Logo E-Commerce Brasil

5 aprendizados para o seu e-commerce do filme “O Senhor Estagiário”

Por: Rhuan Willrich

Meu nome é Rhuan, sou CEO da Híbrido, um time incrível com mais de 120 pessoas e que cresce cada vez mais no mercado de ecommerce brasileiro (ah, estamos contratando!). Fui premiado em 2018 como Profissional do ano em E-commerce pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Meu compromisso diário é fazer com que lojas virtuais cresçam suas vendas online com resultado e sustentabilidade. Atuo também como palestrante e professor de marketing digital e e-commerce, disseminando boas práticas e provocando discussão acerca da construção de operações bem sucedidas utilizando ferramentas de marketing digital. Tenho um compromisso muito forte com o desenvolvimento de talentos no mercado digital, porque acredito que crescemos com um ecossistema forte e engajado.

O e-commerce é um mercado novo, que traz grandes desafios para quem trabalha nele. Saber de vendas, marketing, design, programação, logística – tudo isso é responsabilidade do gerente de e-commerce.

Somadas as dificuldades impostas dia a dia em tributos e impostos, o gerente de e-commerce brasileiro está precisando de uma dose de motivação para prosseguir no seu sonho e conquistar, cada vez mais, seu espaço no mercado.

Pensando nisso, sugerimos o filme “O Senhor Estagiário” (The Intern), para auxiliá-lo com essa dose extra de energia. Que melhor maneira de encontrar inspiração do que assistindo filmes?

O filme conta a história de Ben Whitaker, interpretado por Robert de Niro, um aposentado de 70 anos que busca algo que o ocupe e que possa compartilhar um pouco da sua experiência, que é contratado num programa de estágio sênior por Jules Ostin (papel de Anne Hathaway), CEO de um e-commerce de moda que vem crescendo muito rapidamente nos últimos meses, junto do perfil workaholic e descolado da sua gestora. Veja o trailer do filme aqui:

Separamos alguns aprendizados para que você possa assistir o filme e refletir. Confira abaixo:

#1: estar ocupado é diferente de ser efetivo

Jules trabalha muito, praticamente não come e/ou dorme direito. Porém, isso não se reflete em bons resultados ou processos bem montados.

A sua rotina de e-mails e reuniões acaba tomando todo o seu tempo e sua energia, que poderiam ser melhor aproveitadas gerindo o negócio de maneira saudável.

Portanto, não se esqueça: organize seu tempo para tornar-se cada vez mais produtivo e efetivo para a empresa. Seja delegando, negando atividades, ou concentrando no que é realmente fator de mudança no seu negócio.

#2: evolua e cresça sua equipe, mas não abandone o cuidado com o cliente

Mesmo com uma equipe de mais de 200 pessoas, Jules não abre mão de interagir com os clientes pelo atendimento. É lá que ela identificava os problemas operacionais e fazia correções no processo de expedição. Por mais que seu negócio cresça, não tire o olho da ponta que melhor importa para o seu negócio: o seu cliente.

#3: tenha seus indicadores na palma da mão

Jules sabia exatamente, com um mapa de vendas, quais os produtos mais vendidos e quais regiões melhor se interessavam pela venda.

Esse tipo de inteligência nos relatórios dará maior autonomia e velocidade para um gerente de e-commerce na tomada de decisão.

Busque essas ferramentas e indicadores para garantir que você não tenha surpresas, seja de disponibilidade do servidor, mídias que mais vendem, produtos mais vendidos entre outros.

Como citação em destaque, Ben reforça logo no início do filme: “The key is keep moving”.

#4: acorde cedo e deixe sua mesa limpa

Mantenha-se pronto para inovar e crescer o negócio. Para isso, você precisa concluir as atividades que ficaram no passado: não deixe que tarefas antigas e simples se alonguem mais do que deveriam. Se for necessário, acorde antes que todo mundo e garanta alguns minutos ou horas para deixar tudo em dia, e pronto para dar os próximos passos.

#5: persista e comemore suas conquistas

No filme, o sino é tocado no centro do escritório sempre que alguma conquista é atingida. Por exemplo, o número de curtidas em uma foto no Instagram batendo um marco.

Portanto, celebre você também. Comemore as conquistas importantes do seu negócio com quem lhe ajudou nisso, seja sua equipe ou seus amigos. A persistência da CEO também é destaque ao longo do filme, seguindo seu coração e dedicando-se ao seu negócio, dia após dia.

Citando Mark Twain, Ben diz: “Você nunca está errado em fazer a coisa certa.” E você? Teve algum outro aprendizado assistindo o filme que gostaria de compartilhar? Divida conosco nos comentários! 🙂