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5 erros de entrega no e-commerce cross-border e como evitá-los

Um dos grandes benefícios do e-commerce é a habilidade de alcançar consumidores a nível global, mas uma das maiores dores de cabeça é entregar os produtos que os consumidores pedem.

Uma boa entrega tem tudo a ver com a melhor gestão e esperar pelo pior, principalmente nos períodos de pico. O tempo que passei nas “trincheiras” me ensinou que é melhor prometer um prazo de entrega longo e surpreender o consumidor no dia a dia, que frustrá-lo ou preocupá-lo.

Mesmo durante os ciclos de pico, as melhores práticas de entrega são a exploração contínua de alternativas para tirar o melhor custo-benefício para o consumidor e então exceder a expectativa dele ao entregar um valor verdadeiro e encorajar a fidelização. Infelizmente, os erros na entrega são frequentemente aprendidos pelo caminho mais duro; depois que os clientes reclamam e perdem tempo e dinheiro, principalmente quando entram em um novo mercado.

Spreadshirt (loja online de moda e acessórios) está presente em 20 mercados e entregamos para 200 países. Confira as cinco melhores dicas de como evitar os erros comuns de entrega cross-border e como escalar internacionalmente:

1. Pesquisar regulamentações pertinentes e alfândega

Vamos começar pela parte chata. Cada país tem uma legislação específica na alfândega e elas não são intercambiáveis. Um produto que funciona para um mercado pode significar estoque encalhado na alfândega em outros casos. Pesquise quais são as exigências necessárias na alfândega para cada tipo de pacote tais como certificados que provem o país de origem do produto antes de comunicar as expectativas de entrega para seus clientes.

2. Verifique suas etiquetas, sério

Como parte de nossa estratégia de expansão global, investigamos a causa de nossos altos custos com frete. Nós logo descobrimos que nós estávamos pagando mais de $60 mil dólares por produtos que simplesmente não eram “entregáveis” por conta de endereços inválidos de nossos clientes. Nossa empresa de entrega poderia então cobrar pelo envio do pacote de volta, então nós pagamos a alfândega e as taxas de frete duas vezes para cada pacote não entregue.

Agora nós focamos em um sistema mais rentável de verificação de endereços para reduzir esse tipo de erro. Tenha em mente que esses pacotes e etiquetas também precisam de outras marcações específicas, mostrando informações como país de origem e presença de qualquer material perigoso. É importante aperfeiçoar as especificações de etiquetagem e também falar com seu entregador, que pode avisar você sobre qualquer erro de etiquetagem que pode ocorrer.

3. Escolha a empresa de entrega certa para o seu destino

Descobrimos que nenhuma das empresas ou métodos internacionais de entrega é a melhor provedora em todas as circunstâncias. Algumas empresas de entrega têm relações estabelecidas com as alfândegas em destinos específicos, então escolher uma empresa para um país específico pode acelerar a entrega para seus clientes. A maioria das empresas de entrega com forte presença em um país provavelmente também tem um escritório físico no local de destino.

4. Conheça quem vai manusear seu produto 

Lembre-se de perguntar quem realmente está manuseando seus produtos! Quando você contrata um serviço de entrega, a empresa não deve, necessariamente, fazer o manuseio do produto. Geralmente a empresa que devolve o produto à organização de gestão do frete, que então manuseia o cronograma e o método de entrega. Uma vez que a gestão da empresa queira lucrar, ela pode, com frequência entregar usando a forma mais barata possível, que geralmente é a mais lenta.

5. Certifique-se que os produtos são empacotados da forma correta 

Descubra o número de vezes que um pacote será manuseado e o modo de transporte e certifique-se que seu produto será empacotado de forma segura e esteja intacto na chegada. Você também precisa estar atento a qualquer regulação de armazenagem em contêineres no país de destino. Negócios que usam pallets de madeira, por exemplo, podem não estar cientes que alguns países regulamentam embalagens de madeira para controlar pragas e pedem às empresas que sigam padrões específicos.

Conforme crescemos internacionalmente aprendemos que a entrega é um processo complicado e a maioria das empresas de e-commerce não vão se tornar experts em frete. De qualquer forma, você vai precisar ser curioso sobre os problemas que permeiam as entregas internacionais porque elas são importantes para o seu sucesso global e que, isso geralmente muda diariamente.

Um bom começo é checar todas as bases, como etiquetas e regulamentações e adotar uma abordagem multi-operadora, como o mesmo processo não vai funcionar em todos os países. Isto vai permitir que você ofereça aos seus clientes mais flexibilidade de entrega. Você vai precisar ser tão competitivo quanto os varejistas locais desde o começo. Do contrário, os clientes vão começar a imaginar que seu produto não chegará a tempo, e sua entrega na sua expansão cross-border pode se tornar rapidamente um pesadelo.

Web-only retailer Spreadshirt Inc. is No. 431 in the 2015 Internet Retailer Top 500, and No. 219 in the Europe 500, according to Top500Guide.com.

Republicado com autorização do autor. Disponível em: https://www.internetretailer.com/commentary/2016/01/21/a5-cross-border-e-commerce-shipping-mistakes