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5 dicas vencedoras para ter sucesso em branding global e comércio eletrônico sem fronteiras

por Suman Das Terça-feira, 31 de julho de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

E-commerce sem fronteiras é um fenômeno que, silenciosamente, ganhou um impulso significativo. Hoje, mais do que nunca, os clientes compram produtos de vendedores que não estão dentro dos limites de suas fronteiras geográficas.

Para descrever a magnitude e o potencial do comércio eletrônico sem fronteiras, a Accenture publicou um relatório em 2018, afirmando que, em 2020, mais de 2 bilhões de e-consumidores, ou 60% da população global alvo, estarão realizando 13,5% de seu consumo de varejo online, o equivalente a um valor de mercado de US$ 3,4 trilhões.

Vantagens do comércio eletrônico sem fronteiras

O comércio eletrônico sem fronteiras tomou o mundo e permitiu que as PMEs expandissem seu alcance e crescimento explorando mercados estrangeiros. Com a quantidade de compradores online aumentando aos montes, aqui estão algumas vantagens desse fenômeno: 

  1. Expansão internacional: o comércio eletrônico sem fronteiras beneficia os vendedores, varejistas e marcas, à medida que eles têm a oportunidade de expandir seus negócios com uma economia global em expansão.
  2. Aumento de receita: Maior demanda e venda do produto resulta em maior receita.
  3. Conhecimento de marca: Oferecer produtos que atendam às necessidades e exigências dos clientes ajuda a difundir o conhecimento da marca.
  4. Maior acesso aos clientes finais: Reduzir o preço de venda ajudará a atrair mais clientes no mercado internacional.
  5. Maior sustentabilidade dos negócios: Os vendedores não precisam se preocupar, pois sua marca se posicionará e se manterá no mercado global com popularidade e conhecimento por parte dos clientes.

Desafios do comércio eletrônico sem fronteiras 

Apesar de interessante, a venda para consumidores em outros países vem com seu próprio conjunto de desafios. Esses obstáculos, se não forem resolvidos logo no início, muitas vezes podem manter as possíveis histórias de sucesso no comércio eletrônico global longe do crescimento esperado. 

Além dos problemas de confiança em relação aos vendedores estrangeiros, há alguns desafios que surgem quando você leva sua loja e produtos ao exterior: 

  1. Idioma: quando se trata de vender no exterior, um dos maiores desafios é criar seu site em vários idiomas para atender a todas as regiões. Não é possível confiar totalmente na tradução baseada em navegador.
  2. Meios de pagamento: Esta é uma das principais causas do abandono do carrinho de compras. Você não apenas precisará implementar meios de pagamento adequados, mas também terá que cuidar de logística e custos de envio para outros países.
  3. Marketing: Quando se trata de marketing, uma única campanha não vai funcionar. Cada região ou país precisará de mensagens que tenham as nuances específicas para chamar a atenção do consumidor local para fazer negócios com você.

Como você constrói sua marca globalmente? 

Projetar sua loja de comércio eletrônico para o mundo não é uma tarefa fácil e requer um esforço sério. A única maneira de cumprir essa grande missão é dar um passo de cada vez. Identificar as áreas que precisam de cuidado, priorizá-las, arregaçar as mangas e começar a trabalhar, é um bom início.

  1. Pareça um estrangeiro, mas fale como um local ao expandir para mercados globais 

Para um vendedor, um dos maiores desafios para entrar em novos mercados é gerar demanda, além da necessidade de participar e construir uma presença notável em marketplaces locais, como o T-Mall na China ou Americanas.com no Brasil. 

E não esqueça a necessidade de falar com um local. Como mencionado anteriormente, seu marketing precisa abordar as nuances regionais. Como profissional de marketing, a forma de realizar sua comunicação, além de usar o idioma local, é claro, terá um grande impacto sobre como seu produto e sua marca são percebidos na região. Devem ser feitos esforços para localizar sua marca e tornar sua presença online forte e relevante para o usuário final local. 

  1. Seja sem fronteiras em seu marketing 

Como um negócio, quando você planeja se tornar global, é imperativo considerar o fator que não adere às fronteiras. Com uma variedade de plataformas digitais disponíveis para os consumidores e a conectividade contínua entre ‘amigos’, o conteúdo se move suavemente através das fronteiras e as histórias de marca são compartilhadas internacionalmente com o clique de um botão. 

Neste mundo de marketing sem fronteiras, você precisa construir uma cultura de marca forte e consistente; e fazer uma promessa de marca que transcenda o idioma. Mantendo seus valores e sua mensagem subjacente claros, você pode alterar a mensagem ao se comunicar com públicos diferentes, ao mesmo tempo em que mantém sua identidade de marca em qualquer geografia. Por exemplo, quando você revisa o tom de voz próprio da Coca-Cola, ela é tão vibrante em espanhol quanto em inglês, cantonês, twi ou holandês. 

  1. Crie e desenvolva a visão da marca 

O primeiro passo para ser uma marca global começa com a mentalidade certa. A visão e a missão da empresa devem ser globais e todos os passos necessários devem ajudar a concretizar esse objetivo. Todos os elementos da sua loja de comércio eletrônico precisam ter um valor global. Sua comunicação deve ser fácil de compreender e deve facilmente entrar em ressonância com o usuário.

Por exemplo, o nome do seu domínio e como ele pode fortalecer sua marca. Com o alcance de novas extensões de domínio disponíveis hoje, metade da comunicação pode ser feita com o nome do seu domínio. Em vez de ir com algo genérico, você poderia escolher algo mais específico, como o domínio .STORE para o seu e-commerce ou loja online.

.STORE é uma nova extensão de domínio intuitiva, especificamente destinada à indústria de varejo e e-commerce. A palavra-chave “store” (ou loja) é amplamente compreendida e é usada comumente como um sufixo de marca em pesquisas online, através de vários países.

Portanto, um vendedor global na internet pode obter os seguintes benefícios usando a extensão de domínio .STORE: 

  1. Ajuda com o recall da marca porque se destaca entre outros domínios genéricos
  2. Transmite os atributos da marca da sua loja da maneira mais direta e eficaz
  3. Fica gravada na memória dos seus clientes para que eles possam acessar seu website
  4. É relevante e constrói uma conexão instantânea com o visitante
  5. Conta sua história de marca de forma articulada com o mínimo de palavras
  1. Ativa uma estratégia de implementação global 

Os mercados estrangeiros são, bem, estrangeiros. Se você nunca operou em outros mercados como vendedor, então não faz ideia do que esperar ou como dimensionar. Uma das expectativas mais básicas aqui é fazer uma pesquisa detalhada e suar muito para aprender sobre novos mercados – seja tendências, comportamentos do consumidor, competidores, etc.

Lançar um site de e-commerce é como montar uma loja no Pólo Sul: ninguém sabe da sua existência. Enquanto otimizar seu site e conseguir uma boa classificação nos mecanismos de busca para atrair mais visitantes pode ajudar, não é suficiente para obter a atenção que você precisa. Você também deve lançar uma campanha de marketing agressiva para tornar seu mercado-alvo ciente do que você tem para oferecer. 

Algumas das coisas que você pode fazer para facilitar esse processo são:

 Implementar uma campanha de marketing global: uma mensagem que transcenda geografias

  Praticar SEO para todos os idiomas: acabará por ser recompensador a longo prazo

 Criar campanhas locais baseadas em datas comemorativas: use esses momentos para envolver-se com os consumidores locais e divulgar sua mensagem de maneira eficaz e inteligente

 Vincular a imagem de marca global com campanhas locais: confira o exemplo da Coca Cola acima

 Aproveitar influenciadores locais: divulgue e torne-se mais relevante para o público aproximando-se de influenciadores locais 

Aqui, novamente, seu domínio .STORE será muito útil. As chances de você obter o nome de domínio que você precisa são excepcionalmente altas com .STORE. Além disso, vai parecer profissional e bacana em seus banners de anúncios e conteúdos.

  1. Tenha o cuidado de traduzir seu site

Se você está vendendo produtos online em vários mercados, é necessário localizar sua estratégia de entrada. Confiar nos navegadores da web para fazer sua tradução pode comprometer sua comunicação. É importante que seus usuários entendam seus produtos e compreendam a mensagem da maneira que você deseja que eles entendam.

O comércio eletrônico sem fronteiras cresceu exponencialmente nos últimos anos e veio para ficar. Isso beneficia vendedores, varejistas e marcas, já que eles têm a oportunidade de expandir seus negócios para outras economias.

Construir uma marca realmente forte e criar um relacionamento próximo com o cliente-alvo é uma arte em si. Conforme as compras online se tornam mais proeminentes na era digital, é hora de olhar para além das fronteiras e explorar seu potencial real.

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