5 erros mais comuns que as empresas cometem com o marketing de relacionamento

por Fábio Ricotta Segunda-feira, 03 de outubro de 2016

Dentre todos os fatores considerados para o crescimento de uma empresa na internet, o relacionamento com o cliente é um dos mais semelhante ao que deve ser feito no ambiente offline. No fim das contas, o comportamento diante de um cliente, seja ele qual for, deve ser sempre atencioso e focado na qualidade. Por isso, listo aqui os cinco erros mais comuns que podem ser evitados por qualquer empresa na relação com os clientes.

1) Encarar como um simples número

Tanto um contato via e-mail quanto um comprador de uma loja ou um possível representante a realizar um negócio, é um grande erro considera-lo apenas mais um. O objetivo de toda empresa é sanar as dores dos clientes, por isso encare todo e qualquer cliente como alguém que tem dores e especificidades. É importante treinar sempre a visão de que os clientes não são apenas um número. São pessoas com problemas que você pode resolver.

2) Vender só uma vez

O remarketing é uma das práticas mais importantes para vender mais e aumentar o faturamento. Enquanto que gerenciar listas de remarketing no Google AdWords e Facebook faz parte do trabalho primordial de marketing digital, é possível manter o pensamento de que não se vende ou não se atinge um cliente uma só vez. O simples fato de encarar todo cliente como alguém que deverá voltar, e todo potencial cliente como alguém a poucos passos da compra, permite criar ações inteligentes e voltadas para a experiência do consumidor.

3) Esquecer-se do pós-venda

Até mesmo as pesquisas de satisfação, material básico para qualquer empresa compreender o quanto os clientes estão satisfeitos, são pouco utilizadas. É preciso dedicar parte do esforço a saber o nível de contentamento dos clientes.

Também alerto para o fato de que não é preciso ficar preso a pesquisas de satisfação. Dependendo do seu negócio, você pode simplesmente enviar um e-mail ou ligar para os clientes e entender o que eles acham dos produtos ou serviços, pois existem ferramentas de pesquisa online que também podem ser utilizadas.

4) Esquecer-se do cliente

Embora pareça óbvio, existem empresas que acabam se esquecendo de determinados clientes, seja porque acredita que o serviço vem sendo prestado satisfatoriamente, ou porque não houve interesse em comprar mais produtos. O importante é tentar sempre se adiantar às demandas que podem vir do cliente e usar todas as ferramentas possíveis para lembrar de datas importantes, como o dia da profissão dele ou a sua data de aniversário, como fazem as lojas do varejo.

5) Dificultar a solução dos problemas

Lembre-se de investir em facilitar ao máximo a vida do cliente. O mundo todo já oferece dificuldades, por isso vende mais a empresa que consegue facilitar tudo o que for possível para o cliente. Atualmente, um atendimento ao cliente via Whatsapp pode ser a maneira mais fácil de manter contato. Tudo precisa ser o mais simples possível, por isso que é preciso investir em sites e sistemas intuitivos. Pergunte-se sempre se você está ajudando o cliente a ter menos problemas ou criando ainda mais trabalho para ele.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ótima lista. Infelizmente, muitas marcas acabam esquecendo de se posicionar como algo criado por pessoas reais, “humanas”. É importante resgatar esse cuidado no relacionamento com todos os clientes, tanto os que mais compram quanto os menores (que, muitas vezes, têm um enorme potencial escondido).

    http://nuvemshop.com.br/blog

    Responder
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER