5 dicas para competir com as grandes lojas virtuais

por Gustavo Chapchap Segunda-feira, 09 de julho de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

A competição contra lojas virtuais grandes e estabelecidas no mercado pode parecer difícil para quem está começando no meio digital com um e-commerce.
Afinal, há vários pontos que pesam a favor delas, como maior conhecimento da marca pelos clientes e maior maturidade nos processos de gestão e entregas.

Todavia, é possível conquistar sua parte nesse mercado crescente que, segundo estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), teve potencial de gerar R$ 59,9 bilhões em faturamento. Além disso, de acordo com o Estudo E-commerce Radar 2017, o setor registrou aumento de 12% em relação ao ano anterior, indo na contramão da crise.

Nesse contexto de expansão, para competir com grandes empresas virtuais, você precisa adotar práticas de excelência em seu e-commerce — melhor ainda se fizer isso desde a sua criação ou após uma remodelação. Pensando nisso, elencamos 5 orientações e dicas que ajudam na elevação da competitividade de pequenos negócios onlines. Acompanhe!

1- Tenha o melhor atendimento do seu setor

Grandes lojas virtuais têm demandas elevadas, de modo que padronizam a forma de atender seus clientes para darem conta do alto volume de solicitações. Contudo, isso nem sempre é sinônimo de qualidade no relacionamento com o público.

Basta checar sites de reclamações de consumidores, como Reclame Aqui e Denuncio, para verificar que muitos e-commerces de renome estão entre os que mais têm problemas com o público.

Por isso, é fundamental investir na qualidade do atendimento no intuito de obter a satisfação do cliente. Para isso, é preciso prezar pela personalização das mensagens, pela rapidez das respostas e pelo comprometimento em resolver os problemas apontados pelo público.

Na dúvida, basta praticar benchmarking com companhias que se destacam nessa área. Um exemplo é a Zappos, e-commerce de calçados subsidiária da Amazon. Em um caso de boa atuação com o público, um de seus funcionários chegou a atender uma cliente por 10 horas e 43 minutos enquanto conversava assuntos diversos.

Isso ocorreu porque a empresa incentiva os colaboradores a permanecerem o tempo que for necessário para solucionar os problemas de seus clientes, gerando uma interação humanizada. Também ajuda no estabelecimento de um relacionamento favorável, bem como no marketing boca a boca, já que clientes satisfeitos tendem a contar suas experiências para amigos, familiares e contatos.

2- Capriche no marketing e ganhe autoridade

Investir em divulgação é uma das principais formas de ganhar visibilidade e trazer mais clientes para o seu negócio. Porém, é preciso planejar bem quais ações mercadológicas empregar, pois existem várias ramificações do marketing.

Primeiramente, é necessário mapear os modelos mais aplicáveis a um e-commerce e, em especial, ao seu segmento de atuação. Por exemplo, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são dois dos que costumam gerar resultados positivos para negócios virtuais, pois trabalham três aspectos fundamentais: relevância, captação orgânica de clientes e obtenção de engajamento.

O Marketing de Conteúdo envolve a produção de materiais voltados para a resolução das “dores” dos consumidores ou potenciais clientes, isto é, conteúdos de relevância, que forneçam dicas, informações e orientações. Eles respondem dúvidas, agregam conhecimentos, geram envolvimento etc. Para tanto, são produzidos:

– Vídeos;
– Artigos;
– Podcasts;
– E-books;
– Infográficos, entre outros itens.

Já o Inbound Marketing engloba o Marketing de Conteúdo, além de ferramentas utilizadas para atrair a atenção e o engajamento dos clientes de forma orgânica, ou seja, não sendo invasivo nem irrelevante.

Para tanto, são usadas técnicas de Search Engine Optimization (SEO), postagens e interações em mídias e redes sociais, webinars e transmissões de vídeos, entre outras ações. Tudo para gerar interesse nos consumidores, trazendo-os para o e-commerce, além de tornar a sua loja virtual uma autoridade em seu segmento. Algumas técnicas e instrumentos usados para isso são:

– Construção de personas — elas são personagens semifictícios, com perfis próprios (nome, profissão, idade etc.) que refletem os consumidores desejados pelo negócio, isto é, seus clientes ideais. Essa técnica permite entender as suas necessidades e como alcançá-los com maior precisão;
– Funil de vendas e jornada do consumidor — esses dois instrumentos se referem ao momento do relacionamento e da compra em que o cliente se encontra em relação à empresa. Temos o topo, o meio e o fundo do funil de um lado, e do outro as etapas de consideração, de conhecimento, de avaliação e de compra na jornada;
– Régua de relacionamento — essa técnica emprega e-mail marketing de maneira estratégica, gerando um fluxo de mensagens para cada fase do funil de vendas. Isso é feito para enviar e-mails para os indivíduos certos, nos momentos mais propícios;
– Net Promoter Score (NPS) — é importante medir a satisfação dos clientes para estabelecer estratégias mais acertadas. Nesse sentido, o NPS se destaca, já que permite compreender o quão motivados os clientes estão para indicar seus produtos/serviços a seus contatos por meio de um sistema de pontuação simples;
– Lead Scoring — é usado para qualificar sua base de leads por meio da avaliação de suas características e de seu envolvimento com a empresa. É dado um valor a cada usuário, permitindo aos vendedores saberem se podem ou não abordá-lo. A ferramenta ainda permite saber se a pessoa é um lead, um cliente (venda) ou uma oportunidade.

3- Invista na fidelização do cliente

A fidelização do público é importante para assegurar compras frequentes dos consumidores, além de otimizar os investimentos em marketing. Afinal, é mais econômico manter clientes do que investir para adquirir outros.

Isso pode ser feito por meio de marketing promocional, cujas ações buscam despertar no público a vontade e a necessidade de serviços e produtos da empresa. Para tanto, é possível:

– Entregar brindes;
– Enviar cupons de descontos;
– Realizar sorteios de prêmios;
– Entregar amostras grátis etc.

O Loyalty Marketing (Marketing de Fidelidade) também é importante para esse objetivo, já que suas ações são justamente focadas em gerar clientes leais à marca. Para isso, são usados cartões de fidelidade, programas de pontuações e até ações específicas, como as milhas das companhias aéreas.

4- Aposte no diferencial antes dos preços baixos

Para competir com grandes lojas virtuais, seu e-commerce precisa se diferenciar da concorrência. Uma das formas de fazer isso é procurar um nicho de atuação e se especializar nele, se tornando uma referência — pelo menos nos primeiros anos.

Dessa forma, você poderá desenvolver uma base de consumidores fiéis e engajados que fornecerão suporte para o seu negócio crescer ao longo do tempo, de forma sustentável, até ter força para a competição com lojas virtuais grandes.

Outra forma de conquistar diferenciais é formando parcerias com outros e-commerces para fornecerem, em conjunto, soluções complementares ou para suprirem deficiências entre si. Um exemplo que se encaixa nas duas dicas é a Netshoes, importante e-commerce de vestuários e calçados esportivos.

Além de crescer voltada para esse segmento, tornando-se uma das referências nele, ela firmou, em 2008, uma parceria com a Americanas.com no sistema cross-docking. Nele, a segunda empresa podia comercializar um item esportivo, como um tênis, sem tê-lo no estoque.

Então, consultava o estoque da Netshoes atrás do item e, ao encontrá-lo, validava o pedido. Após a confirmação de pagamento, concluía a venda e mandava o produto para a Americanas.com, que reenviava o item para o cliente.

5- Adote uma plataforma robusta e customizável

É importante adotar uma plataforma robusta, confiável e personalizável para o seu e-commerce. Se ela for ineficiente e gerar problemas de navegação na loja virtual, dificilmente os clientes se sentirão atraídos para comprar no seu empreendimento virtual.

Por isso, você deve buscar uma plataforma para e-commerce eficiente e que forneça amplo apoio para seu negócio, especialmente em momentos de quedas ou de falhas técnicas. Dessa forma, você conseguirá garantir maior acessibilidade, disponibilidade e segurança para as transações de seus clientes, conquistando pontos importantes em eficiência de site.

É recomendado que a plataforma tenha boa escalabilidade, de modo a fornecer suporte adequado para a elevação no volume de acessos. Também deve permitir a personalização de funcionalidades para que sua equipe de desenvolvimento produza um site agradável, simples de ser navegado e confiável para atrair consumidores e aumentar as chances de conversão.

A competição contra lojas virtuais estabelecidas no mercado não é fácil, porém não é impossível. Para começar a concorrer com elas, estruture bem seu e-commerce desde o começo e busque aplicar as dicas apontadas. Dessa forma, você poderá aumentar as chances de êxito da sua loja virtual.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER