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5 dicas para seu template de Email Marketing

Sabemos que o Email Marketing está presente nas ações de marketing da maioria dos e-commerces, aumentando cada vez mais o poder de venda. Sabemos também que as campanhas precisam ser bem estruturadas, desde o planejamento até o código HTML.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar os desenvolvedores de templates de Email Marketing a construírem da melhor forma o HTML da mensagem e prevenir alguns erros comuns. Então vamos lá:

– Monte o seu template com tabelas e evite mesclar linhas e colunas por meio dos atributos rowspan e colspan, pois esses atributos não são suportados pelo Outlook 2007. Isso irá prejudicar a renderização correta da mensagem neste cliente de email.

– Para inserir cor de fundo no template, utilize o atributo bgcolor do HTML e também o background-color de CSS. Este cuidado é necessário, pois alguns dos clientes de email têm restrições quanto à exibição de cor de fundo nas mensagens.

– O Hotmail e o Gmail acrescentam um espaçamento em todas as imagens inseridas em seu código, deixando-as com uma borda branca. Esse problema pode ser corrigido através do atributo style=”display:block;” inserido em todas as tags de imagem do HTML.

– Evite inserir imagens por meio do atributo background de HTML ou background-image de CSS se essas imagens tiverem o objetivo de servir de fundo para o corpo da mesagem. O que acontece neste caso é que não serão visualizadas corretamente por destinatários que utilizam Gmail, Outlook e Hotmail. Pensando nisso, antes de optar por usar ou não imagens de fundo em seu template, tenha a certeza de que conhece sua base pra saber se pode prejudicar a maioria dos destinatários.

– Cuidado ao usar softwares como Word, Excel ou Publish para gerar o código HTML de seu template. Geralmente, estes softwares utilizam algumas tags que “sujam” o código, prejudicando a visualização do seu template.

Fique atento a estas dicas e sempre teste a visualização do seu template nos clientes de email, e vale a pena testar também nos navegadores mais utilizados por seus destinatários, já que existe uma certa diferença de uma navegador para outro.