Acesso rápido

5 dicas para preparar o seu e-commerce para o Dia das Mães

por Juca Oliveira Terça-feira, 07 de maio de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

No próximo dia 12 de maio será comemorada uma das datas mais lucrativas para o comércio brasileiro, tanto físico quanto virtual: o Dia das Mães. Segundo a pesquisa do EBIT, o faturamento das lojas online em 2018 chegou a R$2,11 bilhões — o que representa um aumento de 12% em relação à 2017.

Com a proximidade dessa data, é preciso que seu e-commerce esteja preparado. Isso porque a demanda costuma aumentar na véspera: o tráfego cresce, os pedidos multiplicam e a logística precisa estar devidamente alinhada para que ninguém fique insatisfeito.

Confira a seguir o que deve ser feito para melhorar a experiência do público durante o Dia das Mães.

1. Crie uma categoria exclusiva para a data

Lançar um departamento exclusivo na sua loja para esse dia especial é uma ótima sugestão para aumentar seu faturamento, já que a clientela não perderá tempo navegando entre uma categoria e outra em busca do presente ideal.

Se o seu site der o destaque devido aos “produtos maternais”, deixará tudo mais ágil e intuitivo, fazendo com que o consumidor escolha sua loja para fechar a compra.

2. Direcione corretamente a comunicação

Ainda que as vendas sejam sobre presentes para mães, a comunicação deve ser focada nas pessoas que farão essas compras, ou seja, cônjuges e filhos. Dessa forma, a linguagem, o tema e qualquer abordagem que você utilizar deve atrair esse público.

Para isso, avalie o tipo de mensagem que será direcionada para que esse perfil de comprador escolha o presente no seu e-commerce em vez da concorrência.

3. Tenha produtos para todos os perfis de mães

Cada mãe tem um gosto diferente, elas variam muito em idade, necessidade e desejos. Algumas trabalham, outras cuidam da casa e dos filhos, também têm as sérias, as geeks e as despojadas. Logo, é indicado que sua loja virtual ofereça produtos apropriados para todas elas — essa conduta garante um maior engajamento nas vendas.

4. Ofereça uma ótima experiência de compra

Conceder uma experiência de compra memorável pode aumentar a taxa de conversão. Essa estratégia se define na sensação que o usuário tem ao estabelecer contato com o seu negócio, especialmente nas etapas de pesquisa e na relação que ele tem com a marca no e-commerce ou em mídias sociais.

Portanto, tenha um layout amigável na página, com fotos de qualidade, descrições detalhadas, cores agradáveis, navegação rápida e links intuitivos. Um chat online também é bastante útil, pois alguns compradores podem contatar a loja para tirar dúvidas ou solucionar problemas pontuais, por exemplo.

5. Cumpra o prazo de entrega e as trocas e devoluções

Evite aborrecimentos para o seu público com o aumento de pedidos no Dia das Mães. Pela importância da data, efetuar entregas antes do segundo domingo do mês é crucial para honrar com o compromisso. Uma boa sugestão é investir em duas modalidades: same day delivery (entregas no mesmo dia) e next day delivery (entregas no dia seguinte), além de fornecer rastreabilidade em tempo real via aplicativo.

Além disso, existe a possibilidade de alguns presentes não agradarem. Sendo assim, crie uma aba de troca e devolução no seu site, bem como garanta um serviço ágil e prestativo. Essa dedicação ajuda muito no relacionamento com o cliente, fazendo com que ele volte a comprar e indique sua loja virtual para familiares e amigos.

E então, o que achou dessas dicas para alavancar seu e-commerce para o Dia das Mães? Não perca mais tempo e coloque essas recomendações em prática agora mesmo para obter ótimos resultados, como maior alcance de ofertas, aumento de faturamento e fidelização do público.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.