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4 motivos para usar SEO e CPC a favor do seu e-commerce

por Leandro Dettenborn Segunda-feira, 20 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

“Utilize os canais de forma que cada um complemente o outro”. Essa é a frase que inicio muitas reuniões de alinhamento estratégico: é uma forma de pensar cada canal como uma origem capaz de fortalecer a estratégia de aquisição de clientes. É uma forma de tornar mais fluida a jornada do consumidor.

No caso de busca paga e busca orgânica a complementaridade é imensa, pois estamos falando de um comportamento de usuário muito semelhante: o usuário que está buscando por alguma solução, está essencialmente demonstrando seu interesse nesta solução.

Mesmo assim, ainda é muito comum ouvir no segmento de e-commerce frases como essas abaixo:

• Já apareço organicamente para essa busca, por que ter um anúncio pago por ela?
• O Adwords está “roubando” a receita de SEO;
• Adwords dá muito mais resultado que SEO;
• CPC é sempre superior em volume de entrega;

Esse tipo de visão pode afetar o crescimento do seu negócio, principalmente se for e-commerce, pois estamos falando de usuários que estão ativamente buscando pelo produto ou serviço que você oferece.

Considerando que você provavelmente quer garantir que a sua solução, e não a da concorrência, vai ser apresentada para esse usuário, separei 4 motivos para pensar sua estratégia de Busca Paga e de SEO de forma complementar:

1 – Maior competitividade

O bônus de exibir resultados orgânicos e anúncios pagos para a mesma busca é simples: você está exibindo mais informações sobre o seu e-commerce na página de resultados do Google.

Com dois “anúncios” sendo exibidos ao mesmo tempo, a sua chance de conseguir o clique é muito maior. Mais precisamente, e conforme pesquisa da MOZ , sua chance de conseguir o clique é 7 pontos percentuais superior:

Sobre esses resultados:

Quando exibidos ao mesmo tempo, a CTR de ambos os resultados (pago e orgânico) passa de 19% para 26%, enquanto que apenas de anúncios pagos passa de 19% para 20%.

Ou seja, quando você imprime tanto no orgânico quanto no pago, seus resultados orgânicos são mais clicados que os pagos, o que pode representar uma economia gigantesca na sua estratégia de CPC.

É como anunciar no jornal, e ao invés de um anúncio de meia página, você está com um anúncio de página inteira, mas com custo muito menor.

2 – Mais inteligência de dados para o seu e-commerce

As ferramentas de análise para SEO, como o gratuito Google Search Console por exemplo, entregam dados ricos sobre as consultas dos usuários e aliado ao Google Analytics e Google Adwords entrega ainda mais dados para pensar ou repensar a estratégia do seu e-commerce.

No meio de muitas outras, são ferramentas que basicamente vão fornecer informações sobre os interesses e desejos do seu público.

Já pensou em utilizar essas informações para auxiliar na tomada de decisão sobre um novo produto ou campanha no seu e-commerce?

3 – Lidando com o volume de dados

Porém, são muitos dados e uma boa análise leva tempo que muitas vezes Coordenadores e Gerentes de E-commerce não tem.

Por isso, separei abaixo algumas perguntas iniciais que você pode responder para começar a entender esses resultados, mas é importante salientar que muitas vezes é preciso que essa avaliação seja feita por um profissional especializado em SEM.

Em Google Adwords:
Quais produtos são mais pesquisados?
Quais anúncios são mais clicados?
Quais os argumentos nesses anúncios?

Em SEO:
Quais as palavras com maior tráfego?
Quais as páginas com mais pageviews?
Quais produtos mais vendidos por orgânico?

Se você já tem conhecimento em SEM, tente também entender e cruzar outras métricas que importam, como bounces, carregamento, parcela de impressões e outras.

4 – Maior economia no seu orçamento de marketing

E se eu disser que você pode utilizar o Google Adwords para economizar quando for investir (tempo e dinheiro) na sua estratégia de SEO?

A busca paga, com uma boa estratégia, tem a capacidade de entregar rapidamente um grande volume de dados. Já a busca orgânica, mesmo com uma ótima estratégia, geralmente leva mais tempo para entregar um resultado expressivo. Agora, como você usa isso a seu favor?

Simples: não inicie sua estratégia de SEO sem ter dados relevantes para norteá-la. Recomendo que comece entendendo os resultados que as principais palavras-chave trazem na busca paga.

Por exemplo, entenda quais palavras em suas campanhas de Google Adwords trazem maior volume de tráfego, quais palavras tem o CPC mais elevado e, principalmente, quais trazem o maior ROI.

Depois disso, faça o mapeamento de quais palavras faz sentido priorizar em sua estratégia de SEO. Foque seus esforços onde a probabilidade de ter um melhor retorno é maior.

Agora que você tem 4 bons motivos para pensar sua estratégia de cobertura de busca, que tal comentar como foram seus testes e descobertas até aqui?

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