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5 Dicas para promover sua empresa na Copa do Mundo

Muitos empresários não estão animados com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil. Há poucas semanas da estréia da seleção, excetuando-se os segmentos envolvidos diretamente com o evento (turismo, hotelaria), eles já contabilizam queda nas vendas provocadas pelos feriados nos dias de jogos, protestos nas ruas, redução da jornada de trabalho e outros contratempos que devem ocorrer.

Tamanho é o desânimo que muita gente está até torcendo para o Brasil perder e cair fora logo da Copa, na esperança de que a rotina econômica volte ao normal e os negócios sejam retomados.

Calma, não há motivo para tanto. A Copa do Mundo também traz oportunidades e este é o momento para avaliar como sua empresa pode melhor explorá-las. Nos feriados dos jogos do Brasil, por exemplo, as pessoas vão assistir às partidas em bares e restaurantes, mas a grande maioria vai mesmo é ficar em casa, em companhia dos amigos e parentes. Reuniões estão associadas à comida e bebidas, o que abre espaço para serviços de delivery no segmento de alimentação. E qual é o meio mais prático de pesquisar um restaurante, seja para assistir ao jogo ou para pedir comida em casa?

A internet, claro!

Independente do local que estejam fisicamente, antes, durante e depois dos jogos as pessoas estarão na internet. Seja verificando as condições do trânsito, decidindo o melhor local para acompanhar as partidas, comentando a atuação dos jogadores ou mesmo marcando o local para comemorar a vitória. Até quem não gosta de futebol e quer fugir da Copa vai estar na internet procurando alternativas sobre o que fazer nessa época.

Portanto, em vez de torcer contra a seleção brasileira, o melhor a fazer é promover sua empresa nesse momento e, assim, criar novas oportunidades para gerar negócios. Neste artigo sugerimos 5 dicas para planejar suas ações de marketing digital durante a Copa do Mundo.

1) Utilize ferramentas como o Google Trends para descobrir termos, produtos e serviços mais pesquisados no período e avaliar a demanda de mercado. Um levantamento realizado hoje, 19 de maio, revelou que as buscas por “tabela Copa do Mundo”, aumentaram 700% nos últimos dias.

2) Com base nos levantamentos e dos termos de maior interesse, será possível criar novos produtos relacionados a eles ou adaptar os existentes a esse contexto, relacionando-os dessa forma aos resultados das pesquisas. Citando o exemplo anterior, um restaurante que citamos anteriormente pode criar um cardápio especial para o dia dos jogos ou fornecer um brinde diferenciado. Assim, o potencial cliente que estiver pesquisando no Google poderá encontrá-lo com mais facilidade. Outra alternativa é criar uma promoção especial com base no evento.

3) Uma vez definido o “produto ou a promoção da Copa”, o passo seguinte é promovê-lo no próprio Google. Além da tradicional campanha de links patrocinados (Adwords), é possível explorar também outros recursos e canais, como campanhas de remarketing, anúncios no YouTube, Gmail, etc. que aumentam o alcance e visibilidade da marca.

4) Aumentar a interação por meio das redes sociais também não pode ficar de fora. Facebook, Pinterest, Instagram e Twitter são formas práticas e imediatas de comunicação e falar dos jogos é um excelente “gancho” para interagir com clientes e consumidores.

5) Testar a responsividade do site. De acordo com o Datafolha, 43 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular. Por isso, é imprescindível que o seu site seja responsivo, ou seja, se adapte aos diferentes formatos de tela, tanto de computadores quanto de smartphones ou tablets.