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5 dicas super fáceis de SEO que vão ajudar a atrair mais clientes orgânicos

O tráfego orgânico é a verdadeira mina de ouro para cada loja de e-commerce, não é mesmo?

Para começar, tráfego orgânico converte muito bem. Fantasticamente bem.

Num dos projetos de pesquisa a MarketingSherpa investigou qual seria a típica taxa de conversão que as lojas online de vários ramos recebem de tráfego orgânico. E o resultado não surpreendeu ninguém – as taxas de conversão orgânica foram bem maiores que as taxas de conversão de outros canais de marketing.

A conclusão que podemos tirar dessa pesquisa – você realmente precisa otimizar sua loja online para obter bons ranqueamentos na pesquisa orgânica.

Nesse artigo vou dar 5 dicas de SEO muito simples e de implementação rápida, que vão te ajudar a atrair mais clientes orgânicos.

#1. Simplifique a navegação do seu Site

Existem duas razões para optar por uma arquitetura horizontal (com mais categorias de 1ro nível e menos subcategorias) do site.

Primeira é que você não quer jogar cada um quem visita o seu site num labirinto de qual eles dificilmente vão conseguir sair. Brincadeiras a parte, você vai querer organizar a estrutura do site e optar por mais simples para facilitar o caminho para crawlers de máquinas de busca.

Essa dica torna-se ainda mais importante se você lembrar que o Google só dedica um tempo limitado rastreando seu site (esse fator é conhecido como crawl budget) e nem precisa mencionar que você vai querer que ele visite a maior quantidade de páginas possível nesse período.

A estrutura horizontal organiza páginas de uma forma que um visitante ou o crawler consegue acessa-los com não mais de dois-três cliques desde a página principal.

Considerando que a maioria dos visitantes vai entrar o seu site pela página do 1ro nível (homepage ou a página de categoria), a navegação horizontal vai os ajudar a encontrar os produtos específicos mais facilmente.

#2. Não se esqueça de otimizar as páginas de categorias

Isso é um dos erros mais comuns de donos de lojas online – eles só focam na otimização de páginas de produtos, mas se esqueçam dos pontos de entrada muito mais óbvios – páginas de categorias.

A maioria de consumidores prefere pesquisar por frases genéricas ao invés de nomes de produtos, por isso que os resultados da pesquisa os levam primeiro para as páginas de categorias.

Isso acontece porque para começar, os compradores na maioria das vezes não sabem qual item específico eles querem comprar. Por isso eles usam frases genéricas como “Capas parae Kindle” ou “Tênis de corrida masculino” ao invés de pesquisar por uma marca específica, ampliando os resultados de pesquisa.

Analise suas páginas de categoria, considerando as seguintes perguntas:

  • As páginas tem texto suficiente para serem indexadas pelo Google por palavras-chave relevantes ou elas só mostram a lista de produtos?
  • As páginas contem links interligando as categorias no conteúdo ou somente na navegação? É sempre uma boa ideia incluir links para outras categorias e subcategorias relevantes no conteúdo atual.
  • O conteúdo da página está de acordo com a intenção com qual o seu comprador potencial visita a categoria? Escrevendo para um comprador específico você faz a página mais relevante semanticamente e aumenta a visibilidade nas maquinas de busca.

#3. Melhore os links internos

Links internos podem parecer um pouco problemáticos, né? É fácil incluir links de posts de blogs, anúncios e outros conteúdos sem proposito comercial.

Mas como interligar páginas de produtos e categorias? Aqui que as coisas complicam um pouco, pois quando alguém entra na página de um produto a sua intenção é de mantê-lo nessa página até ele comprar o produto, não manda-lo para outra página, não é mesmo?

O problema é que ao mesmo tempo você pode estar desperdiçando umas oportunidades incríveis de SEO.

Para começar, produtos interligados ajudam oferecer uma melhor experiência para seus consumidores. A pessoa pode não estar interessada no modelo que está visualizando, mas ainda pode querer comprar esse tipo de produto. Oferecendo modelos similares você aumenta as chances de converter.

Além disso você facilita o caminho do Googlebot para indexar suas páginas e fazer o crawling mais profundo no seu site.

Por isso recomendamos interligar não somente o conteúdo de marketing, mas também produtos, itens relevantes e categorias.

#4. Não descarte as antigas páginas de promoções e de produtos esgotados

Muitos donos de lojas online tiram as páginas de produtos assim que eles se esgotam e as páginas de promoções assim que eles chegam ao fim.

Por um lado isso parece ser o correto. Você não quer que os seus clientes potenciais entrem numa página onde eles não conseguem comprar nada, não é mesmo? O problema é que fazendo isso você diminui a quantidade de páginas com ranqueamento bom e reduz a visibilidade do seu site.  

E digo mais – desse jeito você tem que começar do zero cada vez que o estoque é renovado ou a promoção é anunciada.  Você precisa posicionar as páginas novamente ao invés de se aproveitar da autoridade que elas podem já ter juntado.

Qual seria a solução? Caso não esteja mais fazendo a promoção, redirecione a página para a outra, com conteúdo relevante às categorias de produtos quais você ofereceu na promoção.  Desse jeito você vai deixar a página ganhar autoridade e ainda vai poder usa-la novamente caso decida oferecer um desconto similar.

#5. Aumente a velocidade da sua loja online

Mesmo se você pensa que a loja já é rápida, aposto que daria para fazê-la ainda mais rápida.  Isso não somente ajudará seus visitantes ver o conteúdo mais rápido, mas também aumentará a sua visibilidade online.

De acordo com a pesquisa feita pelo Backlinko: “A velocidade faz muita diferença. De acordo com os dados da Alexa, páginas dos sites com maior velocidade de carregamento têm ranqueamento bem melhor que as páginas que demoram mais para carregar.”

Google começou usar a velocidade da página como um fator que influencia os ranqueamentos em 2010. Porém até hoje não tínhamos nenhuma prova de quanto a velocidade de carregamento afeta a sua posição nos resultados de busca. Graças a essa pesquisa descobrimos como esse fator é importante.

Por isso recomendamos – verifique a velocidade da sua página. Para fazer isso você pode usar Pingdom Website Speed Test, ou PageSpeed Insights do Google. Ambas as ferramentas oferecerão sugestões de como melhorar o tempo de carregamento da página.

Conclusão

Não precisa nem falar o quanto o tráfego orgânico é importante para e-commerce. Compradores em potencial quase sempre usam ferramentas de busca para pesquisar e encontrar os produtos que eles querem comprar e esses clientes têm uma chance maior de efetuar a compra comparando com visitantes trazidos por outros canais de marketing.

Por isso é extremamente importante otimizar seu site para alcançar ranqueamentos elevados. Caso esteja na dúvida por onde começar esperamos que a nossa lista curta te deu algumas ideias.