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5 Dicas para aumentar a Conversão do seu site

Muitos gestores de Lojas Virtuais passam o dia pensando em como alavancar as vendas, atrair novos clientes, aumentar ticket médio, etc. Nesse post vamos abordar 5 temas essenciais para aumentar a conversão de seu e-commerce e ajudar a melhorar os resultados.

1 – Ferramenta de Busca

Os consumidores virtuais estão cada vez mais utilizando a ferramenta de busca interna dos e-commerces para encontrar os produtos desejados. Esse comportamento está muito relacionado com o uso constante de buscadores, como o Google e o Bing, para encontrar as informações e produtos na web.

As lojas virtuais que não tiverem uma boa ferramenta de busca estarão perdendo vendas e clientes, já que na internet é muito fácil comparar produtos em diferentes varejistas. Além de perder vendas por ter uma busca ineficiente, o cliente ficará frustrado por não encontrar o produto que estava procurando.

Existem algumas empresas que desenvolvem ferramentas de busca para lojas virtuais. O varejista pode contratá-las e implementar em seu site, integrando com a plataforma de e-commerce. Empresas como Shoebiz, Ponto Frio e Extra já utilizam o serviço de busca de uma dessas empresas, a SLI Systems.

Essas ferramentas especializadas, além de apresentarem resultados de busca mais eficientes, possuem também algumas funcionalidades como indicação de produto, auto-complete (ao iniciar a digitação a ferramenta já apresenta os principais resultados), sugestão de busca, entre outras.

Ex. Extra.com.br

2 – Conteúdo Personalizado

Uma tendência para o e-commerce brasileiro, mas que já é realidade nos EUA, é a criação de conteúdo personalizados para os consumidores online. Os varejistas estão deixando de tratar os clientes como uma grande “massa” e passando a ter uma abordagem mais personalizada, principalmente no momento de ofertar um produto ou promoção.

Existem 2 motivos que dificultam esse tipo de ação. O primeiro é que em muitos casos, os varejistas não possuem informações mais detalhadas sobre seus clientes, como hábito de consumo e dados pessoais. O segundo ponto é a falta de tecnologia para gerar e entregar esse conteúdo. Muitas plataformas de e-commerce não possuem as funcionalidades necessárias para mostrar um determinado banner para um grupo específico de clientes, ou recomendar um produto de acordo com a navegação do usuário.

Para começar esse tipo de trabalho o varejista deve levantar todas as informações que ele possui sobre sua base de pessoas cadastradas e desenhar um escopo com a sua plataforma para entender até onde é possível personalizar a experiência de compra do seu cliente. Caso a plataforma não atenda sua necessidade, é possível implantar algumas soluções terceiras, como por exemplo o Baynote, empresa especializada em Recomendações de Produtos.

Ex. Amazon.com

3 – Descrição de Produtos

Por se tratar de uma compra não presencial, onde não há a intervenção de um vendedor,é muito importante que o site tenha uma descrição de produto muito bem feita, com todas as informações necessárias para que o cliente possa se sentir seguro em efetuar a compra.

Esse trabalho de criar descrições detalhadas e com informação relevantes toma muito tempo da equipe de produção do e-commerce e muitas vezes esse trabalho é feito sem a devida atenção, pela falta de tempo ou de gente para realizá-la. Fato é que esse trabalho deve ser visto como um grande diferencial e algo que está diretamente relacionado com as vendas.

Para fazer um trabalho bem feito é necessário que o responsável conheça muito bem sobre o produto e o comportamento de compra dos consumidores, para poder disponibilizar o conteúdo correto.

Algo que está começando a ser utilizado com mais freqüência entre os e-commerces é a inserção de vídeos sobre os produtos. Esses vídeos podem aumentar a conversão do site se for produzido de forma apropriada e transmitindo o que o consumidor espera obter de informações.

4 – Avaliações e Comentários de Produtos

Mesmo tendo uma descrição detalhada e com muitas informações sobre os produtos, muitos consumidores preferem consultar as Avaliações e Comentários de outros clientes antes de tomar a decisão de compra.  A avaliação gerada pelos próprios clientes possui um peso maior do que a descrição que o site oferece, e os possíveis clientes se sentem mais seguros em realizar uma compra quando esse conteúdo é disponibilizado na página do produto.

Essas avaliações são muito importantes em segmentos em que não existe um padrão de tamanho, como ocorre nos e-commerces de Moda e Acessórios, e também em segmentos com alto ticket médio, como é o caso de Eletrônicos.

Segundo um estudo realizado pelo e-tailing Group e a empresa Power Reviews, especializada em Avaliações e Comentários de Produtos, cerca de 56% dos compradores online são impactados por Avaliações feitas por outros clientes do site.

Esse conteúdo gerado pelo usuário pode ser considerado um braço das Mídias Sociais, porém é gerado totalmente dentro do próprio site. Esse conteúdo além de ser um impulsionador para novas compras, agrega valor nos buscadores, como Google, Yahoo e Bing, melhorando o resultado do site nas buscas realizadas.

Atualmente a maioria das plataformas de e-commerce disponibilizam essa funcionalidade e é parte do trabalho do gestor saber como utilizá-la. Uma dica para conseguir um maior número de avaliações para seu e-commerce é oferecer um benefícios para aqueles que contribuírem. Pode ser oferecido um desconto ou frete grátis para a próxima compra que o cliente efetuar no site.

Ex. Netshoes.com.br

5 – Segurança da Informação

Esse é um dos principais pontos de atenção de qualquer loja virtual. Mesmo com o crescimento do mercado e com o conhecimento dos usuários de internet, muitas pessoas ainda são céticas com o comércio virtual devido à segurança. Esses usuários não confiam em disponibilizar informações como CPF, endereço, dados de cartão de crédito, e-mail, etc, pois podem ser utilizadas de maneira indevida e até mesmo ter seu cartão clonado.

A maioria dos e-commerces já conta com Certificados de Segurança, como Certisign e Thawte. Esses certificados garantem que toda a informação trafegada no site está sendo criptografada, passando mais segurança para os usuários.

Esses selos devem estar  disponíveis de forma visível no site e de preferência em todas as páginas do processo de compra.

Além do selo, é muito importante que o site tenha uma página dedicada para Segurança e Política de Privacidade, caso o usuário deseja alguma informação adicional.