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Relatório personalizado: como mensurar resultados no Google Analytics

Por: Henrique Aren Troitinho

Henrique Troitinho é Profissional certificado pelo Google e a mais de 11 anos atua na área de e-commerce, focado em performance de links patrocinados, SEO, Analytics e Transformação Digital. Participou de projetos como KabuM!, Dpaschoal, Karcher, Santa Lolla, Nespresso, TNG, Vila Romana, Skelt entre muitos outros projetos de sucesso. Bacharel de Sistemas da Informação pela Faculdade Rio Branco, atualmente é o CEO da Score Media Marketing Digital.

O Google Analytics é uma ferramenta que possibilita a retirada de uma infinita combinação de dados, porém por ter poucos conhecimentos ou falta de tempo, muitas vezes deixamos de explorar 100% esta ferramenta.

Quando realizamos trabalhos de consultoria e gerenciamento de SEO e Gerenciamento de links patrocinados, precisamos de relatórios rápidos e precisos com informações para acompanhamento diário para o dia-a-dia da sua loja virtual, seu site institucional, entre outros.
Antes de desfrutar dos relatórios, tenha certeza de ter configurado as opções de moeda para a do seu país (no caso do Brasil R$). Para instalar o relatório, basta clicar nos links abaixo de cada um para que o Google analytics abra em seu navegador solicitando qual propriedade você deseja instalar, depois basta acessar os relatórios através da aba “Personalização”.

1. Relatório de Análise de Eficiência de conteúdo Analytics
Este relatório é de ninguém menos que o mestre do Google Analytics, Avinash Kaushik. Este relatório mostra, basicamente:
Quais são os tipos de conteúdo (texto, vídeos, fotos, etc) com melhor desempenho?
Qual o conteúdo que contém maior tráfego?
Qual o conteúdo é o mais interessante?
Link para o relatório

2. Relatório de Análise de palavras-chave Analytics
Se você estiver fazendo SEO, você quer ter certeza de que seus esforços de otimização estão funcionando como esperado. A palavra-chave correta está apontando para a página certa?

O primeiro guia deste relatório vai quebrar as coisas, colocando o título e palavras-chave de lado a lado. As quatro métricas que você vai ver são:
Visitantes
Objetivos Concluídos
Taxa de Conversão
Tempo de carregamento página

Usando os quatro indicadores acima, você poderá decidir se precisa fazer ajustes na sua campanha ou não.

A segunda aba, engajamento, irá dizer-lhe o quão eficaz é cada página, olhando para as seis seguintes métricas:
Visualizações
Páginas/Visita
Tempo Médio na página
Taxa de Rejeição
Porcentagem de saída
Taxa de Conversão

A terceira e última aba, a Receita, irá dizer-lhe quanto dinheiro uma palavra-chave está trazendo com base em três indicadores:
Receita
Valor por visita
Taxa de Conversão

Link para o relatório

3. Relatório de Links externos Analytics
Quais sites estão enviando-lhe o melhor tráfego? Não basta apenas ter visitas provenientes de um portal, mas é também válido analisar as conversões vindas de blogs, parcerias, post’s e etc.

Aqui estão as colunas que você verá com o relatório:
Fonte
Página de Entrada
Visitas
Objetivos Concluídos
Páginas/Visita
Taxa de Rejeição
Percentuais de novas visitas

Link para o relatório

4. Relatório PPC-chave Analytics
Se você está pagando para o tráfego de busca, você obviamente quer descobrir quais palavras-chave são de alto desempenho. Você pode então tomar esses dados e usá-lo para futuras campanhas de SEO. Lembrando que para tirar o máximo de proveito deste relatório, recomenda-se a integração do Google Adwords com o Google Analytics.
Aqui estão as métricas neste relatório:
Visitas
CPC
Objetivos Concluídos
Custo por conversão
Ao separar tudo, você será capaz de aprimorar mais certas palavras-chave que você precisa para lucrar mais.

Link para o relatório

5. Relatório Redes Sociais Analytics
Este relatório mostra como diferentes canais de mídias sociais estão funcionando para você. Esta é uma maneira simples de descobrir onde você deve considerar investir mais tempo no âmbito social.
O relatório de mídia social observa:
Visitas
Ações Sociais
Objetivos Concluídos
Meta Taxa de Conversão
Valor da meta

Link para o relatório

6. Relatório de Tráfego do e-commerce Analytics
Se você possui e-commerce, é importante separar seus diferentes canais de tráfego para ver qual funciona melhor. Por que o canal de um é melhor que o outro? Vale a pena investir mais em uma campanha que está tendendo à crescer? Seu investimento com publicidade paga é eficaz?
Este relatório responde a algumas das suas dúvidas, olhando para as seguintes métricas:
Visitas
Percentuais de novas visitas
Taxa de Rejeição
Páginas/Visita
Receita
Valor médio
Valor por visita

Link para o relatório

7. Relatório de navegador Analytics
Este relatório irá dizer como seu site performa em diferentes navegadores. Você vai ver imediatamente quais navegadores são os vencedores e quais os que podem ter problemas.
Por exemplo, se o Chrome e Firefox parecem estar indo bem, mas se o Internet Explorer tem extremamente altas taxas de rejeição, é interessante realizar alguns testes em diversas versões do IE.

Link para o relatório

8. Crescimento do tráfego orgânico Analytics
Este relatório é bem simples, ele serve apenas para filtrar seu tráfego apenas para o orgânico (vindo de buscas não pagas do Google), para que você possa usar em comparações de outros períodos e mensurar suas campanhas de SEO.

Link para o relatório

Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões na caixa de comentários abaixo que responderemos o quanto antes. Até a próxima!