Acesso rápido

5 benefícios do conceito Cloud Logistics

por Wellington Cid Terça-feira, 21 de maio de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Prestando atenção na estrutura de uma empresa de e-commerce podemos ver diversas ramificações, setores, áreas, funções, atividades, assim como existem em outras empresas de segmentos distintos. O foco de um e-commerce é venda, é o comércio, é seu expertise. É por essa razão que ele existe. Cada um com o seu e propósito, erros e acertos.

De acordo com a 4ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, uma das principais dificuldades na rotina da gestão de um e-commerce é a logística. Se você não vende logística e para você logística também é um problema, será de grande valor conhecer as vantagens de como o conceito de Cloud Logistics.

O conceito pode ajudar a ter os melhores serviços de parceiros diferentes dentro de uma estrutura colaborativa para o seu negócio ficar completamente integrado com a logística. Dessa forma, a logística deixa de ser um problema e te ajuda a manter o foco no marketing e na venda dos seus produtos com sucesso.

O que é Cloud Logistics?

Cloud Logistics é uma nova geração de soluções de gerenciamento de transporte e logística na cadeia de supply chain, e abrange todo o processo logístico desde a aquisição das mercadorias até a entrega ao consumidor final.

Além de oferecer uma experiência ao usuário moderna e intuitiva para simplificar a comunicação, a visibilidade, o pagamento, a geração de relatórios e acompanhamento dos indicadores. O conceito simplifica a operação e beneficia empresas de qualquer porte, e inclui a experiência centrada do consumidor, tecnologia social para empresas e aplicativo móvel para motoristas. É logística integrada e conectada na nuvem.

Conheça os principais benefícios do Cloud Logistics

1. Programação, precificação e reserva de transporte em tempo real

Os horários de transporte e os preços são tão voláteis quanto imprevisíveis. Envios e ajustes feitos a todo momento podem aumentar os prazos de entrega ou reduzir o seu faturamento. Empresas que utilizam Cloud Logistics têm uma seleção de fretes otimizada com as melhores alternativas de envio disponíveis para realizar as suas entregas.

2. Estoque em tempo real e status de entrega com tecnologias de rastreio

Saber exatamente quais produtos estão disponíveis em estoque é um excelente exemplo de como o Cloud Logistics pode levar as vendas a um novo nível, com leitura e captura das informações das suas mercadorias armazenadas através do uso da tecnologia.

Com a sua empresa integrada ao conceito de Cloud Logistics, todas essas informações podem ser carregadas para o software de gestão de logística para manter o inventário atualizado em tempo real e o monitoramento dos envios em trânsito. Essa combinação está alcançando novos níveis de desempenho no gerenciamento de estoques e rastreamento de pedidos.

3. Visibilidade global da cadeia logística multimodal

A visibilidade global significa que todas as partes interligadas á sua empresa, desde fornecedores, parceiros, operadores e clientes, podem ter acesso à mesma visão de cada etapa da sua cadeia de suprimentos.

Cloud Logistics pode dar mais detalhes do que pode ser visto em seus fluxos logísticos a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo, com acompanhamento e rastreamento, sendo possível consolidar e avaliar eventos e se manter informado sobre as operações do dia a dia ou para decisões estratégicas.

4. Automatização e sincronização

Com Cloud Logistics, tudo acontece online. Suas solicitações podem ser enviadas em grande escala para realizar muitos pedidos e podem ser gerenciados de modo programado e automático. Por exemplo, você pode enviar uma única solicitação de envio com dezenas (até centenas) de clientes e acompanhar o processo de preparação e envio online.

5. Desenvolver sua própria rede de cadeia de suprimentos

Com Cloud Logistics, é possível o desenvolvimento da sua própria rede de cadeia de suprimentos por meio da colaboração. Isso é implementado por meio de comunidades, que concedem acesso aos clientes e aos parceiros, e seus respectivos clientes, a cotação, atendimento de pedidos, transferência de documentos, entre outras atividades. Essas interações e interatividades colaborativas resultam em uma cadeia de suprimentos com benefícios claros em eficiência, produtividade e atendimento ao cliente.

Se você se integrar a um fornecedor de logística que utiliza o conceito de Cloud Logistics, investirá menos em infraestrutura física e, com certeza, poderá investir mais em marketing para gerar mais vendas. Inclusive vai poder usar a logística como estratégia de marketing.

Lembre-se que logística sempre teve uma relação muito estreita com o marketing, tanto que está dentro de um dos “P” do Mix de Marketing, criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Portanto, fazer o investimento certo e preciso em logística pode render ótimos frutos para o seu negócio.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.