5 dicas para colocar o seu marketplace na mídia

por Erica Castilho Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia é primordial para qualquer empresa fazer divulgação da sua marca, produtos e serviços. Entre as estratégias de divulgação existentes, está a publicação de matérias na mídia (imprensa). Pensando nessa necessidade, gravei um episódio do programa N2NTalks com o tema “Como colocar o seu marketplace na mídia”. Nele, entrevistei uma especialista em jornalismo e, de todo o material, selecionei 5 dicas para os gestores de marketplaces:

1 – Foque nos canais corretos

É importante que o gestor de marketplace dirija-se à mídias que focam em seu público alvo. Por exemplo: se você tem um marketplace de venda de serviços femininos, não adianta tentar publicar uma matéria em um blog de esportes masculino. Você vai gastar tempo e energia, e pode se frustrar no caminho.

Além disso, é importante atentar que atualmente não existe apenas a mídia impressa, como jornais e revistas. Há também canais de grande circulação online, como blogs, portais, canais do youtube, fanpages no facebook, entre outros. Talvez os canais de menor alcance possam ter maior interesse no seu produto ou serviço, e por isso será mais fácil a publicação das matérias.

2 – Entenda como pensa o jornalista

Você precisará capturar o interesse do jornalista para ele publicar sua matéria. Normalmente o jornalista quer escrever sobre um assunto de interesse do público alvo dele, e por isso aumente as vendas, ou acesso da mídia. Alguns jornalistas preferem receber as notícias ou artigos (pautas) já escritos e prontos apenas para publicação. Outros realizam pesquisas mais extensas, e por isso podem te procurar como uma fonte da matéria. Tudo vai depender do prazo que ele tem e do tamanho do canal.

Uma boa forma de capturar a atenção do jornalista de grandes canais é oferecer matérias exclusivas, viabilizando que ele seja o único a publicar sobre o assunto para o público alvo dele.

3 – Escreva seu press release

O press release é um texto de cunho jornalístico falando sobre a sua empresa, ou um episódio específico que ela esteja passando (como uma premiação, lançamento de novo produto ou serviço, entrada em nova região, etc). Ele pode ser enviado por e-mail para os jornalistas a fim de fazê-los conhecer a sua empresa. Alguns canais menores poderão fazer a divulgação direta, outros podem ter interesse em escrever sobre o assunto e te procurar como fonte para a notícia.

4 – Mantenha um bom relacionamento

Às vezes é interessante você manter um relacionamento direto com os jornalistas ou influenciadores (pessoas populares que influenciam o público sobre determinados temas). Vale a pena marcar almoços, enviar uma amostra grátis do seu produto ou um produto como presente.

No caso dos influenciadores (que costumam cobrar pela divulgação) pode não render diretamente posts ou matérias, mas você pode ser mencionado em agradecimento pelo mimo.

5 – Utilize um assessor de imprensa

Como nem todos têm facilidade em comunicação e escrita, ou podem realizar várias atividades na empresa, utilizar um assessor de imprensa terceirizado (ou contratado) pode ser uma boa solução para seu marketplace. Esse profissional focará na distribuição das notícias da sua empresa nos meios corretos e, por isso, as chances de sucesso são maiores do que por alguém que realize diversas atividades simultâneas.

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