5 dicas de como atravessar a crise e ter sucesso nas vendas pela internet

por Fábio Ricotta Sexta-feira, 29 de julho de 2016

Em momentos de crise, apostar nas vendas online pode ser uma das saídas mais inteligentes para as lojas. Existem diversas estratégias que ajudam a reduzir o custo geral de venda especialmente para sites de venda, veja 5 dicas para driblar as turbulências da economia.

1- Integrar o estoque e a loja
Inicialmente preocupado com a organização do e-commerce, é preciso ter uma integração entre o estoque e a loja online. É preciso que não haja problemas de comunicação entre loja e estoque, pois isso é uma das principais fontes de problema e que, apesar de não ser algo diretamente ligado ao marketing digital, precisa estar resolvido.

2- Mensurar os resultados
Outra estratégia primordial para um e-commerce é o investimento em marketing online, e principalmente a mensuração do que cada canal traz de conversão, incluindo anúncios e redes sociais. Só assim a loja consegue saber onde tem mais retorno de investimento. Por fim, é preciso ter boas margens de preço: não adianta ter preços muito acima da concorrência, senão você não consegue superá-la.

3- Customizar o atendimento
Precisamos entender a diferença entre os grandes varejistas e os pequenos e-commerces. Ao meu ver, as lojas menores devem atender mais rapidamente e dar um atendimento customizado, com mensagens mais pessoais e mais cupons de desconto, por exemplo. Já os grandes varejistas devem ter estratégias mais amplas, que incluem analisar as categorias de produtos que vendem mais e as que vendem menos, de forma a ampliar o estoque do que dá mais resultado e solucionar problemas dos tipos de produto que vendem menos.

4- Teste os anúncios
É importante que a mensuração dos resultados seja feita por um profissional competente, pois anúncios no Facebook, por exemplo, podem ser medidos como venda direta pelo Google Analytics caso não haja uma marcação correta do anúncio. A loja precisa saber onde está seu público. É importante fazer campanhas em forma de teste nos vários canais de interesse, para que a mensuração avalie o que dá mais resultado. Um preço muito baixo pode deixar o consumidor desconfiado, por isso é preciso ter cuidado e manter um preço interessante.

5- Alinhar o marketing às outras estratégias
O marketing precisa estar alinhado com outras atribuições. Se uma empresa não consegue vender e passa por dificuldades, é possível que o produto não tenha um valor claro ou o preço não esteja acessível para o mercado. O marketing digital de performance não conserta isso diretamente, mas pode ajudar na tomada de decisão e mostrar ao lojista o que pode ser melhorado.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER