5 benefícios do conceito Cloud Logistics

por Wellington Cid Terça-feira, 21 de Maio de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Prestando atenção na estrutura de uma empresa de e-commerce podemos ver diversas ramificações, setores, áreas, funções, atividades, assim como existem em outras empresas de segmentos distintos. O foco de um e-commerce é venda, é o comércio, é seu expertise. É por essa razão que ele existe. Cada um com o seu e propósito, erros e acertos.

De acordo com a 4ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, uma das principais dificuldades na rotina da gestão de um e-commerce é a logística. Se você não vende logística e para você logística também é um problema, será de grande valor conhecer as vantagens de como o conceito de Cloud Logistics.

O conceito pode ajudar a ter os melhores serviços de parceiros diferentes dentro de uma estrutura colaborativa para o seu negócio ficar completamente integrado com a logística. Dessa forma, a logística deixa de ser um problema e te ajuda a manter o foco no marketing e na venda dos seus produtos com sucesso.

O que é Cloud Logistics?

Cloud Logistics é uma nova geração de soluções de gerenciamento de transporte e logística na cadeia de supply chain, e abrange todo o processo logístico desde a aquisição das mercadorias até a entrega ao consumidor final.

Além de oferecer uma experiência ao usuário moderna e intuitiva para simplificar a comunicação, a visibilidade, o pagamento, a geração de relatórios e acompanhamento dos indicadores. O conceito simplifica a operação e beneficia empresas de qualquer porte, e inclui a experiência centrada do consumidor, tecnologia social para empresas e aplicativo móvel para motoristas. É logística integrada e conectada na nuvem.

Conheça os principais benefícios do Cloud Logistics

1. Programação, precificação e reserva de transporte em tempo real

Os horários de transporte e os preços são tão voláteis quanto imprevisíveis. Envios e ajustes feitos a todo momento podem aumentar os prazos de entrega ou reduzir o seu faturamento. Empresas que utilizam Cloud Logistics têm uma seleção de fretes otimizada com as melhores alternativas de envio disponíveis para realizar as suas entregas.

2. Estoque em tempo real e status de entrega com tecnologias de rastreio

Saber exatamente quais produtos estão disponíveis em estoque é um excelente exemplo de como o Cloud Logistics pode levar as vendas a um novo nível, com leitura e captura das informações das suas mercadorias armazenadas através do uso da tecnologia.

Com a sua empresa integrada ao conceito de Cloud Logistics, todas essas informações podem ser carregadas para o software de gestão de logística para manter o inventário atualizado em tempo real e o monitoramento dos envios em trânsito. Essa combinação está alcançando novos níveis de desempenho no gerenciamento de estoques e rastreamento de pedidos.

3. Visibilidade global da cadeia logística multimodal

A visibilidade global significa que todas as partes interligadas á sua empresa, desde fornecedores, parceiros, operadores e clientes, podem ter acesso à mesma visão de cada etapa da sua cadeia de suprimentos.

Cloud Logistics pode dar mais detalhes do que pode ser visto em seus fluxos logísticos a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo, com acompanhamento e rastreamento, sendo possível consolidar e avaliar eventos e se manter informado sobre as operações do dia a dia ou para decisões estratégicas.

4. Automatização e sincronização

Com Cloud Logistics, tudo acontece online. Suas solicitações podem ser enviadas em grande escala para realizar muitos pedidos e podem ser gerenciados de modo programado e automático. Por exemplo, você pode enviar uma única solicitação de envio com dezenas (até centenas) de clientes e acompanhar o processo de preparação e envio online.

5. Desenvolver sua própria rede de cadeia de suprimentos

Com Cloud Logistics, é possível o desenvolvimento da sua própria rede de cadeia de suprimentos por meio da colaboração. Isso é implementado por meio de comunidades, que concedem acesso aos clientes e aos parceiros, e seus respectivos clientes, a cotação, atendimento de pedidos, transferência de documentos, entre outras atividades. Essas interações e interatividades colaborativas resultam em uma cadeia de suprimentos com benefícios claros em eficiência, produtividade e atendimento ao cliente.

Se você se integrar a um fornecedor de logística que utiliza o conceito de Cloud Logistics, investirá menos em infraestrutura física e, com certeza, poderá investir mais em marketing para gerar mais vendas. Inclusive vai poder usar a logística como estratégia de marketing.

Lembre-se que logística sempre teve uma relação muito estreita com o marketing, tanto que está dentro de um dos “P” do Mix de Marketing, criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Portanto, fazer o investimento certo e preciso em logística pode render ótimos frutos para o seu negócio.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.