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5 dicas de ouro: como levar o seu e-commerce para o próximo nível

Os dados estatísticos não mentem – ano a ano o e-commerce no Brasil está crescendo constantemente, em média 8%. 81% dos usuários faz pesquisa online antes de comprar.  Mesmo que vão comprar na loja física, utilizam o celular ou o computador para fazer algum tipo de pesquisa.

Consumidores visitam em média 3 sites antes de comprar e 61% dos usuários leem comentários e avaliações sobre os produtos antes da compra.

Esses números mostram uma só coisa: chegou a hora de tratar a área de e-commerce à sério. No dia 05 de Agosto a SEMrush junto com o Digitalks dedicou o seu primeiro Meetup Online ao assunto de e-commerce e quer compartilhar as melhores dicas do evento com os leitores da E-Commerce Brasil.

1) Não tenha pressa de gerar conversão

Por que só 1% (ou menos) das visitas se convertem em venda no e-commerce? As razões podem ser:

  • Taxa de rejeição. A taxa de rejeição alta pode sinalizar problemas ainda mais profundos – público-alvo mal escolhido ou seleção infeliz de palavras-chave;
  • Lentidão do site. Lentidão irrita e faz os consumidores repensarem a compra e desistirem (mais para frente vamos falar de como solucionar esse problema);
  • Conteúdo ineficiente. Conteúdo ineficiente resulta em falta de capacidade de convencer o cliente potencial que você é o especialista na sua área e gerar confiança;
  • Cadastro não funcional ou layout não user-friendly. A estrutura do seu site tem que estar focada em ajudar o seu cliente a comprar e fazer o processo de compra um tanto confortável, seguro e fácil quanto possível.
  • Tentativa de converter precipitada. Muita gente comete um erro de querer vender logo, mesmo considerando que o visitante ainda não o conhece. De todo tráfego do site, 90% de visitantes não estão no momento de compra deles.  Então você tem que criar, despertar esse momento. É necessário criar uma jornada de compra.

E como isso pode ser feito? Com conteúdo bom e relevante. Para mostrar como isso funciona na prática, vamos ver o seguinte exemplo do Felipe Spina:

“Para começar o processo vou lançar uma oferta, um kit de marketing digital pra iniciantes em formato de e-book. O visitante vai clicar no anúncio, passar para uma página com formulário, preencher algumas informações pessoais e baixar o e-book. Nesse momento ele vira meu lead.

Agora para saber melhor quem é este lead você pode oferecer outro material, que gere valor pra ele. Esse material pode ser um e-book de Marketing Digital para Empreendedores, Marketing Digital Avançado, etc.  Caso aconteça a segunda conversão, você já consegue convidar o lead para conversar sobre Marketing Digital.

O aceite é chamado de “levantada de mão”. Levantada de mão é quando o lead se interessa, quer conversar com o vendedor,  fazer um teste gratuito, etc. E é dessa forma que a jornada de compra é construída.

2) A principal dica de SEO para e-commerce é: foque no User Experience

  • Faça pesquisa de palavra-chave com foco em clusters e personas

Isso é importante porque você tem que entender quem é o seu público-alvo, onde ficam, como se comportam, como fazem pesquisas, etc.

  • Cuidado com o tempo de carregamento!

Ninguém gosta de entrar em um site que demora pra carregar e tem vários estudos, inclusive um de Amazon, dizendo que cada segundo diminuído do tempo de carregamento da página aumentam signitivamente as conversões.

  • Para ajudar a medir e melhorar seu desempenho recomendamos a ferramenta Page Speed

É importante que você tenha como meta no mínimo 85 para ganhar o selo verde do Google. Abaixo da pontuação 85 o Google já considera o site como performático.

  • Dedique tempo para escrever

Descrições mais ricas (Rich Snippets). O novo algoritmo do Google dá destaques em algumas pesquisas às avaliações, comentários e preços. Isso ajuda a chamar atenção do público especialmente para os sites que não são tão bem posicionados.

  • Invista em Certificado de Segurança (https)

Existe uma certa resistência no mercado à instalação desse certificado em função ao custo. Entretanto, os testes mostram que esse passo traz o avanço em posicionamento no Google de em média de 3-4 posições, ou seja, vale muito a pena. Se o seu orçamento estiver limitado, aconselhamos utilizar Let’s Encrypt que ajuda a conseguir certificados gratuitos para implementar no seu site.

Portanto, não se esqueça de que o certificado expira em três meses, então você tem que configurar uma rotina automatizada, para que a cada 60 dias seja feita a renovação.

Dê atenção ao redirecionamento. É muito importante que você tenha redirecionamento quando mudanças acontecem no seu site, tanto o “404”, quanto uma mudança de página, de Slug, de endereço, etc. Faça um redirecionamento “301” para que você consiga transferir autoridade de uma página antiga pra essa nova que foi criada.

3) Conteúdo é rei

Para que a estratégia forte de marketing de conteúdo continue sendo sua principal carta na manga na hora de chamar atenção e fidelizar o usuário.

Crie conteúdo relevante, rico, capaz de tirar as dúvidas dos seus visitantes e gerar confiança.

  • Ter um blog é a indispensável para um e-commerce. Blog pode servir para compartilhar conteúdos interessantes sobre a sua área, apresentar-te como especialista na área e aumentar a visibilidade da sua marca. Blog também pode ser usado como espaço onde você pode contar melhor sobre as vantagens dos seus produtos.
  • Conteúdo não é só um post de blog. Invista em boas fotos, conteúdo em vídeo e descrições dos produtos.
  • Dê importância ao conteúdo criado por usuários. Um bom exemplo disso é a Amazon, onde cada produto tem dezenas de comentários. Eles incentivam o usuário a comentar e a compartilhar a avaliação do produto – o que traz boa visibilidade orgânica para o site porque cada vez que um usuário comenta, faz avaliação de produto ou deixa um comentário, isso é considerado como uma atualização, então o Google volta para rastrear o seu site.
  • Aposte no Facebook Instant Article. É algo muito importante que você pode aplicar no seu blog, no seu site, no seu conteúdo.  Normalmente, quando você compartilha seu conteúdo no Facebook e alguém clica no link ele é redirecionado para o seu site, só que às vezes o seu site não está muito bem otimizado para mobile. O Facebook Instant Article oferece uma melhor experiência para seu usuário abrindo o seu conteúdo dentro do próprio Facebook, numa página perfeitamente otimizada e user-friendly.

4) As campanhas de anúncios nas mídias sociais ajudam na divulgação do seu e-commerce, e muito!

Mas não se esqueça dos seguintes pontos:

  • Comece sempre com CPM automático se a sua audiência for muito grande para fazer o algoritmo vai trabalhar pra você;
  • Se sua audiência é menor do que 10 mil pessoas, trabalhe com COM. Ele vai funcionar muito bem, você vai pagar mais caro mas por uma pessoa mais qualificada, mais próxima à compra;
  • Se você já lançou sua campanha, começa a dar uma olhada na segmentação através de dados que o Facebook vai te mostrar no relatório de acompanhamento para conseguir ajustar sua campanha de acordo com os perfis de seus consumidores potenciais;
  • Fique de olho e monitore os comentários dos seus anúncios. Se tiver comentário negativo ou reclamações, não ignore, porque isso vai prejudicar o desempenho dos anúncios.  
  • Utilize o mesmo post ID em outros conjuntos de anúncio. No caso, se você está trabalhando com vários anúncios, utilize o mesmo ID para todos. Isso é necessário para manter os likes e comentários.

5) Invista nas novidades de Google Ads para economizar com anúncios

Se quiser otimizar os resultados no Google Ads aconselhamos um recurso fantástico – anúncios dinâmicos. É uma das melhores práticas para economizar dinheiro.

Como o próprio site de AdWords explica, “Os anúncios de pesquisa dinâmicos permitem-lhe segmentar pesquisas automaticamente. No caso dos anúncios de texto padrão, pode escolher as palavras-chave para um anúncio. Com os anúncios de pesquisa dinâmicos, os seus anúncios e as suas palavras-chave são gerados automaticamente com base no conteúdo da sua página de destino.”

Com anúncios dinâmicos, o Google vai criar a melhor experiência para o usuário, trazendo melhor conteúdo e criando um título dinâmico de acordo com o que o cliente está buscando.  

Para começar a campanha de anúncios dinâmicos é só clicar na rede de pesquisa, selecionar anúncios dinâmicos, colocar o seu site e colocar as páginas que você acredita que seriam páginas de conversão.

Agradecemos os nossos palestrantes Felipe Spina, Felipe Bazón, Leandro Vieira e Rafael Rez pelo tempo, esforço e conteúdo maravilhoso!