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4 vantagens do e-mail marketing para e-commerce

O e-mail marketing é um recurso poderoso para sites de comércio eletrônico. Se bem trabalhada, uma estratégia de e-mail marketing pode construir a defesa da marca, conduzir compras e manter lojas virtuais na memória de seu público-alvo. Tudo isso com um custo relativamente baixo.

Há estatísticas que comprovam a eficiência do e-mail marketing para e-commerce:

  • Em estudo realizado pela Blue Kangaroo, 80% das pessoas entrevistadas disseram receber mensagens de marketing vindo de e-commerces em seus e-mails pessoais;
  • De acordo com a Direct Marketing Association, o e-mail marketing tem m ROI de cerca de 4.300%.

4 vantagens de uma campanha de e-mail marketing:

1 – Custos mais baixos que a mídia tradicional

Os investimentos em anúncios impressos ou de rádio e TV são imensamente mais altos do que as ações de marketing digital. Quando se trata do e-mail marketing, os custos são ainda menores. A maioria dos serviços cobra poucos centavos por clique, o que torna o investimento bem menor do que direcionar uma publicidade para um grande público sem saber exatamente se atingirá as pessoas certas.

2 – Conquista e fidelização de clientes

Um estudo feito pela PayPal revelou que em 2015 o comércio eletrônico brasileiro venderá 17% a mais que no ano passado, gerando uma receita de cerca de 81,3 bilhões de reais. Isso significa que há oportunidades para todos os empreendedores virtuais, especialmente para aqueles que melhor se comunicarem com seus clientes e prospects.

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento e, com isso, melhorar a presença da marca no imaginário de seu público. Quando enviadas numa periodicidade estratégica, as mensagens geram empatia, reforçam as especialidades da loja e geram necessidade de compra.

Para os clientes já conquistados, o e-mail marketing pode atuar como mantenedor do relacionamento, gerando admiração e marcando presença.

3 – Aumento do número de visitas no site

A fórmula é simples: quanto mais visita a loja virtual tiver, maiores serão as conversões, as vendas. Ao promover o envio de e-mails marketing, é possível instigar as pessoas a percorrerem as páginas para ver as ofertas e analisar preços.

Um e-mail marketing com boaaparência e conteúdo criativo e original é irresistível, não tem como não clicar.

4 – Mensuração de resultados de uma campanha

Uma boa ferramenta de e-mail marketing ajuda não só a fazer a segmentação dos clientes de acordo com fatores como idade, região, preferências, gênero etc, mas também acompanha toda a movimentação dos contatos dentro da loja.

A ferramenta mostra número de cliques, em quais produtos as pessoas estão mais interessadas, dentre outras estatísticas que permitem a mensuração dos resultados de uma campanha. Assim, é possível traçar planos de campanha mais assertivo e corrigir as ações enquanto elas estão acontecendo, sem deixar para ver os resultados apenas no final.

A espinha dorsal de uma campanha de e-mail marketing é uma ferramenta de automatização que garanta a entrega das mensagens à base de contatos cadastradas e trace estatísticas para mensuração dos resultados. Como toda a jornada de experiência do consumidor de um e-commerce é virtual, a forma com que se chega até a caixa de e-mail deve ser estratégica, oferecendo um conteúdo visualmente agradável e que inspire a tomada de decisão.

O envio de um endereço doméstico ou sem o auxílio de uma boa ferramenta aumentam as chances das mensagens serem interpretadas pelos filtros dos servidores como Spam (propaganda indesejada). Além disso, a automatização diminui o tempo de trabalho ao fazer a segmentação e garantir visibilidade.