma correta e criativa, o e-mail marketing ainda é uma excelente forma de comunicação, coleta de dados e vendas. Use uma plataforma de e-mails que possa oferecer todos esses recursos.

4. O poder das redes sociais

Aproveite também outros canais para impactar sua audiência. Os anúncios nas redes sociais, por exemplo, podem ser segmentados de inúmeras formas. Você pode usar o pixel do Facebook para rastrear o comportamento dos seus usuários, incluindo:

  • páginas visitadas;
  • cadastros no site;
  • usuários que chegaram até o carrinho;
  • usuários que compraram.

O Facebook analisa todos esses dados para montar o seu perfil ideal de cliente. Em seguida, você pode segmentar um anúncio para pessoas que já visitaram seu site, ou ainda, para pessoas parecidas com seus clientes (Público Semelhante).

E claro, faça postagens e stories em seu perfil comercial para divulgar a campanha. Lembre-se que ninguém entra nas redes sociais para fazer compras, então é importante encontrar um equilíbrio saudável entre conteúdo e anúncios.

As redes sociais devem ser usadas para gerar valor de alguma forma, seja com entretenimento ou conteúdo educativo. Para o Dia dos Pais, você pode criar diferentes sugestões para cada perfil: atléticos, trabalhadores manuais, aventureiros, artísticos, elegantes ou que adoram cozinhar.

5. Parcerias com influencers

Ainda nas redes sociais, uma estratégia eficaz é patrocinar influenciadores que atuam no seu nicho de mercado.

Esses profissionais têm a vantagem de influenciar os desejos e opiniões dos seus seguidores. Sendo assim, eles podem promover produtos com mais naturalidade.

Seus seguidores ou fãs são engajados e, por haver uma conexão íntima, eles estão mais aptos a tomar uma ação.

Além de ajudar na criação de campanhas criativas (no Instagram ou YouTube, por exemplo), os influenciadores de nicho podem impactar o público ideal para o seu negócio. Para isso, analise o conteúdo, audiência e comportamento do profissional.

A vantagem dessa estratégia é “aproveitar” a autoridade do produtor de conteúdo. Influenciadores retém o ativo mais importante do marketing digital: a atenção das pessoas. Por isso, essas campanhas podem apresentar um custo-benefício melhor se comparadas com anúncios normais.

O sucesso da ação está em identificar os profissionais que estejam em sintonia com seus clientes em potencial. Dessa forma, quanto mais natural e autêntica uma divulgação, melhores serão as chances de engajamento e vendas.

É importante lembrar que, todas essas campanhas para o dia dos pais somente podem ser feitas por lojas que têm um site próprio. Não faz sentido investir tempo e dinheiro para gerar tráfego para o marketplace, por exemplo.

Em um marketplace, você não pode rastrear, coletar dados ou interagir com potenciais clientes. Ou seja, você não tem controle sobre o seu negócio e as pessoas estão comprando do marketplace, não de você.

Aproveite essas dicas para criar ofertas incríveis em datas especiais!

Publicado com a autorização do autor. Link original de publicação: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/dia-dos-pais-estrategias-aumentar-vendas/

 

 

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