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5 dicas básicas para quem quer exportar produtos online

por Xavier Aguirre Terça-feira, 08 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O E-commerce é uma indústria que tem crescido bastante no Brasil e, nos últimos anos, o comércio entre países tem feito parte desse crescimento. De acordo com o estudo eMarketer Latin America Ecommerce 2018, o número de consumidores digitais no Brasil deve crescer de 52,3 milhões para 60,4 milhões em 2022. O estudo projeta um crescimento contínuo no número de vendas no varejo online neste período. Hoje, vendedores brasileiros no eBay alcançam cerca de 22 mercados estrangeiros, contra uma média de cinco mercados estrangeiros para negócios tradicionais. Além disso, mais de 80% alcançam, individualmente, 10 ou mais mercados diferentes com seus produtos. O que muitos vendedores online não sabem é que, bem como no comércio tradicional, o e-commerce tem regras específicas e boas práticas que precisam ser levadas em conta por quem procura exportar produtos online para outros mercados. Confira algumas delas:

1 – Tenha uma conta organizada

Escolha o seu tipo de loja, um bom nome (fácil de lembrar) e uma imagem de perfil clara e em alta resolução. Isso vai te ajudar a construir confiança entre os compradores. Além disso, decida se você precisa de uma conta pessoal ou de negócios, a depender do tamanho do seu inventário de produtos. Se a sua conta for uma de negócios, se certifique de ter uma imagem em alta do seu logotipo, que os consumidores possam associar à sua venda.

2 – Seja um conhecedor do seu mercado

Pesquise seu Mercado e os mercados para os quais você planeja vender seus produtos. O que os seus concorrentes estão vendendo? Por qual preço? O país para o qual você planeja vender seus produtos tem algum traço cultural que possa tornar alguma categoria de produtos mais popular? Ele tem regras específicas relativas ao e-commerce que você possa acessar com facilidade? Se você conhecer alguém que já tenha exportado para um país para o qual você esteja interessado em vender, por que não conversar com essa pessoa para entender os desafios que ela teve?

3 – Escolha seu catálogo e conheça o processo de frete e entrega

Depois de ter feito os dois primeiros passos, escolha os produtos que você vai vender e tenha imagens em alta resolução deles em muitos ângulos, se possível. Isso te ajuda a passar confiança aos compradores. Também é importante saber se as transportadoras têm alguma restrição de produto e conhecer suas regras. Algumas delas não trabalham com joalheria e ouro, por exemplo. E a categoria de Joias foi a mais exportada por vendedores brasileiros em 2018, seguida por Eletrônicos, Saúde & Beleza, Música e Brinquedos.

4 – Entenda todos os fatores que podem impactar o preço final que os compradores pagarão

Saiba que taxas são aplicadas ao seu tipo de produto. Identifique as melhores opções de frete e políticas de devolução. Vale verificar as lojas de outros vendedores que estejam trabalhando com o mesmo tipo de produto para saber se o seu preço é competitivo. É importante para os compradores ter uma experiência confortável durante e após a compra. Uma boa estratégia é incluir o frete no custo final do produto e disponibilizá-lo sem frete para os compradores. Isso aumenta o número de filtros em que o seu produto vai aparecer.

5 – Procure se tornar um vendedor bem avaliado

A sua reputação como vendedor online vai depender principalmente do feedback dos compradores e da forma com que você atende às necessidades deles. Você precisará manter sua pontuação alta. Afinal, ela é um dos principais parâmetros para novos consumidores que se deparem com a sua loja e seus produtos. Se certifique de que você está prestando atenção aos problemas e relatos dos seus consumidores e lide com eles de uma forma responsável, garantindo toda a assistência possível. Isso vai aumentar sua reputação e mostrar para outros consumidores que você é confiável. E é especialmente importante em tempos de mídias sociais, em que uma reputação pode levar muito tempo para ser construída e apenas alguns minutos para ser destruída.

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