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5 dicas para PMEs brasileiras aprenderem com as redes sociais

Vim ao Brasil especialmente para realizar o primeiro Circle Business Alibaba em São Paulo, que aconteceu no dia 4 de dezembro. O evento debateu dicas e estratégias para aumentar os lucros e impulsionar os negócios no Brasil e no resto do mundo.

Observei que muitos brasileiros usam as redes sociais intensamente. De acordo com o Alexa.com, Facebook, YouTube e Twitter estão entre os dez sites mais populares utilizados pela enorme base de usuários de internet no Brasil. Esta afinidade com as mídias sociais pode ser uma fórmula de muito sucesso para o e-commerce brasileiro.

A maioria dos donos de pequenas empresas acredita que tentar entrar no mundo B2B online é uma tarefa complicada, custosa e que exige muito tempo – e esta percepção acaba por impedir que esses negócios desenvolvam sua presença online. No entanto, como muitos netrepreneurs (empresários que usam a internet nos seus negócios) já são familiares tanto com os canais de mídia social quanto com o seu funcionamento, eles conseguem utilizar muito daquilo que aprendem nesses sites de rede social para impulsionar os seus negócios online.

Nós observamos que os empresários que gerenciam seus mercados online no Alibaba.com da mesma forma que as suas contas nos canais de redes sociais obtém resultados melhores. Veja a seguir cinco dicas para ajudar pequenas empresas a tirar maior proveito da plataforma Alibaba utilizando os mesmos princípios adotados nas redes sociais:

1. Crie e atualize o seu perfil

Uma das tarefas mais simples é preencher a seção perfil da empresa no Alibaba.com, mesmo para quem já tem um website. Compartilhe informações completas sobre você e sua empresa, incluindo detalhes sobre o negócio, a indústria, produtos, informações sobre a fábrica e os mercados. É uma boa ideia incluir essa seção no site da sua empresa (se você tiver), na sua página do Facebook, no seu perfil no LinkedIn, etc. Um perfil completo ajuda a aumentar a sua credibilidade quando os compradores em potencial pesquisarem a sua empresa. Um perfil incompleto da sua empresa poderá passar a impressão de que você não é um negociante sério. 

2. Adicione imagens que valem por 1.000 palavras

Assim como nos websites das redes sociais, a atualização constante das suas imagens indica que você tem um negócio ativo. Destaque novos produtos ou a variedade de produtos disponíveis através de uma vitrine de produtos online e lembre-se de incluir com frequência imagens de novos produtos. As imagens que você exibe também representam a sua marca, ou seja, quanto melhor a qualidade das imagens, melhor o posicionamento dos seus produtos. Outra boa ideia é colocar com frequência uma nova imagem do seu perfil para destacar as suas habilidades profissionais.

3. Diga o que pensa

Comunique-se com os compradores em potencial através de imagens de banner ou jpegs atualizados das suas instalações. Você também pode atualizar e utilizar mensagens instantâneas no seu celular através do Gerenciador de Negócios no Alibaba.com, para dar respostas rápidas a clientes em potencial e fechar transações.  Você também pode compartilhar por email informações sobre novos produtos, desenvolvimento, políticas e promoções.  Avise ao cliente quando a conclusão de um pedido demorar mais do que o previsto. Se você mantiver os clientes informados, eles confiarão mais em você como empresário e como empresa.

4. Interaja

A interação com os clientes deve ser uma atividade contínua, similar à interação com amigos no Facebook. Parabenize os clientes pelo seu aniversário ou compartilhe informações relevantes aos seus interesses.  Além disso, interaja com seus novos parceiros de negócios perguntando-lhes sobre as suas necessidades e ofereça informações que poderão ajudá-los. Não se preocupe com erros de idioma; porém, tente fazer com que ambas as partes entendam o que é necessário para garantir o bom funcionamento da parceria. Basicamente, a melhor forma de interação para um negócio consiste na resposta, em tempo hábil, às consultas que ajudarão a construir relações amigáveis com os clientes.

5. Aprenda

Nos sites de rede social, você fica sabendo sobre os últimos eventos, shows, peças de teatro, campanha de levantamento de fundos e muito mais. Estar online ajuda pequenos negócios a acompanhar os eventos relacionados à indústria e as tendências relevantes nos mercados compradores, deixando assim a sua empresa mais bem preparada.  Compartilhe essas informações com os seus clientes, de forma a mostrar que você está sempre se adaptando a novas necessidades e tendências e que está apto a acompanhar mudanças. Ninguém quer fazer negócios com uma empresa estagnada e inflexível.

A internet ajudou a criar igualdade de oportunidades para pequenos negócios em busca de visibilidade e da chance de entrar no mercado global.  Para aprender mais sobre como o seu pequeno negócio no Brasil pode expandir o acesso para empresas no exterior, acesse o site (inglês).