Acesso rápido

4 processos que todo gestor de e-commerce deve conhecer

por Wesley Dias Terça-feira, 02 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Existem quatro processos importantes que precisam ser realizados em um e-commerce para que este consiga atrair mais visitantes, transformar visitantes em clientes e fazer com que os clientes atuais se tornem compradores recorrentes.

Os processos são: medir, entender, controlar e aprimorar. Neste texto, você vai descobrir como cada um deles contribui para o desenvolvimento sustentável de uma loja virtual.

1 – Medir

Não é possível gerenciar aquilo que não se mede. Embora muitos concordem com essa afirmação, poucos realmente criam métricas significativas para as vendas online.

Imagine que você está dirigindo um carro a noite em uma estrada deserta. O painel do veículo está quebrado e você não consegue saber a que velocidade está o carro, muito menos se tem combustível para continuar a viagem.

Essa é a realidade de muitas lojas virtuais. O empreendedor observa alguns resultados de pesquisas, fica animado, assiste a alguns vídeos no YouTube e acredita que vender pela internet é simples e fácil.

Assim, ele cria uma loja virtual e dependendo do produto e do nicho as vendas começam a acontecer.

Mas, como não houve um planejamento, os processos vão se acumulando e só mais tarde ele descobre que não deveria ter tomado certas decisões.

Para evitar esse tipo de situação, você deve criar métricas para todo o processo online: aquisição de clientes, engajamento na loja virtual, conversão de vendas e taxa de recompra.

É medindo a situação atual que se conquista grandes resultados.

2 – Entender

De acordo como dicionário, entender significa apreender, perceber algo valendo-se da inteligência. Significa também compreender, assimilar o propósito de alguma coisa. Agora, as métricas que você criou no primeiro passo precisam gerar informação, bem como conhecimento.

Mas, conhecimento apenas não resolve. É preciso aplicar esse conhecimento no dia a dia. Só assim o processo de aprendizagem transforma a teoria na prática.

Entender é o processo que acontece depois de medir os resultados. Agora, será possível tomar decisões com melhores (e maiores) possibilidades de acerto.

Em um e-commerce isso se traduz, por exemplo, na decisão pelo melhor canal de divulgação. Ou ainda, no próximo produto a ser lançado para os clientes. Entender também te ajuda a escolher melhor seus fornecedores, pois agora você já sabe os produtos que geram mais lucro na loja virtual.

Só é possível entender aquilo que você conhece. Por isso é importante medir primeiro.

3 – Controlar

Controlar é saber dizer sim, mas também saber quando dizer não. Depois de medir e entender, o próximo passo para um e-commerce de sucesso é estabelecer métodos de controle.

Neste aspecto é importante analisar o tripé do e-commerce: Comercial, Tecnologia e Logística.

Para controlar os processos de um e-commerce é preciso entender primeiro a estratégia comercial da empresa.

Você sabe quando fazer uma promoção? Sabe se tem estoque para participar da Black Friday? E quanto aos preços do seu concorrente, você pode disputar com ele?

Essas e outras perguntas fazem parte do cotidiano de um gestor de e-commerce. Medindo e entendendo suas estratégias você conseguirá assumir o controle.

Em relação à tecnologia, ter o controle dos sistemas rodando em sua loja virtual fará toda a diferença. Controlar a tecnologia neste aspecto é identificar gargalos na operação. E, assim, poder executar o passo seguinte, que é aprimorar.

4 – Aprimorar

Esse processo pode ser entendido de forma simples por meio do PDCA (do inglês Plan / Do / Check / Act ou Adjust). PDCA é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.

Dessa forma, as ações dentro do processo de aprimoramento podem ser entendidas por estes quatro pontos:

  • Planejar o trabalho a ser realizado: após a identificação de um problema, criar um plano de ação para descoberta das causas principais;
  • Realizar o trabalho planejado: executar o plano de ação conforme os padrões estabelecidos;
  • Avaliar o que foi feito: verificar a diferença entre o realizado e o que foi planejado;
  • Corrigir a diferença identificada ou padronizar em caso de sucesso: implementar ações corretivas sobre os processos e planejamento.

Aprimorar, portanto, só é possível quando você tem o hábito de medir a operação do seu e-commerce. Mas não apenas isso: é importante ainda entender e controlar toda essa dinâmica, para que enfim as melhorias sejam aplicadas.

A verdade é que, para a maioria das lojas virtuais, esse processo não é simples e exige muito estudo e dedicação.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.