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5 atitudes positivas que alavancam as vendas no Natal

por João Paulo Arraes Sexta-feira, 16 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Neste segundo semestre de 2018, o Natal é uma das datas mais esperadas pelos lojistas virtuais, logo após a Black Friday, que acontece em novembro e o Dia do Cliente, que foi em setembro. Para os vendedores, as comemorações natalinas abrem as portas para o aumento das vendas e a possível fidelização dos consumidores.

No entanto, o empreendimento deve estar preparado para atender as demandas que chegam com a data. Quanto mais cedo for realizado um bom planejamento de campanha, mais chances de conquistar resultados positivos o e-commerce apresenta.

Diante dessa questão, confira nesse texto 5 atitudes positivas e necessárias para você aplicar em seu e-commerce durante esse período, organizar o seu empreendimento e garantir mais vendas finalizadas. Vamos lá?

1- Faça um relatório dos produtos que mais venderam nos últimos meses e compare com os que mais venderam no Natal anterior

Entender o que os consumidores mais têm comprado e o que fez sucesso no seu e-commerce no Natal do ano anterior, é uma boa estratégia capaz de estimular o aumento das vendas. Para resgatar tais informações, faça uma pesquisa nos dados históricos do seu e-commerce. A partir daí, você terá conhecimento do que os consumidores mais desejam e oferecerá os produtos certos para atender a todas as necessidades.

Aliada a essa atitude, busque também as palavras-chave mais pesquisadas nos buscadores para compreender como é feita a busca dos seus produtos. Utilizando ferramentas para essa finalidade, como o Google Keyword Planner (que necessita de conta no Google Analytics) e o Google Trends, é possível identificar as pesquisas de seus possíveis consumidores e também o volume de buscas, para assim, fazer uma listagem dos termos mais convenientes.

Com isso, você conseguirá ter uma visão mais clara de quais produtos têm agradado os seus consumidores e como trabalhá-los no seu e-commerce. Aqui, o planejamento de ações para a data comemorativa torna-se mais fácil e eficiente.

2- É hora de realizar um bom planejamento de campanha

Um bom planejamento organiza as ações de um e-commerce, permite que a campanha aconteça com antecedência e te deixa preparado para possíveis imprevistos. Várias são as questões que precisam constar em seu planejamento. Entre elas estão:

  • Quais promoções serão realizadas (combo de desconto, frete grátis, desconto por categoria etc)?;
  • Haverá a oferta de brindes junto com a compra?
  • Quais serão os produtos que irão entrar na promoção (não se esqueça da primeira dica)?;
  • Os produtos com desconto possuem estoque suficiente?
  • Como serão as formas de pagamento?
  • A formas de entrega estão funcionamento bem e irão entregar os produtos no prazo estipulado para o consumidor?
  • Como funcionará as políticas de troca ou devolução?
  • O e-commerce está com boa navegabilidade?
  • O checkout está funcionando bem? Isso é essencial para evitar o abandono de carrinho;
  • As fotografias estão chamativas e de qualidade?
  • A descrições dos produtos estão completas?
  • Quais estratégias de marketing utilizará para a divulgação da campanha?

Definindo todos esses processos, você terá bem desenhado todas as ações realizadas e estará preparado para aumentar as vendas e atender os consumidores.

3- Gere uma urgência para as promoções destinadas à data

Os gatilhos mentais são frases impactantes que despertam o lado emocional da pessoa. Utilizando de argumentação persuasiva, ajudam na tomada de decisão do consumidor e funcionam muito bem quando o assunto é vendas. Dois gatilhos mentais muito eficientes para serem aplicados em sua campanha de Natal, é o da urgência e escassez.

Como isso funcionaria? Bom, no gatilho da urgência, você pode trabalhar com frases relacionadas ao tempo da promoção, estimulando o consumidor a comprar devido ao prazo limite. Pode ser utilizada as seguintes frases, por exemplo:

“Essa é a sua última chance”;

“Últimas horas de desconto”;

“Somente nesta semana!”.

Quando o assunto é o gatilho da escassez, a ideia é apostar em frases que mostram que a quantidade do produto em promoção é pequena e a pessoa precisa agilizar para garantir a sua compra. As seguintes frases funcionam muito bem:

“Última unidade em estoque”.

“Frete grátis limitado para os 20 primeiros compradores”;

“Quantidade limitada”.

Para aplicar esses gatilhos de urgência, você pode utilizar banners chamativos e também cronômetros para contagem do tempo.

4- Disponibilize um atendimento rápido e educado

O seu cliente não gosta de esperar. Com a correria do dia a dia, qualquer dúvida ou problema deve ser resolvido com agilidade, caso contrário, a chance de insatisfação com a empresa é grande. Para isso, oferecer um atendimento rápido e educado é a solução ideal para evitar qualquer transtorno tanto em campanhas promocionais, como o ano todo.

O atendimento oferecido no e-commerce durante promoções em datas comemorativas deve ser ainda mais eficiente. Afinal, o fluxo aumenta e a procura pelo suporte pode crescer consideravelmente. Estar preparado para essa situação evita grandes dores de cabeça.

Para o suporte do seu e-commerce, considere: oferecer todos os possíveis canais de contato (e-mail, formulário, telefone, WhatsApp, chat online, chatbot); manter o cliente sempre informado; oferecer um atendimento humanizado; ser educado; estar sempre à disposição e realizar o pós-venda.

5- Aposte no remarketing e atraia novamente o consumidor que não fechou a compra

O remarketing é uma excelente estratégia que faz o consumidor lembrar da compra não finalizada e do seu e-commerce. É a partir dessa estratégia que ocorre a identificação de um usuário que selecionou um produto, foi até o carrinho, mas não finalizou o pedido.

Com os chamados anúncios de display, o remarketing atinge pessoas que já visitaram o seu e-commerce e seus produtos. É possível realizar essa estratégia em redes de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo. Além disso, o remarketing também é muito bem-vindo em e-mails e fluxos de automação. Aqui, é preciso lembrar o cliente e, se for necessário, oferecer algum benefício.

Dica! Criar uma página única para as promoções de Natal no seu e-commerce é uma atitude positiva, principalmente na hora de aplicar as tags que permitem a realização da estratégia do remarketing em outras mídias. Com isso, o consumidor identifica as mesmas promoções que já visitou e a mesma identidade, facilitando o reconhecimento.

E aí, gostou de todas as dicas desse texto? Está preparando o seu e-commerce para o Natal? Deixe a sua opinião nos comentários!

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