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4 técnicas de Link Building para impulsionar o tráfego e vendas do seu E-commerce

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

O SEO ainda não é uma área tão conhecida no Brasil. Quando falamos sobre Link Building, isso é ainda mais evidente.

O que grande parte do mercado ainda não conhece, é que o Link Building é uma das estratégias mais importantes (senão a mais importante) para crescer os acessos orgânicos de um site e gerar mais vendas.

Todavia, muitos webmasters ainda não conhecem formas de como aplicar estratégias de aquisição de links que podem realmente trazer resultado.

Pensando nisso, preparei um post para mostrar as principais técnicas de link building de 2022, mostrando também como implementá-las da maneira correta.

Guest Post

Por mais que muitas pessoas ainda achem que não vale mais a pena, a verdade é que o guest post é uma técnica de link building que ainda funciona muito bem em 2022.

O guest post consiste em identificar sites que possuem relação com o nicho que você trabalha e, a partir daí, oferecer um conteúdo de valor em troca de links.

Em outras palavras, você entra em contato com um webmaster e oferece produzir um conteúdo para ele de forma “gratuita”, desde que ele insira um para o seu site.

Por exemplo, considerando que alguém possui um e-commerce que vende produtos para bebês, essa pessoa poderia entrar em contato com sites que falam sobre maternidade, dicas para mães etc.

Para fazer isso, uma boa ideia é digitar no google “blogs sobre maternidade”. O buscador irá trazer sites que listam os melhores blogs sobre maternidade da internet.

A partir daí, basta entrar em cada um dos blogs, pegar o contato do(a) dono do website e sugerir uma pauta para o blog em troca de um artigo.

Vale ressaltar que para fazer um bom guest post, sem que haja riscos, existem algumas boas práticas, como:

  • Conteúdo com no mínimo 800 palavras;
  • Adicione um link para um site externo logo no início do post, que complementa as informações que estão sendo abordadas. Um bom exemplo desses sites são o wikipedia, sites do google, sites do governo, entre outros;
  • Busque adicionar apenas 1 link para o seu site, de preferência no final do conteúdo;
  • Adicione imagens para deixar o conteúdo ainda mais rico e “natural”;
  • Não publique em qualquer site. Pense em sites que realmente podem ter uma relação com o seu e-commerce, para que sejam pensadas e elaboradas pautas que façam sentido.

Skyscraper technique

A técnica de Skyscraper é muito provavelmente uma das melhores estratégias de Link Building atualmente.

O grande benefício dessa técnica em relação ao guest post, é que ela é totalmente escalável. Ou seja, no guest post para você conseguir 100 links para o seu site, vai ser preciso produzir 100 conteúdos diferentes.

Sendo assim, é algo que além de dar muito trabalho, vai acabar gerando mais gastos. Pois, geralmente, os webmasters costumam contratar redatores web para fazer esse trabalho.

Com uma boa técnica de Skyscraper, com apenas um artigo é possível conseguir todos esses 100 links de diferentes domínios. Na realidade, não há um limite de links. Por isso, é uma ótima forma de escalar sua estratégia de link building e fugir dos guest posts.

Para fazer uma ótima estratégia de Skyscraper, é necessário:

  • Identificar uma palavra-chave principal;
  • Digitar ela no Google e identificar todos os sites que aparecem nas 20 primeiras posições para essa busca;
  • Analisar cada uma das URLs dos concorrentes em ferramentas como Ahrefs ou SEMrush e a partir daí, identificar quais domínios estão linkando para esse conteúdo;
  • Agora, vem talvez a parte mais difícil. A missão agora é fazer um conteúdo melhor, como por exemplo: criando vídeos, criando infográficos, colocando mais conteúdo rico e exclusivo etc.;
  • Após a criação de um conteúdo melhor, você pode pegar os domínios que já linkam para seu concorrente e entrar em contato com os webmasters dizendo que o seu conteúdo está mais completo e portanto, mais relevante para a audincia deles.

Digital PR / Assessoria de Imprensa Digital

O Digital PR é para muitos profissionais da área, a evolução e consequentemente, o futuro do Link Building.

No Digital PR, são abordadas técnicas de relações públicas, jornalismo e marketing com um único objetivo no final: gerar mais exposição à marca ou a pessoa e conseguir links para o site.

Especialmente porque nos dias de hoje, trabalhar estratégias de Relações Públicas (PR) apenas com o intuito de ser mencionado em um grande site já não é mais suficiente.

É preciso utilizar essa técnica aliada com outras estratégias de marketing digital, nesse caso, de SEO.

Para utilizar bem o Digital PR, normalmente é necessário ter uma formação em faculdades de comunicação, como Relações Públicas ou Jornalismo.

Por esse motivo, muitos donos de e-commerce preferem contratar agências ou profissionais para implementar essas estratégias.

De qualquer maneira, hoje já existem muitos cursos de assessoria de imprensa que são focados exclusivamente para o mercado digital.

Se por exemplo, você possui uma loja virtual que vende não só os seus produtos, mas também produtos de terceiros, atuando como um afiliado digital, por exemplo, é uma ótima forma de melhorar o posicionamento das suas páginas de review de produtos e conseguir mais vendas.

Técnica de menção da marca

A técnica de menção à marca é bem simples de entender, mas muitos donos de site não implementam e acabam perdendo uma ótima forma de ganhar links.

A estratégia consiste em buscar sites que mencionaram sua marca pela web, mas que por algum motivo, não inseriram um link apontando para o seu site.

Essa é uma ótima forma de conseguir links, pois se o webmaster já mencionou a marca, há grandes chances também dele inserir um link para sua home page, por exemplo.

Para aplicar essa técnica, você pode entrar no Google e digitar o seguinte comando:

intext: ecommercebrasil

Pronto, agora basta deixar com o buscador. O Google irá então trazer todos os sites na web que mencionaram a marca do ecommercebrasil em algum momento.

A partir daí, basta entrar nesses sites, pegar o contato e pedir para inserir um link.

Conclusão

No mundo digital, é essencial que sites institucionais, locais e lojas virtuais trabalhem estratégias de link building da forma correta.

Pois, assim como os links trazem muitos benefícios para aumento de tráfego orgânico e vendas, pode também ser muito prejudicial se feito da forma errada.

Sendo assim, agora você já sabe como construir boas estratégias de links que fujam das punições dadas pelo algoritmo do Google.