Logo E-Commerce Brasil

5 dicas para gerenciar seu e-commerce de forma estratégica

Gestão é tudo: e quem tem visão estratégica vai bem mais longe com o próprio negócio. Um profundo conhecimento do negócio é um ponto chave para melhorar seus resultados, aumentar sua receita e tornar sua marca mais respeitada e conhecida pelo público.

1) Conheça seu público e como ele se comporta

Você gerencia um negócio para quem? Entenda isso antes de começar. Conhecer as pessoas que você pretende engajar é fundamental no processo de gestão. Seu público precisa ser compreendido e atendido por sua empresa já que toda relação é via de mão dupla.

Invista seu tempo para estudar quem são as pessoas que se interessam pelo produto que você vende, quais são suas expectativas, que diferenciais seriam relevantes para eles e como você pode criar um espírito de comunidade entre eles e seu e-commerce.

Às vezes o posicionamento de algumas lojas virtuais pode variar muito entre o mais formal e informal: quem direciona o tom que você deve ter é ele: o público.

2) Conheça seu time e envolva as pessoas certas

Você gerencia o negócio com quem? Você tem certeza que está envolvido com bons fornecedores, transportadoras, possui uma boa equipe de atendimento e que fazem a diferença na vida dos consumidores?

Administrar um negócio é também um trabalho em conjunto e, por isso, é fundamental cercar-se das pessoas certas para garantir qualidade e eficiência em cada etapa do recebimento do produto até o pós-venda.

3) Controle bem seu estoque e logística

Tenha visibilidade de tudo que acontece no seu negócio. Isso mesmo: não se limite ao e-commerce caso você tenha uma loja física, outros canais de venda ou esteja no marketplace.

É preciso entender como cada canal se conecta ao outro: se o cliente entra no e-commerce e compra na loja física, se ocorre o contrário ou se todo o processo ocorre pela loja virtual.

O estoque também deve ser centralizado para que você não se perca com itens esgotados em um lugar quando houver produtos sobressalentes sendo vendidos em outro espaço. Lembre-se: todos os canais devem estar em convergência e trabalhar juntos em prol do negócio.

4) Analise criticamente o seu site

Você compraria em seu e-commerce? O layout é agradável, é fácil navegar ali e achar os produtos que você procura? As imagens são claras e informações detalhadas explicam bem o que é o produto?

Você se sente seguro em navegar ali, clicando no conteúdo e especialmente preenchendo informações de compra como dados pessoais e cartões de crédito?

Seja bem criterioso para avaliar seu site e veja bem se você e seus clientes comprariam em um site que não fizesse investimentos básicos em segurança, como SSL, SSL EV, Blindagem de Sites e etc. Se precisar melhorar algum aspecto, não adie a reformulação ou contratação de serviços adequados.

5) Gerencie resultados de seu investimento em marketing

Investir em marketing é fundamental, mas controlar as contas e resultados então, nem se fala! Se você não investe nada em divulgação, nunca se torna conhecido e se investe sem controle pode usar muito dinheiro em anúncios com pouco ou nenhum resultado.

Por outro lado, quando consegue gerenciar sua presença em todos os canais de marketing como links patrocinados, comparadores de preço, remarketing ou shoppings virtuais, é possível identificar qual deles funciona melhor com seu público-alvo.

Portanto, conheça bem seu consumidor, e saiba decifrá-lo por meio de comportamentos como cliques e conversões em diferentes anúncios, canais e produtos. Veja onde a receita é melhor e reduza investimentos pouco funcionais.

Estes passos apresentam um bom panorama para gerir seu negócio seja ele do ramo que for. Esse tipo de gestão é fundamental tanto para quem trabalha com grandes marcas, como para um pequeno e-commerce que venda produtos de fabricação exclusiva. Cuidar de cada ponto é preservar a saúde de sua empresa.